Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Você sabe com quantos anos pode fazer o Enem? Descubra

Um menino adolescente estudando

Atualizado em 27/05/2024

Uma das principais avaliações educacionais do Brasil, sem dúvidas, é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Faça um teste vocacional e descubra qual faculdade combina com você!

A prova tem o objetivo de medir a qualidade do ensino médio no país, além de servir como porta de entrada para o ensino superior em diversas instituições de ensino.

E, claro, que uma das dúvidas mais comuns relacionadas ao Enem é a idade em que as pessoas podem realizar a prova, já que inicialmente é uma avaliação direcionada para os estudantes do ensino médio.

Por isso, separamos as principais dúvidas sobre com quantos anos pode fazer o Enem, para que você possa aproveitar da avaliação para começar a estudar no ensino superior!

+ Quem pode pedir isenção do Enem? Confira

Qual é a idade mínima para fazer o Enem?

De acordo com o edital do Enem, não há uma idade mínima e máxima para fazer a prova. Todos que quiserem testar seus conhecimentos ou usar a nota da prova para entrar na faculdade podem fazer o exame.

Mas, como se trata de uma prova que avalia a aprendizagem do ensino médio, o participante precisa estar no ensino médio ou ter concluído essa etapa da educação básica.

Em que ano do ensino médio pode fazer o Enem?

Quem está no primeiro e no segundo ano do ensino médio pode fazer a prova na condição de treineiro. Já quem está no terceiro ano ou até mesmo concluiu o ensino médio faz o exame como um candidato normal.

No caso de pessoas que tenham mais de 18 anos e ainda não concluíram o ensino médio, é preciso primeiro terminar esse estágio da formação para fazer o Enem. Nesse caso, as pessoas fazem o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), uma prova gratuita do governo que ajuda quem não terminou o ensino médio na idade adequada.

Quem passa no Enem não precisa terminar o ensino médio?

A partir de 2017, houve uma mudança nas regras do Enem, e a resposta para essa pergunta passou a ser não. 

Anteriormente, até o ano de 2016, os estudantes que não estavam matriculados em uma escola regular tinham a possibilidade de fazer a prova do Enem e obter o certificado do ensino médio. 

No entanto, o Ministério da Educação (MEC) implementou uma série de alterações no Exame Nacional do Ensino Médio, incluindo a extinção da certificação pelo Enem.

Atualmente, quem não está matriculado em uma escola regular não pode fazer o Enem para obter o certificado do ensino médio. A alternativa é realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Como posso usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Agora que você já sabe que não tem idade certa para estudar, pode estar considerando a hipótese de prestar o Enem para entrar na faculdade. Conheça os principais processos seletivos que usam a nota do Exame:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu usa a nota do Enem mais recente para classificar candidatos a vagas em universidades públicas de todo o País. Não é necessário fazer vestibular e, para se inscrever, basta não ter zerado na redação. Conquistar uma vaga pode exigir entre 500 e 800 pontos, dependendo da universidade, curso, turno e modalidade de concorrência.

+ Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O ProUni usa a nota do Enem para conceder bolsas de estudos a pessoas de baixa renda. Para se inscrever é necessário cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda familiar, além de ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação do Enem mais recente.

Em alguns cursos dá para entrar com desempenho próximo ao mínimo exigido. Nos mais concorridos, o desempenho necessário para passar supera os 700 pontos.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O FIES é um programa do Governo Federal que usa a nota do Enem para classificar candidatos a crédito universitário a juros baixos e prazo longo para pagar. É preciso cumprir requisitos de renda e ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação para participar.

Ingresso direto

Nessa modalidade, cada universidade define seus próprios critérios de uso da nota do Enem. É comum utilizarem o ingresso direto para preencher vagas ociosas. Consulte as regras junto à faculdade de seu interesse.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos superiores que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:

Veja também!
Entenda a diferença entre Sisu, ProUni e FIES
Entenda como você pode fazer a inscrição do Enem

Os mais lidos
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 24/09/2024
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa

Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa

Por Guia da Carreira em 20/09/2024
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.