Como fazer uma boa redação? Confira o passo a passo
Escrever uma boa redação pode fazer toda a diferença no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), outros vestibulares, processos seletivos e concursos públicos. Existem vários tipos de textos: crônicas, narrativas, cartas argumentativas e, o mais requisitado, os textos dissertativos.
Os textos dissertativos, também chamados de dissertativos-argumentativos, são textos nos quais o objetivo do autor é convencer o leitor sobre um ponto de vista. Para isso, é preciso apresentar uma tese, ou seja, sua opinião sobre o tema e a defender com argumentos concretos.
Como escrever uma redação dissertativa-argumentativa?
O primeiro passo antes de começar qualquer texto é entender bem o recorte do tema proposto. Por exemplo, em 2016, o Enem abordou o assunto intolerância religiosa, mas não de forma abrangente; o tema era ?Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil?, então a proposta era citar formas de combate à intolerância num país específico, que é o Brasil.
Depois disso, é preciso ler os textos de apoios, se houver, e resgatar todas as informações sobre o tema que vier em sua cabeça. A partir disso, defina sua opinião sobre o tema e selecione os dados que irá utilizar para comprovar seu ponto de vista.
Esse tipo de texto também exige uma conclusão que traz novamente o ponto de vista do autor, agora devidamente comprovado com os argumentos apresentados ao longo do texto. O Enem ainda exige que o candidato faça uma proposta de intervenção na conclusão, apresentando uma solução bem detalhada para o problema apresentado no tema.
Estrutura do texto
Um dos pontos mais importantes de um texto dissertativo-argumentativo é sua estrutura. Uma boa estrutura é meio caminho andado para ter um bom texto, independente do tema. A redação dissertativa deve ser composta por introdução, desenvolvimento ou argumentação e conclusão.
Introdução: é o primeiro parágrafo do texto; ela tem a função de apresentar o tema proposto e seu posicionamento sobre ele, de uma forma que fisgue a atenção do leitor.
Desenvolvimento: corresponde aos dois ou três parágrafos centrais que trazem a argumentação do texto. Para defender seu ponto de vista, você deve trazer dois ou três argumentos baseados em fatos, dados e exemplos concretos.
Conclusão: é o último parágrafo do texto; nela você deve fechar o texto retornando à tese apresentada na conclusão. No caso do Enem, deve ser descrita também uma proposta de intervenção detalhada que respeite os Direitos Humanos.
Antes de começar a escrever o texto em si, organize suas ideias em tópicos seguindo a ordem apresentada. Com as ideias bem claras e objetivas, transforme os tópicos em parágrafos.
Para ligar um parágrafo a outro, é imprescindível que você utilize conectivos, como: ?além disso?, ?portanto?, ?mas?, ?por exemplo?, ?apesar de?, ?em síntese?, ?da mesma forma?, etc. Isso garante que seu texto fique coerente, coeso e bem encadeado.
Por fim, não se esqueça de revisar bem o texto antes de passar a limpo, a fim de evitar erros gramaticais. Lembre-se também de não escrever mais do que o número de linhas permitidos na proposta de redação. Caso você opte por colocar título no seu texto, ele também conta como uma linha escrita.
Dicas para escrever uma boa redação
- Escreva sempre com letra legível;
- Leia atentamente as orientações da proposta de redação;
- Não utilize gírias e palavras estrangeiras em seu texto;
- Treine a estrutura de texto dissertativos nos mais diversos temas;
- Acompanhe os noticiários e se intere das atualidade para ter repertório cultural;
- Crie o hábito da leitura; quem lê bem, escreve bem;
- Sempre que utilizar alguma frase ou ideia não-autoral, faça a referência ao autor;
- Não copie os textos de apoio na íntegra, só cite uma informação ou outra, sempre com referência para não ser considerado plágio;
- Evite achismo na redação, com termos como ?eu acho que? ou ?eu penso que?;
- Seja objetivo; enrolar só para o texto ter 30 linhas não é indicado;
- Seja original, se basear totalmente em ideias e citações de terceiros não é recomendado por corretores.
Onde estudar com a nota do enem
Uma boa redação pode mudar totalmente a nota do Enem, pois a redação equivale a um quinto da nota do exame. O Enem abre as portas no ensino superior. Com a nota do Enem em mãos, é possível ingressar em universidades públicas, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), e universidades particulares, pelos programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Entretanto, esses programas são mais concorridos e burocráticos. Algumas faculdades particulares oferecem descontos com a nota do Enem de forma simplificada, sem necessidade de comprovar renda ou refazer o vestibular. Ficou interessado? Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
Agora que você já sabe como arrasar na sua redação, já pensou onde irá estudar com a nota do Enem? Compartilhe com a gente nos comentários!
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do segundo dia de provas
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do primeiro dia de prova
Inep divulga tema de redação do Enem 2024
Inep divulga local de prova do Enem 2024; saiba como acessar
Quer fazer faculdade de 2 anos? Veja as opções disponíveis
Quero Bolsa x Educa Mais Brasil: diferenças e vantagens
Descubra quais cursos a Anhanguera oferece!
Cartilha de Redação do Enem é divulgada; confira
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.