Psicologia: o que é, curso, áreas, carreiras e onde estudar
Atualizado em 31/05/2024
A Psicologia é uma área das Ciências Humanas que visa estudar o ser humano a partir de seus processos mentais e comportamentais.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça um teste vocacional!
O psicólogo busca entender os mecanismos por trás dos pensamentos, sentimentos, ações, processos cognitivos e interações sociais dos seres humanos.
O profissional também faz uso de procedimentos para analisar e investigar, na tentativa de compreender os porquês do funcionamento e ação do sujeito nos mais diferentes contextos, tanto individuais, quanto em contato com o outro.
As possibilidades de trabalho para os psicólogos têm crescido bastante nos últimos anos, principalmente devido à conscientização sobre a importância da saúde mental e bem-estar.
Dentre os locais de atuação possíveis estão os consultórios, hospitais, clínicas ou até mesmo em escolas e organizações públicas ou privadas.
Confira também:
+ Psicólogo: o que faz, como se tornar, salário e onde trabalha
+ Entenda de uma vez a diferença entre Psicologia e Psicanálise
Como é o curso de Psicologia?
A faculdade de Psicologia tem duas modalidades possíveis: o bacharelado e a licenciatura.
Normalmente, o curso tende a focar nas ciências comportamentais e de análise das relações interpessoais humanas, entretanto, englobando também componentes relacionados a outras áreas do saber.
A História, principalmente ligada à evolução e desenvolvimento das teorias da psicologia ao longo dos anos, é abordada no curso. Na graduação, o aluno ainda entra em contato com as ciências biológicas e o campo da Saúde, utilizadas para a melhor compreensão do funcionamento humano.
Durante a faculdade, o estudante desenvolve atividades práticas para além dos estudos teóricos e pesquisas sobre os principais pensadores e teorias da área.
O curso ensina, ainda, sobre técnicas de análise para avaliação, diagnóstico e possíveis procedimentos para o tratamento e cuidado com seus pacientes. Nessa parte do curso, os alunos realizam testes psicológicos e desenvolvem suas habilidades clínicas e de atendimento.
Quanto tempo dura o curso de Psicologia?
A faculdade de Psicologia tem duração média de 5 anos. A carga horária do curso normalmente fica entre 3.000 a 3.600 horas, incluindo todas as atividades obrigatórias aos alunos.
Contudo, a quantidade de horas está sujeita a pequenas variações, a depender da instituição de ensino escolhida.
O que se estuda na faculdade de Psicologia?
O curso de Psicologia oferece aos alunos aprendizados relacionados ao comportamento humano, seus processos cognitivos e interações sociais. Durante a faculdade, os alunos se deparam com os diferentes enfoques e perspectivas, as quais a psicologia atua.
A partir disso, são desenvolvidos alguns grupos disciplinares padrões na graduação:
- Fundamentos da Psicologia: trata-se de um conteúdo mais introdutório do curso, no qual os alunos vão ter seus primeiros contatos com as principais escolas de pensamento da psicologia. Inclui as disciplinas de História da Psicologia e Introdução à Psicologia.
- Psicologia Clínica e da Saúde: essa área possui um enfoque maior no diagnóstico, tratamento e prevenção através da psicologia no âmbito da saúde. Os estudantes aprendem técnicas de avaliação e intervenção, num trabalho tanto teórico, quanto prático. Normalmente abordado nas matérias de Clínica Psicanalítica, Psicodiagnóstico e Fundamentos da Psicologia da Saúde.
- Psicologia do Desenvolvimento: a psicologia nesse campo do estudo passa por todas as fases do desenvolvimento humano, desde o nascimento, infância, fases da adolescência e vida adulta, numa perspectiva voltada aos aspectos cognitivos, sociais e físicos em cada período. Encontrada nas disciplinas de Desenvolvimento da Infância e Adolescência e Desenvolvimento na Idade Adulta e Terceira.
- Psicologia Social e Comunitária: esse grupo disciplinar estuda as interações sociais dos indivíduos e os impactos da convivência em sociedade no comportamento humano. Aparece nas matérias de Comunicação Comunitária e Psicologia Comunitária.
- Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia: são investigados os processos cognitivos e mentais dos indivíduos e os mecanismos por trás deles. Busca-se compreender o funcionamento da linguagem, memória, percepção e habilidades de resolução de problemas nos humanos. Presente nas disciplinas de Psicologia da Percepção, Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental.
