Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Marketing na Estácio

  • Graduação
  • 4 semestres
  • 10 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 129,01
4

Boa

(188)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Marketing na Estácio?

O curso de Marketing da Estácio, disponibilizado nas modalidades Presencial, Flex e Semipresencial, possui duração de dois anos (quatro semestres) ao corpo discente. De acordo com o sistema eMec, o curso é ofertado em dois municípios do estado do Rio de Janeiro - Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Somente na capital estadual, a Estácio possui cinco cursos em atividade. Além disso, a instituição oferta o curso nas modalidades Flex e Semipresencial, desta forma, o estudante é contemplado com mais de mil polos de estudo da Estácio por todo o Brasil.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Marketing?

  • Administração de Compras e Vendas

  • Administração de Marketing

  • Comportamento do Consumidor

  • Gestão Financeira

Como é a faculdade Estácio

Avaliação dos Alunos

  • Empregabilidade
    3,7
  • Estrutura
    4,1
  • Professores
    4
  • Localização
    4,3

Resumo da faculdade

  • mais de 667.000 alunos matriculados
  • mais de 6.000 docentes
  • 96 cursos de graduação e 920 de pós-graduação
  • 2916 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Estácio é uma universidade que se destaca por oferecer cursos de graduação e pós-graduação de qualidade em diversas áreas do conhecimento. Uma das principais características da universidade é o seu comprometimento com a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Além disso, a Estácio tem um forte compromisso com a inovação e o uso de tecnologias educacionais avançadas para promover uma experiência de aprendizagem dinâmica e eficiente. A universidade oferece ainda uma ampla variedade de cursos de extensão e programas de pesquisa para fomentar o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.

Para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a Estácio disponibiliza o acesso ao Sia (Sistema de Informações Acadêmicas), portal do aluno que agrupa ferramentas de ensino, como aulas, informações financeiras e de matrícula, materiais, entre outras possibilidades.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino oferecem a opção de bacharelado.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, o curso de Marketing é voltado para a formação de profissionais aptos para coordenar equipes de marketing, assessorar dirigentes de marketing, gerenciar produtos, serviços e marcas, além de planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado.

O programa também enfatiza o desenvolvimento de competências para avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing, identificar e analisar canais de distribuição, e planejar estratégias de comunicação com os consumidores.

Após a conclusão do curso, que possui uma carga horária total de 1600 horas, os graduados têm a possibilidade de prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação na área de Administração, entre outras.

A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos. Em [nível técnico](https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/marketing/bolsas?l=tecnico], a duração é de, em média, 800 horas. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Diferente da graduação tecnológica, o bacharelado possui extensão superior e profundidade de análises, abrangendo conteúdos teóricos e práticos. Atualmente, nove instituições de ensino superior disponibilizam o curso de Marketing em nível de bacharelado, segundo consulta aos dados do e-MEC. São elas:

De acordo com o Censo da Educação Superior 2022, o curso de Marketing ocupa a décima posição entre as formações da modalidade EaD com maior número de matriculados. Ao todo, 84.681 estudantes se matricularam no programa para esse modelo de ensino.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Marketing é o conjunto de estratégias que visam promover e vender produtos ou serviços, atendendo às necessidades dos clientes e beneficiando empresas ou marcas.

Ele envolve atividades como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comunicação, promoção e distribuição, com o objetivo de identificar e fidelizar clientes.

A faculdade de Marketing estuda as estratégias de comunicação com o público e fidelização de clientes, por meio de pesquisa de mercado, análise de dados e técnicas de publicidade. O objetivo geral da formação é capacitar profissionais para compreender e fomentar a dinâmica do mercado, impulsionando a visibilidade de uma empresa e a interação com os clientes.

Durante o curso, o aluno aprende a desenvolver e implementar estratégias de marketing, planejar campanhas e analisar as tendências do mercado, por meio dos principais recursos do Marketing.

A formação também estimula o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação, além de apresentar aspectos de posicionamento de mercado e uso da tecnologia.

A grade curricular do curso garante o contato dos alunos com disciplinas como Pesquisa de Mercado, que analisa a coleta estratégica de dados para entender as preferências e comportamentos do consumidor, e Estratégias de Marketing, que estuda a criação e implementação de planos de marketing eficazes. De forma complementar, a disciplina de Comportamento do Consumidor aborda a psicologia dos consumidores e aspectos de decisão de compra.

Outro aspecto enfatizado no curso é o estudo da Gestão de Marca, que ensina como criar e manter a identidade e reputação de uma marca, além do Marketing Digital, que apresenta as técnicas empregadas no meio digital para a promoção de um negócio.

A metodologia de ensino do curso é caracterizada pela combinação entre teoria e prática. Os estudantes participam de estudos de caso, projetos em grupo, e simulações de mercado. Muitos cursos também oferecem estágios e parcerias com empresas.

O Marketing, como campo de estudo e prática profissional, abrange diversas aplicações especializadas. Cada uma delas se concentra em aspectos individuais da comunicação e estratégia de mercado. Algumas das principais áreas do Marketing incluem:

  • Marketing de Conteúdo: Visa a criação e distribuição de conteúdo para atrair e engajar um público-alvo definido.
  • Search Engine Optimization (SEO): Envolve a otimização de websites e conteúdo online para melhorar a visibilidade e o ranking nas páginas de resultados dos motores de busca, como Google.
  • Marketing de Mídia Social: Utiliza plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, para promover produtos ou serviços, criar engajamento com a marca e se conectar com o público.
  • Customer Relationship Management (CRM): Refere-se às práticas, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar interações e dados do cliente, com o objetivo de melhorar os relacionamentos comerciais.
  • Marketing Digital: Abrange todas as iniciativas de marketing no ambiente digital. Utiliza canais digitais como motores de busca, websites, mídias sociais, e-mail e aplicativos móveis.
  • E-mail Marketing: Envolve o envio de mensagens comerciais usando o e-mail.
  • Marketing de Influência: Foca em usar líderes de opinião, celebridades ou indivíduos influentes nas redes sociais para ampliar a mensagem de uma marca para um mercado maior.
  • Publicidade Paga: Utiliza recursos financeiros para impulsionar um produto ou marca por meio de anúncios em diferentes canais, como o Google.
  • Marketing de Afiliados: É baseado em desempenho, garantindo a recompensa da empresa por cada visitante ou cliente trazido pelos esforços do afiliado.
  • Marketing Analítico: Foca na coleta e análise de dados para compreender padrões de comportamento do consumidor e otimizar estratégias de marketing.
  • Branding e Gestão de Marca: Envolve o processo de criar e gerenciar a imagem e identidade de uma marca no mercado.
  • Marketing de Relacionamento: Visa criar e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes.

  • Veja bolsas de estudo para o curso de Marketing

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Estácio perto de você

No Guia da Carreira a Estácio oferece vagas com até 81.2% de desconto! São 209479 cursos com mensalidades a partir de R$ 128,97. Confira as opções de vagas disponíveis.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A partir de
R$ 128,97/mês
Enfermagem
A partir de
R$ 288,95/mês
Biomedicina
A partir de
R$ 248,95/mês
Administração
A partir de
R$ 128,98/mês