Certificado do Encceja: veja como e onde retirar seu certificado

O Encceja é a prova que te ajuda a concluir seus estudos básicos e evoluir na carreira. Saiba como ter seu certificado do Encceja em mãos e conheça melhor o exame!

Encontre bolsas de estudo de até 80%

certificado enccejaMilhares de cidadãos realizam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a cada ano para concluírem o ensino fundamental ou médio. Após fazer a prova, é através da consulta dos desempenhos individuais que cada candidato consegue saber se foi aprovado ou não no exame. A prova acontece anualmente, e qualquer pessoa interessada pode participar de forma gratuita.

No entanto, além de somente realizar a prova, é necessário ter o certificado do Encceja em mãos para seguir em frente com os planos de uma carreira melhor. Simplesmente realizar o exame ou obter um resultado positivo não quer dizer que você está “formado” no Ensino Fundamental ou Médio. Por isso, um certificado de conclusão é tão importante!

Leia também: Encceja 2022 abre as inscrições nesta terça, dia 24

+ Saiba como fazer inscrição para a prova do Encceja

Portanto, explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a certificação e onde retirar seu certificado do Encceja após fazer a prova. Confira!

Como conseguir o certificado do Encceja?

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Encceja, quem certifica os participantes aprovados pelo exame são as Secretarias Estaduais de Educação.

Isso porque, no momento da inscrição, cada candidato deve preencher em qual secretaria deseja poder retirar o seu certificado. Portanto, consulte a secretaria preenchida por você durante a sua inscrição para pedir a expedição do seu certificado do Encceja de aprovação. 

Caso você não se lembre em qual secretaria cadastrou na sua inscrição, basta acessar sua Página do Participante do Encceja para conferir a informação – que consta como “instituição certificadora”.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cabe às Secretarias Estaduais de Educação “definir os procedimentos complementares para certificação, com base nos resultados do Encceja, e certificar seus participantes”. Ou seja, são esses os órgãos que devem informar os próximos passos que os aprovados devem seguir até obterem suas certificações.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Encceja

+ Como é calculada a nota do Encceja?

+ Encceja 2022: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Além disso, agora que você já sabe como conseguir seu certificado, quando os gabaritos do exame forem liberados, é só aguardar a divulgação do resultado final com o desempenho de cada participante. O resultado final normalmente sai nos próximos seguintes à realização da prova – e se você for aprovado, logo poderá ter o seu certificado em mãos!

Quando sai o resultado do Encceja?

Mesmo após os gabaritos serem divulgados, os resultados finais geralmente são liberados somente alguns meses após a aplicação da prova. Em 2022, até o momento ainda não foi informada uma data oficial para a divulgação do gabarito e nem do resultado da prova. 

Para ficar atualizado de todas as principais informações e qualquer mudança que haja no calendário da prova, o candidato deve ficar sempre atento à página do Encceja no portal da Inep para novas atualizações.

Veja: Calendário do Encceja 2022

+ Como solicitar atendimento especializado no Encceja?

Quero acessar minha página do participante Encceja, como faço?

Para acessar a página do participante Encceja, siga as instruções a seguir:

  • Passo 1: acesse a página do participante no portal da Inep.
  • Passo 2: faça o seu login, inserindo o seu CPF e a senha de acesso que você criou no momento em que fez a sua inscrição para o exame.
  • Passo 3: é um teste de segurança em que aparecerá uma figura principal seguida de algumas opções de figuras para você clicar. Escolha a opção correspondente e clique em “Enviar” para prosseguir com o acesso.
  • Passo 4: e pronto – você já deve estar logado e podendo conferir todas as informações sobre sua inscrição e o exame.

Caso você tenha esquecido a sua senha de acesso, não se preocupe: é muito fácil recuperar sua senha de forma simples e rápida. Você precisará informar o seu CPF e ter acesso ao seu e-mail ou a um SMS enviado no seu número de celular. Desta forma, você irá receber um link para criar uma nova senha de acesso. E pronto!

Leia também: Confira como acessar a Página do Participante do Encceja

Quanto devo tirar para ser aprovado no Encceja?

Para conquistar a tão aguardada aprovação na prova do Encceja, cada candidato precisa atingir a nota mínima de 100 pontos em cada caderno aplicado no exame. Já na redação, que vale 10 no total, o candidato precisa obter uma pontuação mínima de 5 para ser aprovado.

Lembrando que os critérios de correção do Encceja são baseados na TRI (Teoria de Resposta ao Item), que consiste em subdividir as perguntas entre três níveis de dificuldade (fáceis, médias e difíceis) e traçar uma pontuação para cada candidato com base na sua média de acertos.

Leia mais: Como fazer a inscrição no Encceja?

+ Encceja: o candidato precisa pagar taxa de inscrição?

Consegui meu certificado. E agora?

Se o seu resultado no Encceja foi a aprovação, comemore – essa é uma conquista e tanto! Afinal, para centenas de milhares de jovens e adultos, o Encceja representa uma oportunidade de concluir os ensinos básicos e garantir uma trajetória profissional com salários melhores e mais oportunidades de estudos. E você conseguiu o seu primeiro “sim” em direção a esse futuro de oportunidades!

Este momento significa que você já pode avançar com seus estudos e dar um upgrade na carreira, seja optando por uma faculdade particular ou prestando o Exame do Ensino Médio (Enem) para tentar ingressar em uma faculdade pública através do Sisu ou outros programas de auxílio à educação do governo, como o ProUni ou o Fies.

Onde fazer uma graduação?

Caso você opte por ingressar no ensino superior privado, existem várias instituições de renome com reconhecimento do MEC e uma grande variedade de cursos, de diversas áreas do conhecimento. Abaixo, separamos uma lista com alguns exemplos!

Você pode se aplicar em qualquer uma das faculdades citadas acima com a sua nota do Enem. Fácil, não é mesmo?

Entre os cursos disponíveis nestas instituições, estão alguns dos mais populares entre os estudantes: Ciências Contábeis, Direito, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Educação Física e muito mais. Acompanhe a Quero Bolsa mais de perto para descobrir como é possível conquistar uma bolsa de estudos para chamar de sua!

Veja também: Quem se formou pelo Encceja pode fazer faculdade?

+ Veja o passo a passo de como fazer a inscrição do Encceja

Guia do Encceja

Para te ajudar a ficar ainda mais por dentro de todas as informações acerca do Encceja, você não pode deixar de conferir o Guia do Encceja! A Revista Quero produziu esse material completo e gratuito com o que há de mais relevante sobre o exame, e você pode ter acesso a ele clicando no link abaixo:

Baixe o Guia Completo do Encceja

Além disso, confira sempre a Revista Quero para ficar atualizado sobre os melhores conteúdos do universo da educação, e também se manter informado com oportunidades de bolsa de estudos e notícias sobre outros exames e vestibulares, como o Enem.

Leia também: Encceja 2022: 7 temas que podem cair na redação

+ Reprovei numa matéria do Encceja, preciso fazer a prova inteira de novo?

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin