Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Saiba tudo sobre o critério de renda familiar do FIES

FIES

Se bateu aquela dúvida a respeito do critério de renda familiar do FIES, fique ligado que explicaremos tudo a seguir. De quebra, ainda revelaremos o que mudou no programa, os procedimentos que você terá que cumprir antes de obter o financiamento e algumas ótimas faculdades onde estudar com o financiamento.

O critério de renda familiar do FIES

Recentemente o critério de renda familiar para participar do FIES mudou. O programa ampliou o valor máximo permitido para abranger mais pessoas.

Mas antes de falarmos sobre a renda familiar, você sabe o que significa exatamente esse termo Ou melhor: o que significa renda familiar bruta mensal por pessoa (ou per capita)

A renda familiar é a soma dos ganhos individuais de todas as pessoas da família que vivem na mesma casa.

Por exemplo, se na sua casa vivem você, seu pai, seu irmão e sua mãe, a renda familiar mensal é o valor combinado dos rendimentos de cada um pode ser salário, renda de aluguel, pensão, aposentadoria, etc.

Ou seja: o quanto seu pai ganha, mais o quanto sua mãe ganha mais o quanto você ganha e mais o quanto seu irmão ganha.

Para obter a renda familiar bruta mensal per capita, então, basta dividir o total de rendimentos pelo número de pessoas da mesma família que moram naquela casa.

O critério atual do FIES estabelece que a renda familiar bruta mensal não pode ser maior do que cinco salários mínimos por pessoa. Independentemente da quantidade de pessoas que têm algum rendimento, a soma total, no caso de uma família de quatro pessoas, por exemplo, não pode ser maior que o valor correspondente a 20 salários mínimos, o que dá cinco salários mínimos por pessoa.

Como calcular a renda familiar para o FIES

Para calcular a renda familiar para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), é necessário seguir as diretrizes estabelecidas pelo programa. O FIES considera a renda bruta mensal familiar per capita como base para a análise socioeconômica.

A renda bruta mensal familiar per capita é calculada da seguinte maneira:

  1. Some a renda bruta mensal de todos os membros da família que contribuem para a renda familiar, incluindo pais, irmãos e cônjuges.
  2. Subtraia do valor total as deduções legais previstas, como desconto de INSS, pensões alimentícias e imposto de renda.
  3. Divida o valor resultante pelo número de membros da família.

Dessa forma, você obterá a renda bruta mensal familiar per capita, que será utilizada como critério para a análise socioeconômica no processo de seleção do FIES.

Quem tem renda familiar por pessoa de menos de 5 salários mínimos pode participar do FIES?

O FIES não estabelece um valor mínimo de renda familiar para quem quer participar do programa. Aqui existe apenas o valor máximo permitido.

Por isso, se a sua renda familiar bruta mensal for de um, dois, três ou quatro salários mínimos por pessoa, pode entrar tranquilo na disputa por um financiamento do FIES.

Além do critério de renda, o que mais é preciso cumprir para entrar no FIES?

Além da renda familiar, o FIES tem outro requisito de participação: o do desempenho no Enem.

Para concorrer a um financiamento é preciso ter feito o exame em qualquer ano a partir de 2010. Além disso, o candidato precisa ter atingido pelo menos 450 pontos na média das provas e ter tirado nota acima de zero na redação.

Assim que você se inscrever no FIES, o sistema vai procurar a pontuação mais alta alcançada no Enem, caso tenha feito o exame mais de uma vez. É com esse valor que você irá disputar uma vaga de financiamento.

Aqui não custa lembrar: quanto melhor a nota do Enem, maiores as chances de ganhar uma vaga do FIES!

Precisa comprovar renda familiar no FIES?

Sim, todos os candidatos aprovados no FIES terão que fazer pelo menos duas comprovações de renda.

A primeira delas ocorre no SisFIES, um sistema no qual todos os aprovados para um financiamento terão, obrigatoriamente, que entrar e informar dados mais completos sobre renda, formação escolar, dados familiares e situação socioeconômica geral.

Depois o candidato precisará comparecer, levando toda a documentação, à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde obteve o financiamento. A equipe de profissionais fará a análise e validação de todos os documentos apresentados.

Se estiver tudo nos conformes, será preciso seguir até uma agência bancária conveniada para assinar os termos finais do financiamento.

Além do critério de renda, o que mais mudou no FIES?

Você já viu que a renda familiar mensal bruta para participar do FIES mudou, mas essa não é a única alteração sofrida pelo programa em 2017.

O FIES agora tem três categorias diferentes de financiamento que estão totalmente ligadas ao perfil socioeconômico, ou seja, à renda familiar! Conheça:

  • O FIES 1 oferece financiamento a juro zero a candidatos que tenham renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. Essa modalidade será oferecida a um terço de todos os contratos oferecidos por ano.
  • O FIES 2 terá juros baixos, na casa dos 3% ao ano, e será oferecido aos candidatos com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa que morem nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
  • O FIES 3 será destinado aos demais participantes que tenham renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. Os juros cobrados aqui serão de 6,5% ao ano, aproximadamente.

Fora isso, as parcelas do financiamento agora serão cobradas depois que o estudante se formar e começar a ter renda. Antes o MEC dava um prazo de carência fixo de um ano e meio após a formatura.

Onde estudar com financiamento do FIES

Se você está em dúvidas sobre tentar ou não o FIES, temos uma boa notícia: o benefício está disponível apenas em faculdades bem avaliadas pelo MEC.

Essa é uma bela garantia de que seu investimento não vai ser jogado fora. O MEC atesta que o curso escolhido está dentro dos conformes e que o diploma que virá depois será bem aceito no mercado de trabalho.

Inúmeras faculdades particulares participam do FIES, por todo o Brasil. Nossa recomendação é que você chegue ao processo seletivo já com uma instituição em mente. Isso vai ajudar bastante na hora de encontrar a vaga ideal.

Pensando nisso, selecionamos algumas ótimas faculdades para você levar em conta a partir de agora. Algumas delas estão espalhadas por todo o Brasil e oferecem cursos em diversas áreas do conhecimento.

Conheça:

Veja também:

Descubra como se inscrever no FIES e obter seu financiamento

Tudo certo em relação ao critério de renda familiar do FIES? Vai tentar o financiamento? Conte para a gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 24/09/2024
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa

Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa

Por Guia da Carreira em 20/09/2024
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.