- Psicologia Organizacional e do Trabalho: essa área busca analisar o comportamento e as interações humanas no ambiente de trabalho. Observa aspectos relacionados à liderança, além de avaliar dinâmicas dentro dos grupos. Inclui as matérias de Processos Grupais, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia nas Organizações.
- Psicologia Educacional: esse campo da psicologia busca entender e avaliar as melhores práticas para o aprendizado humano, verificando como são realizados e se desenvolvem os processos cognitivos dos humanos, com intuito de melhorar os métodos utilizados no ensino. Costumam estar nas disciplinas de Psicologia Escolar e Psicologia da Aprendizagem e Memória.
- Psicologia Experimental e Pesquisa: são realizados estudos e pesquisas para explorar, verificar e investigar conceitos e teorias da psicologia, além de buscar novas propostas e soluções a fim de expandir os conhecimentos científicos na área. Estão alocadas nas disciplinas de Métodos de Observação e Coleta de Dados, Métodos de Pesquisa e Análise de Dados.
Grade curricular Psicologia
A grade curricular do curso de Psicologia está sujeita a variações dependendo da instituição de ensino escolhida.
Confira a grade curricular (dados da Quero Bolsa), baseados em programas de diversas instituições.
- Administração de Recursos Humanos I;
- Análise de Dados;
- Análise Experimental do Comportamento;
- Clínica Psicanalítica;
- Comportamento do Consumidor;
- Comunicação Comunitária;
- Desenvolvimento da Infância e Adolescência;
- Desenvolvimento na Idade Adulta e Terceira;
- Direitos Humanos;
- Eletivas;
- Est. Sup. Básico I em Psicologia;
- Est. Sup. Básico II em Psicologia;
- Filosofia da Ciência;
- Filosofia e Ética;
- Fundamentos da Psicologia da Saúde;
- Fundamentos de Estatística e Epidemiologia;
- Fundamentos Socioantropológicos da Saúde;
- Gestalt Terapia;
- Gestão Ambiental e Desenvolvimento;
- Gestão da Qualidade;
- História da Psicologia;
- Intervenções do Psicólogo na Comunidade;
- Introdução à Psicologia;
- Língua Portuguesa;
- Metodologia Científica;
- Métodos de Observação e Coleta de Dados;
- Métodos de Pesquisa;
- Neuroanatomofisiologia;
- Neuropsicologia;
- Organização de Políticas da Saúde;
- Orientação Profissional;
- Processos Grupais;
- Produção Avançada de Trabalho Acadêmico I;
- Produção Avançada de Trabalho Acadêmico II;
- Psicodiagnóstico;
- Psicofisiologia;
- Psicologia Comunitária;
- Psicologia da Aprendizagem e Memória;
- Psicologia da Comunicação;
- Psicologia da Motivação e Emoção;
- Psicologia da Percepção;
- Psicologia da Personalidade;
- Psicologia da Pessoa com Deficiência;
- Psicologia do Pensamento e da Linguagem;
- Psicologia e Saúde do Trabalhador;
- Psicologia e Saúde Mental;
- Psicologia Escolar;
- Psicologia Hospitalar;
- Psicologia Institucional;
- Psicologia Jurídica;
- Psicologia nas Organizações;
- Psicologia Organizacional e do Trabalho;
- Psicologia Social I;
- Psicologia Social II;
- Psicologia, Gestão e Responsabilidade Social;
- Psicologia, Ética e Direitos Humanos;
- Psicopatologia I;
- Psicopatologia II;
- Psicopatologia Infantil;
- Saúde Coletiva e Desenvolvimento Sustentável;
- Saúde Mental e Redução de Danos;
- Teorias e Sistemas Psicológicos I;
- Teorias e Sistemas Psicológicos II – Psicanálise;
- Teorias e Sistemas Psicológicos III – Exist. Human;
- Teorias e Sistemas Psicológicos IV – Cognitivismo;
- Teorias e Técnicas Psicoterápicas;
- Terapia Cognitiva Comportamental;
- Terapia Existencial e Humanista;
- Técnicas de Exame Psicológico I;
- Técnicas de Exame Psicológico II;
- Ética na Saúde.
Além desses componentes curriculares comuns, o curso de Psicologia é muito conhecido pelo seu lado prático, possuindo em praticamente todas as instituições de ensino um estágio supervisionado obrigatório.
A entrega de um Projeto final para a Conclusão do Curso, como um TCC, também pode ser exigida, a depender da instituição de ensino.
Áreas da Psicologia
Ao pensar na atuação de um profissional em Psicologia, é comum associá-la rapidamente à imagem de um psicólogo realizando atendimentos em consultórios. No entanto, existem diversas áreas de atuação possíveis no universo da Psicologia.
Por sua vez, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece 13 áreas de especialidades profissionais de um psicólogo, que são:
- Psicologia Escolar e Educacional: aqui os psicólogos trabalham para otimizar o aprendizado e desenvolvimento humano no contexto educacional. Tentam oferecer suporte aos alunos, orientá-los, buscando o bem-estar emocional e social no âmbito da escola.
- Psicologia Organizacional e do Trabalho: os profissionais que atuam nesse ramo analisam o comportamento humano no momento de trabalho. Participam dos processos de recrutamento, treinamento do trabalhador e buscam auxiliar nas dinâmicas em grupo.
- Psicologia de Tráfego: trabalham na análise do comportamento humano e na tomadas de decisão em situações de trânsito. Buscam entender fatores relacionados ao maior risco de acidentes no trânsito e às possíveis intervenções para otimizar a segurança viária.
- Psicologia Jurídica: essa área da psicologia atua junto ao Direito na análise e avaliação de testemunhas, jurados, além de poder atuar no apoio às vítimas e a outras questões no campo jurídico.
- Psicologia do Esporte: o trabalho do psicólogo é realizado junto a atletas e clubes, para realizar acompanhamento psicológico em situações que envolvem alto estresse, como a competição. Zelam pela saúde mental e bem-estar psicológico, garantindo o melhor desempenho possível.
- Psicologia Clínica: os profissionais atuam em clínicas, diagnosticando e tratando possíveis distúrbios emocionais. Costumam realizar avaliações e propor possíveis intervenções.
- Psicologia Hospitalar: trabalham em hospitais, prestando serviço e apoio aos pacientes, familiares e equipe médica. Auxiliam os indivíduos em momentos de alta instabilidade emocional, tentando promover o bem-estar de todas as partes envolvidas.
- Psicopedagogia: a psicologia atua nessa área visando criar e propor métodos e estratégias de aprendizado mais eficientes possíveis, direcionados àqueles que possuem alguma dificuldade no processo de aprendizagem.
- Psicomotricidade: os psicomotricistas trabalham para auxiliar o funcionamento e desenvolvimento motor humano, pensando a partir da relação entre o corpo e a mente e considerando os processos cognitivos e emocionais envolvidos nessas atividades.
- Psicologia Social: esse campo atua principalmente na área das pesquisas, investigando as interações sociais e relacionamento humano em diferentes contextos sociais. Verificam, a partir de aspectos psicológicos, o preconceito, a persuasão, estereótipos e dinâmicas em grupo.
- Neuropsicologia: com enfoque na relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano, esses profissionais buscam avaliar e tratar distúrbios associados a lesões ou doenças neurológicas.
- Psicologia em Saúde: normalmente trabalham junto ao médico, auxiliando no tratamento e prevenção de doenças, principalmente zelando pelo bem-estar físico e emocional dos pacientes. Costumam realizar acompanhamentos a fim de fornecer suporte psicológico.
- Avaliação Psicológica: campo totalmente voltado para a análise dos indivíduos em diferentes contextos. Pode atuar avaliando habilidades cognitivas, emocionais, sociais, além de realizar avaliações psicológicas forenses, entre outras.
Carreiras na Psicologia
O profissional formado em Psicologia pode atuar nas mais de 13 especialidades da área, em diferentes cargos e funções.
O conhecimento sobre os porquês do comportamento humano e processos cognitivos são prezados em diversos campos do saber, por isso o psicólogo possui oportunidades desde a área esportiva até a educacional, por exemplo.
Abaixo, segue uma tabela com as carreiras e profissões possíveis para cada uma das áreas listadas acima:
Quanto ganha um Psicólogo?
Um profissional formado em Psicologia no Brasil possui um salário médio de R$2.919,89, segundo dados do site Quero Bolsa.
Entretanto, é importante lembrar que o salário do profissional formado em Psicologia varia conforme a região do país, a empresa contratante, o nível de experiência e a carga horária.
A média salarial, por exemplo, conta com a soma de valores baixos (profissionais em início de carreira) e valores altos, representando aqueles com mais experiência no cargo.
Qual área da Psicologia ganha mais?
O salário para um psicólogo varia muito conforme a área escolhida para atuação e porte da empresa. Na lista abaixo, seguem algumas das carreiras que mais bem remuneram na área.
*Informações salariais reunidas pelo Novo CAGED/eSocial/Empregador Web, atualizados no dia 30 de Abril de 2024, numa tabela, dentro do site Salário.
O que faz um Psicólogo?
O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento dos indivíduos, atuando diretamente no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.
No geral, o psicólogo é o profissional responsável por auxiliar no bem-estar individual e realizar a manutenção da saúde mental das pessoas.
Através de estudos sobre o comportamento humano e por meio de análises de suas ideias, valores e emoções, o psicólogo procura identificar padrões de comportamento e interagir com os seus pacientes, visando oferecer orientação adequada.
Psicólogos trabalham não só com fenômenos conscientes, mas também com o subconsciente e com o inconsciente.
Existem diversas abordagens possíveis a seguir na Psicologia, que exploram de diferentes formas conceitos como emoção, cognição, atenção, motivação, personalidade, comportamento, relacionamento, percepção, entre outros.
Além disso, o psicólogo avalia o desenvolvimento emocional e também os processos mentais e sociais de pessoas e grupos.
Vale destacar que o psicólogo não receita medicamentos a seus pacientes, mas realiza tratamentos por meio de terapias, com o objetivo de amenizar ou resolver conflitos mentais de cada indivíduo.
Por isso, a atuação de um psicólogo exige a interação com o paciente, a fim de solucionar o problema caso a caso, uma vez que cada pessoa é única e reage de forma diferente para cada situação. O trabalho do psicólogo é justamente analisar e propor o melhor tratamento para cada indivíduo.
O que é preciso para ser um bom psicólogo?
Profissionais de psicologia costumam ser pessoas atenciosas, com afinidades em comunicação e interações sociais. Por isso, listamos alguns dos atributos comumente atribuídos aos psicólogos:
- Ter boa comunicação;
- Ter iniciativa e empatia;
- Saber lidar com pessoas;
- Ter capacidade crítica e reflexiva;
- Ser curioso;
- Ter paciência;
- Gostar de ler;
- Ter boa interpretação e análise de texto.
Além de ter o perfil ideal para cursar e atuar como psicólogo, vale ressaltar que para exercer a profissão nessa área também é necessário possuir um diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, assim como o registro do profissional no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Pós-Graduação em Psicologia
Após formado, o psicólogo muitas vezes opta por realizar uma pós-graduação, assim melhorando o currículo e, principalmente, se especializando em alguma área específica do campo da Psicologia.
Várias especializações você encontra com bolsas na modalidade tanto presencial, quanto EaD, oferecidas por centenas de instituições de ensino.
Confira algumas opções de pós-graduação em Psicologia em universidades aprovadas e bem avaliadas pelo MEC:
Se quiser descobrir outras possibilidades de especializações e ofertas para pós-graduação, acesse o link.
Onde estudar Psicologia?
Na hora de escolher onde começar a faculdade, vale se atentar às possíveis bolsas de estudo.
Existem diversas universidades que oferecem a graduação em Psicologia, com descontos e mensalidades muito mais acessíveis, sem a necessidade de nota do Enem ou comprovação de renda.
Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de até 80% no valor do curso:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Leia também:
+ 10 indicações de filmes para estudantes de Psicologia
+ Tudo que você precisa saber sobre a especialização em psicologia
Gestão Empresarial: saiba sobre o curso e onde estudar
Gestão Empresarial: saiba tudo sobre o curso
O que é estágio?
Saiba quais são os cursos e valores que a Estácio oferta
O que é Andragogia? Saiba mais sobre o conceito e atuação
Descubra todos os cursos que a Uniasselvi oferece
Odeio Matemática: Qual Faculdade fazer? Descubra!
13 faculdades para quem quer trabalhar em banco
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.