Descubra quais são as áreas de atuação de Direito

Está pensando em ser advogado e quer saber quais são as áreas de atuação do Direito? O Guia da Carreira está aqui para te ajudar a descobrir em qual delas se especializar.

O curso de Direito é um dos mais tradicionais nas faculdades e universidades brasileiras, e também um dos mais procurados pelos estudantes de todo o país. Essa alta procura se deve à boa empregabilidade oferecida pela profissão em todos os setores da sociedade e pela grande oferta de concursos públicos nas mais diversas áreas de atuação.

Para tirar suas dúvidas em relação às possibilidades desta carreira profissional, buscamos todas as informações sobre as áreas de atuação do Direito e compilamos neste artigo. Ficou curioso? Então leia agora mesmo!

Entenda como é o curso de Direito

O curso de Direito é oferecido na modalidade de bacharelado e tem duração de 5 anos. Diferente de outras áreas, essa graduação só pode ser feita no formato presencial.

Mas calma! Na maioria das faculdades, o curso não é integral e o aluno pode escolher entre estudar de manhã ou de tarde.

Nos primeiros anos, o aluno tem contato com disciplinas teóricas como Sociologia e Economia. Nos anos seguintes, as matérias específicas entram na grade do curso e o aluno começa a ter contato com as leis que regem o Direito Civil, Criminal, Comercial e outras legislações. É a partir deste momento que muitos alunos se questionam sobre qual das áreas de atuação do Direito devem seguir carreira.

Quais são as áreas de atuação do Direito?

O Direito é uma área bastante ampla, que oferece diversas opções de especialização. Além disso, com a popularização da internet e a chegada dos crimes cibernéticos, o campo ganhou novas áreas, que até então ninguém imaginava que poderiam existir.

Para quem se forma em Direito, o que não faltam são opções seja no setor público ou privado. No entanto, independentemente do setor de atuação, conhecer todas as possibilidades e se especializar é a melhor opção. Sem mais delongas! Vamos conhecer agora mesmo quais são os campos de atuação desse profissional?

Direito Civil

O Direito Civil, também conhecido como direito do cidadão, é uma das mais amplas áreas de atuação do Direito. O profissional que opta por essa carreira cuida de interesses individuais referentes ao dia a dia dos cidadãos, como por exemplo quando duas pessoas se casa, adquirem bens e imóveis, divórcios e até mesmo divisão de heranças, bem como diversos outros tópicos que dizem respeito às regras e condutas das pessoas das pessoas físicas e jurídicas e suas relações na sociedade.

As opções para quem trabalha com Direito Civil são tantas que é necessário que o advogado se especialize em um campo específico dentro desta área de atuação. Entre elas estão o Direito da Família, Assessoria Jurídica e Pública e Advocacia Pública.

Direito Ambiental

O Direito Ambiental é a disciplina que atua com o objetivo de defender, melhorar e preservar o meio ambiente, visando prezar pela qualidade de vida da sociedade. Partindo deste ponto, podemos dizer que advogado ambientalista tem como missão proteger e melhorar a qualidade ambiental e não é apenas regular os impactos humanos devido ao uso de recursos naturais.

O advogado especialista nesta área trabalha com processos burocráticos relacionados a licenciamentos e infrações ambientais. Ele ainda atua em processos judiciais civis e criminais que envolvem questões relacionadas ao meio ambiente.

Direito Empresarial

Conhecido também como Direito Comercial, a disciplina visa resolver conflitos de interesses envolvendo empresários, empresas privadas e tudo o que envolve o mundo dos negócios.

Os advogados empresariais trabalham prestando assistência na abertura, fusão, dissolução e até mesmo na recuperação de sociedades empresárias. Ou seja, o profissional que atua nesta área pode prestar seus serviços em todos os momentos de uma empresa.

Também faz parte do trabalho dos advogados empresariais a elaboração de contratos e estatutos sociais, direitos e deveres dos acionistas, e também no registro de marcas e patentes.

