Física na PUC GOIÁS
- 39 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 14,00

Muito boa
(5)
Como é o curso de Física na PUC GOIÁS?
A Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos, buscando compreender as leis que regem o comportamento da matéria e da energia no tempo e no espaço.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da Natureza
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Língua Portuguesa I
Fundamentos De Matemática I
Geometria Analítica E Cálculo Vetorial
Sociedade Cultura E Educação
Como é a faculdade PUC GOIÁS
Avaliação dos Alunos
Muito boa
5 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 15.000 alunos matriculados
- mais de 1.160 docentes
- 56 cursos de graduação
- 4 unidades no estado de Goiás
Dúvidas mais frequentes
Com 60 anos de história, a PUC Goiás foi uma das instituições pioneiras no ensino superior na região Centro-Oeste do país. Suas atividades de extensão, para formar melhor os alunos e para aproximar a universidade da sociedade, envolvem atendimentos clínicos, cursos de idiomas e parcerias com empresas.
- Quais são os cursos de graduação da Puc Goiás?
Administração, Agronomia, Arqueologia, Arquitetura e Urbanismo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Artificial, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Aeronáuticas, Ciências Biológicas,Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia, Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Filosofia e outros 29 cursos de graduação.
O curso de Física combina teoria e prática de forma integrada. A metodologia é centrada no desenvolvimento do pensamento crítico e na resolução de problemas, com ênfase na experimentação e na aplicação dos conceitos teóricos, complementadas por atividades práticas em laboratório.
Ao decorrer do percurso acadêmico, os estudantes são introduzidos às técnicas experimentais e ao uso de softwares de simulação, ferramentas empregadas para a investigação científica moderna. A interdisciplinaridade também é um aspecto enfatizado, com disciplinas que versam sobre a matemática, a química e a computação.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a faculdade de Física é subdividida em um núcleo comum e módulos especializados, divididos em cinco setores:
- Física Geral (conteúdos do Ensino Médio, teoria de tópicos fundamentais e práticas de laboratório);
- Matemática (cálculo diferencial e integral, geometria analítica, álgebra linear, equações diferenciais, probabilidade, estatística e computação);
- Física Clássica (conceitos de mecânica clássica, eletromagnetismo e termodinâmica);
- Física Moderna e Contemporânea (mecânica quântica, física estatística, relatividade e aplicações – práticas laboratoriais);
- Disciplinas Complementares (Outras Ciências Naturais e Humanas).
Quais tipos de Física existem?
Existem vários tipos de física que se concentram em diferentes aspectos e escalas do universo. Alguns dos principais tipos de física incluem:
- Física Clássica: Engloba a mecânica newtoniana, o estudo do movimento e das leis do movimento de corpos macroscópicos.
- Física Moderna: Inclui a teoria da relatividade de Einstein e a física quântica, que descreve o comportamento das partículas subatômicas e os fenômenos em escalas muito pequenas.
- Física Atômica e Molecular: Estuda a estrutura e o comportamento dos átomos e moléculas.
- Física Nuclear: Concentra-se no estudo dos núcleos atômicos, reações nucleares e aplicações da energia nuclear.
- Física de Partículas: Investigação das partículas fundamentais e suas interações, explorando as estruturas mais elementares da matéria.
- Física Estatística e Termodinâmica: Estudo de sistemas físicos com muitas partículas, analisando suas propriedades macroscópicas como temperatura e pressão.
- Física Computacional: Utilização de métodos computacionais para resolver problemas físicos complexos e modelar fenômenos naturais.
- Física Aplicada: Aplicação dos princípios da física em tecnologias e engenharia, como na eletrônica, óptica, materiais, entre outros.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional grátis da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Veja também: Todas as informações sobre o curso de Engenharia Física no site da Quero Bolsa.
A Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos, buscando compreender as leis que regem o comportamento da matéria e da energia no tempo e no espaço.
Baseando-se em teorias, observação e experimentação, investiga desde as menores partículas subatômicas até a vastidão do universo, abordando temas como movimento, forças, eletricidade, magnetismo, termodinâmica, óptica e relatividade.
Entre suas áreas mais importantes estão a Mecânica, que analisa os movimentos dos corpos; a Termologia, responsável pelo estudo dos fenômenos relacionados à temperatura e ao calor; e Eletricidade e Magnetismo, que investigam os fenômenos elétricos e magnéticos.
As descobertas da Física são classificadas em diferentes períodos. A Física Clássica engloba teorias como a mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo.
Já a Física Moderna introduz conceitos como a Mecânica Quântica, a Teoria da Relatividade e avanços da física experimental.
Através de modelos matemáticos e experimentação, a Física explica fenômenos do cotidiano e fundamenta diversas tecnologias, sendo essencial para áreas como engenharia, medicina, computação e astronomia.