Processos Químicos na Anhanguera
- 10 meses
- Bolsas a partir de R$ 75,05
Como é o curso de Processos Químicos na Anhanguera?
Processos químicos são operações ou séries de operações que promovem transformações físicas ou químicas em materiais ou suas misturas, com o objetivo de produzir produtos específicos a partir de matérias-primas escolhidas ou disponíveis.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da Natureza
Duração: Até oito semestres
Como é a faculdade Anhanguera
Resumo da faculdade
- mais de 121.000 alunos matriculados
- mais de 5.000 docentes
- 99 cursos de graduação e 688 de pós-graduação
- 2596 unidades
Dúvidas mais frequentes
Um dos principais diferenciais da Anhanguera é seu Sistema de Ensino, que contribui para a preparação dos estudantes ao mercado de trabalho, utilizando metodologias que envolvem a resolução de casos reais e o desenvolvimento de competências valorizadas. O sistema visa tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo, estimulando os alunos a aplicarem o conhecimento em situações práticas desde o início do curso.
Outro destaque é a Avaliação Continuada, processo que acompanha o desempenho do estudante ao longo do semestre, valorizando o esforço em cada etapa do curso. Além disso, a Anhanguera oferece Trilhas de Carreira, com atividades extracurriculares voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, essenciais para o mercado de trabalho atual.
A instituição possui, ainda, parcerias e convênios com empresas, permitindo que estudantes e seus dependentes tenham acesso a descontos em cursos de graduação e pós-graduação.
O curso de Processos Químicos é uma graduação tecnológica com uma duração média de dois anos. Ele é voltado para a formação de profissionais aptos para operacionalizar processos na indústria química, otimizando métodos analíticos envolvidos no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais.
Ao decorrer do curso, os futuros tecnólogos em Processos Químicos são treinados para planejar, gerenciar e realizar ensaios e análises laboratoriais, interpretar resultados, especificar e selecionar métodos e técnicas adequadas para a condução de processos em unidades industriais. Além disso, adquirem competências para vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, a infraestrutura requerida para a oferta do curso por parte da instituição de ensino inclui uma biblioteca com acervo específico e atualizado, laboratório de informática equipado com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais do curso, laboratório de física, laboratório de processos químicos e laboratório de química.
Após concluir o curso, o tecnólogo em Processos Químicos pode dar sequência à trajetória acadêmica por meio de pós-graduações na área de Engenharia Química, Química, entre outras.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Processos Químicos segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Produção Industrial, com carga horária mínima de 2.400 horas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Processos Químicos considerando as disciplinas divididas nos cinco eixos a seguir.
Eixo I – Ciência:
Química Geral e Experimental;
Química Inorgânica;
Química Orgânica;
Análise Instrumental;
Físico-química;
Química Analítica;
Microbiologia;
Física;
Cálculo;
Processos químicos são operações ou séries de operações que promovem transformações físicas ou químicas em materiais ou suas misturas, com o objetivo de produzir produtos específicos a partir de matérias-primas escolhidas ou disponíveis.
O curso de Processos Químicos é voltado para a formação de profissionais aptos para operacionalizar e gerenciar processos na indústria química. O programa aborda as técnicas de otimização de métodos analíticos para o controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos resultantes de processos químicos industriais.
Além disso, o estudante é qualificado para planejar, gerenciar e executar ensaios e análises laboratoriais, interpretar os resultados, especificar e selecionar métodos e técnicas adequados para a condução de processos em unidades industriais, e realizar vistorias, avaliações e emissão de pareceres técnicos.
A formação abrange as principais tecnologias de processamento químico e técnicas de operação. Ele promove os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de processos químicos em empresas industriais, como refinarias, indústrias farmacêuticas, laboratórios e usinas químicas.
O curso também aborda conteúdos relacionados à cinética química, equilíbrio químico, processos de separação, cinética de reação, operações de processamento químico, tecnologias de transformação, controle de processos, entre outros. Além disso, os alunos aprendem o uso correto de equipamentos de processamento químico, tais como reatores, misturadores, separadores, destilação e absorção.
Os profissionais formados em Processos Químicos podem atuar em estações de tratamento de água e efluentes e na indústria de processos químicos em diversas áreas, como petroquímica, agroquímica, eletroquímicos, alimentos e bebidas, papel e celulose, cerâmica, fármacos, têxtil, pigmentos e tintas, plásticos, cimento, metalurgia, siderurgia, entre outros. Também há demanda em institutos e centros de pesquisa, além de instituições de ensino.