Prótese Dentária na Faculdade de Tietê
- Bolsas a partir de R$ 239,20
Como é o curso de Prótese Dentária na Faculdade de Tietê?
O curso de Prótese Dentária é uma formação técnica que qualifica profissionais para confeccionar próteses que substituem dentes danificados. O objetivo do programa é promover a saúde bucal e a recuperação da autoestima dos pacientes.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da Saúde
Duração: Até 2 anos
Como é a faculdade Faculdade de Tietê
Resumo da faculdade
- mais de 440 alunos matriculados
- mais de 30 docentes
- 79 cursos de graduação
- 2 unidades no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnico, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso técnico em Prótese Dentária adota uma carga horária mínima de 1200 horas e pode ser realizado em até um ano e meio, dependendo do plano de curso. Seu objetivo é preparar o estudante para a carreira como Técnico em Prótese Dentária, e pode incluir estágio supervisionado obrigatório.
O programa é oferecido em diferentes modelos técnicos, como subsequente, concomitante ou integrado ao ensino médio. Dessa forma, alunos que ainda estão completando a educação básica podem conciliar os estudos regulares com o curso, assim como profissionais já formados que desejam impulsionar a carreira.
O MEC atribui, à formação, o objetivo de qualificar os integrantes para:
Confeccionar e reparar próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, aparelhos ortopédicos e dispositivos protéticos bucais;
Gerenciar laboratórios de prótese dentária;
Prestar suporte técnico ao cirurgião-dentista na fase laboratorial do processo de reabilitação oral.
O curso de Prótese Dentária é uma formação técnica que qualifica profissionais para confeccionar próteses que substituem dentes danificados. O objetivo do programa é promover a saúde bucal e a recuperação da autoestima dos pacientes.
Durante o percurso técnico, o estudante aprende sobre os materiais mais adequados para a preparação de próteses, tanto fixas quanto removíveis. Também aprendem a prestar suporte ao cirurgião-dentista, além de desenvolver habilidades para gerenciar laboratórios de prótese dentária.
Além dos componentes aplicados, a formação inclui tópicos de políticas públicas de saúde, princípios técnicos de reabilitação oral e aspectos éticos do cuidado. O curso possui suporte para modalidades presencial e a distância (EaD) e pode incluir estágio supervisionado.
Após a conclusão do programa, os egressos podem atuar em laboratórios odontológicos, clínicas e consultórios ou como profissionais autônomos. Há também a possibilidade de continuar os estudos em especializações técnicas ou graduação em Odontologia.