Educação Especial na UNIFAHE
- Graduação
- 8 semestres
- 12 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 80,00
Como é o curso de Educação Especial na UNIFAHE?
Educação Especial é o ramo da pedagogia que atende alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Suas práticas asseguram que todos os estudantes, independentemente de suas limitações ou particularidades, tenham acesso ao aprendizado por meio de recursos e adaptações de ensino.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Duração: Em geral, quatro anos
O que você vai aprender?
Libras - Língua Brasileira De Sinais
Sociologia Da Educação
Educação Ambiental E Cidadania
Novos Caminhos Para Profissionais Da Educação
Como é a faculdade UNIFAHE
Resumo da faculdade
- 72 cursos de graduação e 176 de pós-graduação
- 64 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UNIFAHE mantém diversos canais de atendimento e comunicação para uma relação eficaz com o público, candidatos e sobretudo os alunos! Tutoria online onde o aluno consegue tirar suas dúvidas com agilidade e clareza; Metodologia humanizada com conteúdo autoral e atualizado;
O curso de Educação Especial é desenvolvido em nível superior, em grau de licenciatura. Seu objetivo é formar profissionais capacitados para atender alunos com necessidades educacionais específicas, por meio de uma metodologia aplicada ao decorrer de 4 anos, e uma carga horária que gira em torno de 3.200 horas, a depender da instituição de ensino.
Durante o percurso acadêmico, os estudantes são introduzidos aos fundamentos da educação, psicologia do desenvolvimento, pedagogia, didática e inclusão. Além da base teórica, a formação também integra técnicas de ensino e metodologias voltadas para o atendimento de alunos com dependências intelectuais, físicas, sensoriais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
Alguns dos tópicos abordados incluem: Educação Inclusiva, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Braille, Tecnologias Assistivas e Educação e Deficiência. Também são abordados os aspectos legais e éticos relacionados aos direitos dos portadores de necessidades especiais, bem como a adaptação de currículos e métodos de avaliação.
O estágio supervisionado também complementa o itinerário proposto, geralmente aplicados durante os últimos semestres. Ele permite que os futuros professores coloquem em prática os conhecimentos adquiridos, atuando em escolas ou instituições especiais.
Educação Especial é o ramo da pedagogia que atende alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Suas práticas asseguram que todos os estudantes, independentemente de suas limitações ou particularidades, tenham acesso ao aprendizado por meio de recursos e adaptações de ensino.
O curso de Educação Especial forma professores qualificados para adequar práticas pedagógicas, tornando-as acessíveis a estudantes com necessidades especiais. Durante a trajetória, os futuros egressos analisam os fundamentos pedagógicos, metodologias de ensino adaptadas, psicologia do desenvolvimento, legislação educacional e tecnologias assistivas.
Ao concluir o programa, o profissional de Educação Especial está pronto para lecionar em escolas regulares e instituições especializadas, tanto na rede pública quanto privada, oferecendo suporte a estudantes que necessitam de atendimento educacional especializado.
Para que serve a Educação Especial?
A Educação Especial assegura um ensino inclusivo para estudantes com necessidades singulares, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Ela adapta metodologias, recursos e estratégias pedagógicas, promovendo a participação e aprendizagem no contexto escolar.
Qual é a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva?
Embora relacionadas, a Educação Especial e a Educação Inclusiva diferem-se, especialmente no enfoque e na abordagem. Enquanto a Educação Especial se destina ao atendimento de estudantes com deficiências, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades, fornecendo suporte especializado, a Educação Inclusiva segue uma linha integral, propondo a inserção de todos os alunos, independentemente de suas limitações, no ambiente escolar regular. Ela parte do princípio de que o sistema educacional deve ser estruturado para atender a diversidade, promovendo a igualdade de oportunidades de aprendizado para todos.