Veja tudo o que você precisa saber sobre a renovação do FIES
Se você conseguiu o financiamento do FIES para pagar a faculdade, já deve ter ouvido falar do aditamento.
Trata-se da renovação do contrato do financiamento, que é obrigatória para todos os beneficiários do programa. Quem não cumpre as regras do aditamento tem o contrato cancelado, ou seja, perde o benefício.
O processo é simples, quase todo feito pela internet. Vamos contar tudo o que você precisa saber sobre ele a seguir.
Para que serve a renovação do FIES
O aditamento, ou renovação do FIES, confirma que o estudante está cumprindo as regras do programa e quer continuar a receber o benefício.
Isso ajuda a evitar fraudes, garante a continuidade do programa e assegura que o aluno está regularmente matriculado na faculdade para a qual solicitou o financiamento.
Além disso, a renovação também é usada para alterar ou corrigir dados cadastrais.
Quando é preciso renovar o FIES
A renovação do FIES deve ser feita obrigatoriamente todo semestre. As datas são divulgadas pelo MEC e pelas faculdades.
Quem precisa fazer a renovação do FIES
A renovação ? ou aditamento ? do contrato do FIES é obrigatória para todos os estudantes que recebem o benefício.
Como fazer a renovação do FIES
Existem dois tipos de renovação do FIES: simplificada e não simplificada. Em ambas, o processo de aditamento começa da mesma forma.
Quem dispara o processo de renovação é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Toda faculdade que participa do FIES tem uma CPSA para tratar de assuntos referentes ao financiamento. A comissão tem dois representantes da instituição de ensino, dois membros de representação estudantil e um professor da universidade.
A partir da data estipulada pelo MEC, a CPSA entra no sistema SisFIES e preenche os dados solicitados. Em seguida, avisa aos estudantes, que devem entrar no mesmo sistema para verificar as informações.
No caso do aditamento simplificado, que é o mais comum, se os dados estiverem corretos o estudante só precisa aceitá-los no sistema. Se houver alguma incorreção, o aluno deve entrar em contato com a CPSA, que vai então corrigir as informações e dar início ao aditamento novamente.
O aditamento não simplificado ocorre quando o sistema do FIES solicita algum documento adicional para comprovar os dados informados. Nesse caso, o aluno deve comparecer à CPSA, obter a documentação e levá-la até a agência bancária onde firmou o contrato do FIES.
Quando estiver tudo OK ? tanto no aditamento simplificado quanto no não-simplificado ? o estudante deve ir até a CPSA para obter sua via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).
Quem não estiver em dia com sua parte nas mensalidades, ou com o pagamento dos boletos do financiamento, precisará regularizar sua situação para poder dar andamento à renovação contratual.
O que acontece se eu perder o prazo de renovação do FIES?
Se você, por algum motivo, não conseguiu fazer a renovação do FIES, entre em contato o quanto antes com a CPSA de sua faculdade para descobrir como fazer o procedimento.
O que acontece se eu não renovar meu contrato do FIES?
A renovação do contrato é obrigatória para a manutenção do benefício do FIES. Ou seja, caso não faça o aditamento, você perderá o financiamento.
Como conseguir o FIES?
O FIES é um recurso valioso para quem não tem condições de pagar uma faculdade. O processo seletivo acontece duas vezes por ano e usa a nota do Enem como critério de classificação. Para se inscrever, é obrigatório apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Exame a partir de 2010, além de se encaixar no critério de renda familiar.
Somente instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem participar do FIES. A oferta de cursos varia a cada edição.
Alternativas ao FIES
Existe outra iniciativa do Governo Federal de incentivo ao ensino superior, o Programa Universidade para Todos (ProUni). Nele, são oferecidas bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda que ainda não têm diploma de nível superior. Para se inscrever é necessário ter feito o Enem mais recente, alcançar a nota mínima exigida e cumprir os requisitos de formação escolar e renda.
Quem não se encaixa nos critérios do ProUni e do FIES conta ainda com uma série de programas de bolsas e financiamentos privados, alguns capitaneados pelas próprias faculdades.
Confira algumas instituições que costumam participar do ProUni e do FIES, além de contarem com programas de bolsas e financiamentos:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Faculdade Unime (UNIME) ? na Bahia
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Saiba que nota você precisa tirar no ENEM para conseguir FIES
Ficou claro como funciona o aditamento do FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do segundo dia de provas
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do primeiro dia de prova
Inep divulga tema de redação do Enem 2024
Inep divulga local de prova do Enem 2024; saiba como acessar
Quer fazer faculdade de 2 anos? Veja as opções disponíveis
Quero Bolsa x Educa Mais Brasil: diferenças e vantagens
Descubra quais cursos a Anhanguera oferece!
Cartilha de Redação do Enem é divulgada; confira
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.