Direito da Tecnologia da Informação

Esta é uma área supernova, criada devido à inovação tecnológica do mundo moderno. O advogado que trabalha neste setor lida com processos que envolvem crimes virtuais.

Dentre os crimes virtuais estão a divulgação de vídeos e imagens íntimas na internet sem consentimento da vítima e as manifestações preconceituosas, como aquelas que vemos constantemente nas redes sociais, além de outras questões.

Em 2014, foi aprovado o Marco Civil da Internet, que estabelece normas e diretrizes para o uso da rede no país. Com essa novidade, a procura por esse profissional tende a crescer ainda mais.

Direito Consumidor

Assim como o Direito Civil, o Direito do Consumidor está muito presente na vida diária dos cidadãos, por isso o profissional desta área é constantemente solicitado. 

O advogado especializado nesta disciplina deve ter o Código de Defesa do Consumidor na ponta da língua para atender aos cidadãos que se sentem lesados em relação a uma compra, por exemplo. Além disso, pode também defender os interesses das empresas, realizando acordos entre as partes.

áreas de atuação do Direito

Direito Penal

Esta é uma das áreas de atuação do Direito mais tradicionais, pois é o segmento que regula o poder punitivo do Estado. Quem atua nesta área trabalha com questões que envolvem crimes, infrações e contravenções.

O advogado penal prepara a defesa ou acusação de pessoas físicas e jurídicas  diante de um crime ou fraude.

Direito Trabalhista

O advogado trabalhista é muito requisitado no país, tanto por trabalhadores que se sentem lesados quanto por empregadores que desejam se livrar dos processos e pedidos de indenização de seus funcionários e ex-colaboradores. Ele ainda atua com processos relacionados à previdência social e questões sindicais.

Direito Tributário

O advogado tributarista trabalha com questões relacionadas a impostos e tributos. Ele faz o planejamento tributário de empresas e acompanha processos de execução fiscal, com o objetivo de proteger o patrimônio de seus clientes.

Área pública

Esta não é bem uma das áreas de atuação do Direito, pois quem escolhe ingressar no setor público nem sempre exerce a profissão. Na realidade, algumas carreiras públicas exigem o curso de Direito porque para que o profissional faça seu trabalho corretamente, ele precisa conhecer a fundo as leis que regem o país.

São muitas as carreiras públicas que exigem a faculdade de Direito, mas vamos citar apenas as principais:

  • Defensoria pública: o advogado público é aquele que defende cidadãos que não têm recursos para contratar um profissional e dar andamento em seu processo. Ele também atua como procurador, defendendo os interesses dos municípios, estados e da União.
  • Carreira policial: quem sonha em ser delegado precisa fazer o curso de Direito.
  • Magistratura: para seguir a carreira da magistratura precisa passar pela faculdade de Direito. Há concursos praticamente todos os anos, tanto para juízes estaduais quanto para federais.
  • Ministério Público: nesta área entram os promotores de justiça, que atuam na defesa de interesses da sociedade, fiscalizando o cumprimento de leis e promovendo ações perante ao juiz.

Há estudantes que entram na faculdade de Direito já pensando em seguir carreira pública, pois além de oferecer estabilidade, um cargo no Estado é garantia de um bom salário e benefícios bastante atrativos.

Veja onde fazer a faculdade de Direito

No Brasil, não faltam faculdades de Direito, pois este é um curso muito procurado, inclusive em processos seletivos como o Sisu e ProUni. Há muitas opções tanto em universidades públicas quanto em instituições privadas.

Para te ajudar nessa busca, selecionamos algumas boas faculdades que oferecem o curso. Veja lá!

Se você acha difícil passar em uma faculdade pública ou conseguir uma bolsa em uma faculdade particular, não precisa se desesperar. Algumas instituições particulares, como a ANHANGUERA e a Cruzeiro do Sul Educacional, têm seus próprios programas de financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudo.

Veja também:

Saiba tudo sobre o curso de Direito e veja onde estudar

Então, gostou do post sobre as áreas de atuação do Direito? Deixe seu comentário!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin
Descubra a faculdade certa para você!