Engenharia Ambiental na Anhanguera

  • Graduação
  • 10 semestres
  • 60 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 96,00
Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Engenharia Ambiental na Anhanguera?

A Engenharia Ambiental é a área da engenharia responsável por desenvolver soluções para minimizar o impacto humano no meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e o uso racional dos recursos naturais.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: em média, 5 anos

O que você vai aprender?

  • Bases Físicas Para Engenharia

  • Bases Matemáticas Para Engenharia

  • Ciências Do Ambiente

  • Introdução À Engenharia

Como é a faculdade Anhanguera

Resumo da faculdade

  • mais de 121.000 alunos matriculados
  • mais de 5.000 docentes
  • 99 cursos de graduação e 697 de pós-graduação
  • 2619 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Anhanguera conta com uma metodologia de ensino inovadora, que prioriza a prática e o desenvolvimento de habilidades. A equipe de professores, formados por mestres e doutores, valorizam a atualização constante e o diálogo com seus alunos.

Para o desenvolvimento dos estudos, faculdade utiliza uma plataforma de ensino adaptativo, baseada em inteligência artificial, que elabora planos de estudo individualizados e gamificados, focando nas áreas de maior dificuldade do aluno.

O sistema educacional inclui atividades interativas e um ambiente virtual de aprendizagem dinâmico. As avaliações são contínuas, permitindo que o desempenho do aluno ao longo do semestre influencie diretamente na sua nota final, integrando cursos complementares e estudos dirigidos.

A Anhanguera também mantém uma estrutura física com laboratórios, bibliotecas e salas de aula equipadas com recursos multimídia. Além disso, o programa de Convênio Empresa possibilita parcerias com empresas para oferecer descontos em cursos.

O curso de Engenharia Ambiental forma profissionais qualificados para zelar pelo meio ambiente, lidando com as questões de preservação, controle da poluição e uso eficiente dos recursos naturais. Os tópicos comumente abordados englobam: Ecologia, biologia, Geografia, Meteorologia, Leis Ambientais, Ciências do Solo e Química.

O programa é ofertado em nível de bacharelado e tem duração média de cinco anos. Ele pode ser encontrado com diferentes nomenclaturas, como Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Engenharia Sanitária.

Combinando teoria e prática de forma integrada, o curso valoriza o aprendizado ativo, com ênfase em projetos e estudos de caso que refletem situações reais do mercado de trabalho. Os alunos são incentivados a participar em laboratórios, onde aplicam conceitos de física, química e biologia para resolver problemas ambientais. A interdisciplinaridade é outro pilar da formação, com disciplinas que vão desde matemática e estatística até ecologia, direito ambiental e gestão de recursos naturais.

Além das lições tradicionais, o curso inclui visitas técnicas a empresas e áreas de conservação, estágios obrigatórios, e a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

A Engenharia Ambiental é a área da engenharia responsável por desenvolver soluções para minimizar o impacto humano no meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e o uso racional dos recursos naturais.

O curso de Engenharia Ambiental propaga técnicas sustentáveis para superar obstáculos ambientais resultantes de atividades humanas. Durante o curso, os profissionais habilitam-se em diretrizes de segurança e saúde. O currículo valoriza conteúdos de matemática, física e química, englobando, também, áreas especializados como hidrologia, gestão de recursos naturais, controle de poluição, e tecnologias de energia renovável.

Além dos tópicos teóricos, o programa integra estudos de caso, e projetos, bem como estágios em empresas ou organizações relacionadas ao meio ambiente. A metodologia embasa o desenvolvimento de projetos de saneamento básico, recuperação de áreas degradadas, gerenciamento de resíduos sólidos, e controle de poluição do ar, solo e água.

Cumprida a extensão do curso, os egressos encontram oportunidades em setores indústrias, órgãos governamentais, ONGs, consultorias ambientais e empresas de energia. Também é possível que o profissional se especialize em alguma área da Engenharia Ambiental, como recursos hídricos, energia renovável, controle de poluição, gestão de resíduos, entre outras.

Quantos anos dura a faculdade de Engenharia Ambiental?

A faculdade de Engenharia Ambiental tem duração de cinco anos, divididos em 10 semestres. Durante esse período, os estudantes têm aulas que abrangem áreas como física, química e cálculo, além de matérias específicas relacionadas ao meio ambiente, como gestão de recursos naturais, tratamento de águas e efluentes, controle de poluição e estudos de impacto ambiental.

A faculdade de Engenharia Ambiental tem Matemática?

A faculdade de Engenharia Ambiental inclui matemática em seu currículo. Os alunos exploram tópicos de cálculo e estatística, para o desenvolvimento de projetos, análises e soluções técnicas em questões ambientais.

Com o Guia da Carreira, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade