9 faculdades para quem quer trabalhar com eventos
O mercado de organização de eventos está em alta e em pleno crescimento. Quem atua neste ramo fica responsável por garantir o bom andamento de festas, cerimônias, espetáculos teatrais, concertos de música, congressos, feiras, acontecimentos esportivos e muito mais.
Organizar e produzir eventos é um trabalho intenso e exige dos profissionais atenção aos detalhes para que tudo esteja de acordo com o planejado e funcione conforme esperado.
Os eventos têm se tornado uma peça-chave para o desenvolvimento do turismo, para divulgação de novos produtos e marcas, para fortalecer redes de contatos ou simplesmente celebrar momentos especiais e conquistas dentro de uma empresa.
As ofertas de emprego para quem quer trabalhar com eventos cresceram muito. No entanto, ainda existe uma grande carência de profissionais com formação específica na área.
Se você está pensando em trabalhar com eventos, saiba que existem diversos cursos superiores, entre bacharelados e tecnólogos, que podem ajudá-lo a construir uma carreira nesta área.
Confira a lista com 9 faculdades para quem deseja trabalhar com eventos!
1. Eventos
O tecnólogo em Eventos é um curso que prepara o profissional para planejar e organizar eventos de todos os tipos: sociais, esportivos, culturais, de lazer, artísticos, etc. Este profissional é capaz de conceber desde pequenos eventos, como uma palestra, até grandes produções como, por exemplo, as Olimpíadas.
Ele cuida da elaboração de orçamentos, da captação de recursos, faz um estudo sobre a viabilidade técnica e segurança, define a programação, a hospedagem, o cardápio, as músicas, etc.
Quem se forma em Eventos tem capacidade para gerenciar equipes, entende sobre etiqueta e protocolo e conhece técnicas de negociação.
2. Produção Cênica
O foco do curso de Produção Cênica é o planejamento de espetáculos teatrais ou relacionados a música, dança, cinema e vídeo. Quem se forma nesta área aprende a organizar eventos artísticos e tem disciplinas específicas sobre a legislação e políticas de incentivo à cultura, marketing cultural, elementos estéticos da arte, etc.
O produtor cênico pode trabalhar organizando espetáculos artísticos, gerenciando espaços culturais ou em órgãos públicos ligados à cultura.
3. Produção Cultural
O produtor cultural é responsável por planejar e coordenar projetos e produtos artísticos, esportivos, culturais e de divulgação científica. Ele costuma fazer a ponte entre os setores de criação e o de gestão de eventos e de projetos.
Um profissional desta área pode se ocupar de questões técnicas e operacionais, ou ser mais estratégico e cuidar de todo o planejamento de projetos e gerenciamento de equipes.
4. Relações Públicas
O papel de um profissional de Relações Públicas é construir e promover uma boa imagem de empresas, instituições ou mesmo de pessoas (artistas, políticos, etc.). Para isto, pode promover palestras, exposições, coquetéis, recepções e outros eventos.
5. Turismo
Eventos são atividades importantíssimas para o desenvolvimento do Turismo. Sejam culturais, esportivos ou corporativos, esses acontecimentos costumam atrair muitas pessoas e movimentar a economia da região.
A faculdade de Turismo apresenta algumas disciplinas que capacitam o profissional a participar da organização de eventos. O foco maior do turismólogo está em cuidar do deslocamento e hospedagens das pessoas, organizar roteiros turísticos e divulgar os eventos de modo a explorar o potencial econômico da região.
6. Gastronomia
Quem se forma em Gastronomia pode seguir diversos caminhos profissionais. Um deles é prestar serviços em eventos. Mais do que criar pratos deliciosos, o profissional de Gastronomia é capaz de planejar cardápios, gerenciar equipes de cozinheiros e garçons, selecionar fornecedores e ingredientes, etc.
7. Secretariado
Além de prestar assessoria a empresários, quem se forma em Secretariado deve estar preparado para organizar eventos corporativos, como, por exemplo, reuniões, palestras, coquetéis, confraternizações, congressos, etc.
Geralmente em empresas de pequeno e médio porte, a tarefa de organizar e cuidar de todos os detalhes destes eventos fica a cargo dos secretários.
8. Marketing
O profissional de Marketing pode trabalhar em empresas especializadas em organização de eventos ou em organizações que contratam essas empresas para divulgar seus produtos ou serviços.
9. Gestão Desportiva e de Lazer
O curso de Gestão Desportiva e de Lazer é do tipo tecnológico e prepara o profissional para administrar instituições que promovem a prática de atividades físicas como clubes, academias, etc.
Ele é capaz de prestar assessoria e consultoria na organização de eventos esportivos, culturais, artísticos ou ligados ao lazer.
Onde estudar para trabalhar com eventos
Conheça algumas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem cursos para quem quer trabalhar com eventos:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Centro Universitário UNIBTA
E se a grana estiver curta, não desista do seu sonho! Todas as faculdades da lista acima participam de programas como o ProUni e o FIES, do governo federal, além de terem iniciativas próprias para facilitar a vida financeira de seus alunos (bolsas, financiamentos sem burocracia, descontos e convênios).
Veja também:
Você sonha em trabalhar com eventos? Já decidiu qual faculdade fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!
Direito Cibernético: entenda mais sobre a área
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Odeio Matemática: Qual Faculdade fazer? Descubra!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.