Técnico em Segurança do Trabalho na FAMESP
- 25 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 44,60
Como é o curso de Técnico em Segurança do Trabalho na FAMESP?
O curso técnico em Segurança do Trabalho é um programa que habilita profissionais para atuar na prevenção de riscos e na proteção da saúde dos trabalhadores. O curso estimula competências de elaboração e implementação de políticas de segurança no trabalho, abordando os fatores de risco e medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Duração: em média, 2 anos
O que você vai aprender?
Comportamento Organizacional
Comunicação E Oral
Psicologia Do Trabalho
Ações Educativas
Como é a faculdade FAMESP
Resumo da faculdade
- mais de 2.000 alunos matriculados
- mais de 130 docentes
- 18 cursos de pós-graduação
- 1 unidade no estado de São Paulo
Dúvidas mais frequentes
Como diferencial, a FAMESP integra processos de inovação e a tecnologia, empregando ferramentas de ensino que preparam os alunos para as demandas contemporâneas do mercado de trabalho. Além disso, a localização estratégica próxima ao Metrô Saúde facilita o acesso dos estudantes, tornando a educação acessível.
Outro diferencial da FAMESP é a diversidade de cursos oferecidos, abrangendo áreas como Saúde, Estética, Medicina Humana, Medicina Veterinária e Tecnologia, com opções que vão desde cursos técnicos até pós-graduações. A instituição também valoriza a prática profissional, disponibilizando laboratórios bem equipados e clínicas-escola, como a Clínica Veterinária Vetmétodo.
Por fim, a FAMESP mantém um foco consistente no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, oferecendo um ambiente de aprendizado prático.
O curso técnico em Segurança do Trabalho aborda disciplinas como higiene ocupacional, ergonomia, legislação trabalhista, e gestão de riscos ambientais. A metodologia de ensino intercala aulas teóricas com atividades práticas, como estudos de caso e simulações.
Além disso, a estrutura curricular é complementada por módulos que focam em competências transversais como liderança, comunicação eficaz e gestão de equipes. Essas habilidades contribuem para a formação de um especialista em segurança.
O curso pode ser oferecido em diferentes modelos, adaptando-se às necessidades do estudante. Desde a forma integrada ao Ensino Médio, passando pelo ensino concomitante ou subsequente após a conclusão do Ensino Médio, até a modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), o curso oferece flexibilidade e acessibilidade.
O curso técnico em Segurança do Trabalho é um programa que habilita profissionais para atuar na prevenção de riscos e na proteção da saúde dos trabalhadores. O curso estimula competências de elaboração e implementação de políticas de segurança no trabalho, abordando os fatores de risco e medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Durante o curso, os alunos aprendem a analisar os processos laborais e as condições de segurança das instalações, promover programas de saúde e segurança, além de realizar orientações sobre medidas de controle de riscos. A formação também inclui tópicos de liderança e gestão de equipes.
A carga horária mínima para a conclusão do curso é de 1.200 horas, podendo variar de acordo com o tipo de modalidade escolhida — presencial, semipresencial ou a distância. O curso presencial, por exemplo, pode incluir até 20% de atividades não presenciais, enquanto o curso a distância deve contar com pelo menos 20% de carga horária presencial.
A flexibilidade no formato do curso visa atender às necessidades de diferentes perfis de alunos, preparando-os para uma carreira dinâmica, voltada para a manutenção da segurança nos ambientes de trabalho.