Automação Industrial na FIRJAN SENAI RJ
- 44 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 41,65
Como é o curso de Automação Industrial na FIRJAN SENAI RJ?
Automação Industrial refere-se ao uso de tecnologias e sistemas automáticos, como robôs e softwares, para controlar e monitorar processos industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana. Isso melhora a eficiência na produção, e potencializa resultados.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: Em média, três anos
O que você vai aprender?
Análise Das Variações
Bases Físicas Para Engenharia
Bases Matemáticas Para Engenharia
Eletricidade Aplicada A Automação
Como é a faculdade FIRJAN SENAI RJ
Resumo da faculdade
- mais de 70 cursos
- 24 unidades no estado de Rio de Janeiro
Dúvidas mais frequentes
A Firjan SENAI destaca-se por sua infraestrutura moderna, que inclui laboratórios e oficinas dedicados a simular ambientes reais de trabalho. A instituição conta, ainda, com instrutores qualificados, que asseguram a qualidade do ensino oferecido. Além disso, a Firjan dispõe de escolas móveis e kits didáticos móveis, ampliando o alcance de seus cursos para regiões mais distantes e para empresas.
Outro diferencial é a integração com a indústria por meio de projetos como o Projeto Integrador Firjan SENAI + Empresas, que possibilitam a proposição de soluções dedicadas a empresas reais. A instituição também participa de competições nacionais e internacionais, como a Olimpíada do Conhecimento, incentivando o desenvolvimento de habilidades e o reconhecimento dos alunos.
No âmbito de empregabilidade, a Firjan SENAI oferece o Banco de Talentos, uma plataforma que conecta alunos formados com empresas em busca de profissionais qualificados, facilitando a inserção no mercado de trabalho.
A faculdade de Automação Industrial mescla disciplinas generalistas (Matemática, Física, Eletroeletrônica e Informática) e específicas (Robótica, Instalação de Sistemas e Comunicação de Dados). Os conteúdos são complementados por atividades práticas em laboratórios de automação e robótica, onde os estudantes têm a oportunidade de trabalhar com equipamentos e softwares utilizados na indústria.
O curso oferece a base para a compreensão das tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT) e a Indústria 4.0, preparando os alunos para enfrentar os desafios da modernização industrial.
A duração média da graduação em Automação Industrial é de dois anos e meio a três anos, período em que o aluno pode desenvolver seus estudos nas modalidades presencial e a distância.
Automação Industrial refere-se ao uso de tecnologias e sistemas automáticos, como robôs e softwares, para controlar e monitorar processos industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana. Isso melhora a eficiência na produção, e potencializa resultados.
O curso tecnológico em Automação Industrial estuda os processos de controle e otimização de processos industriais. É um campo multidisciplinar que combina elementos da Engenharia, Eletrônica e Informática, com o objetivo de aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança nas indústrias.
Ao longo do curso, os estudantes aprendem sobre os principais componentes empregados para a automação de maquinários e suas funcionalidades, como sensores e atuadores, controladores lógicos programáveis (CLPs), redes industriais, sistemas supervisórios e integração de sistemas. Assim, qualificam-se para supervisionar a operação de redes industriais. Eles também adquirem técnicas de vistoria, perícia e emissão de laudos e pareceres técnicos na área.
Os formandos podem atuar em empresas especializadas em automação industrial, em departamentos de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica, e em indústrias que utilizam processos automatizados ou têm setores de manutenção de processos contínuos. Também há oportunidades em institutos e centros de pesquisa, assim como em instituições de ensino.
Além do curso superior de tecnologia, a formação em Automação Industrial também está disponível em grau técnico. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC, no programa, os alunos aprendem a integrar sistemas de automação, empregar programas de computação e redes industriais no controle da produção, além de propor, planejar e executar a instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados.
O curso superior de tecnologia em Automação Industrial tem duração média de três anos, dispostas em uma carga horária mínima de 2.400 horas. Já o curso técnico de Automação Industrial possui extensão de 1.200 horas, que pode ser realizada ao longo de um a dois anos.