Descubra que nota você precisa tirar no ENEM pra passar em Pedagogia
Quem gosta da ideia de ensinar crianças, pensar em novas metodologias de ensino, produzir material didático e administrar escolas certamente está com os olhos voltados para o curso de Pedagogia.
A graduação é uma das mais populares no Brasil. Quem conseguir vaga em Pedagogia fará parte de um grupo que hoje conta com 656 mil pessoas ? o terceiro curso com a maior quantidade de universitários no País, perdendo apenas para Direito e Administração.
E se você pensa que, com tanta gente assim, o campo profissional está saturado, uma boa notícia: ainda há carência de pedagogos em praticamente todo o Brasil, especialmente nas cidades menores.
O curso não aparece entre os mais difíceis de passar, dado o alto número de instituições que oferecem a graduação: são mais de mil, sendo que aproximadamente 86% estão na rede particular.
O desafio aqui é, portanto, conseguir entrar na rede pública. Enquanto sobram vagas nas faculdades privadas, nas públicas a média nacional é de 11 candidatos disputando um único lugar ao sol ? e esse número pode ser muito maior, dependendo da instituição de ensino.
Descubra a seguir que nota você precisa tirar no Enem para passar em Pedagogia, quais são os principais processos seletivos que aceitam a nota do Exame e as dicas para garantir sua vaga!
Conheça as formas de passar em Pedagogia com a nota do Enem
Quem faz o Enem pode concorrer a vagas em universidades públicas, ganhar bolsas de estudos em instituições particulares, financiar o curso ou entrar direto na faculdade privada sem precisar fazer vestibular.
Se somarmos o número de edições de cada uma dessas alternativas, há pelo menos sete chances de entrar em Pedagogia por ano! Incrível, não é?
Veja os processos seletivos que aceitam a nota do Enem:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu): escolhe alunos para estudar em universidades públicas de todo o Brasil. Anualmente, são centenas de milhares de vagas em todas as áreas do conhecimento. Todo mundo pode participar, basta ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação. O Sisu abre inscrições duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo.
Programa Universidade para Todos (ProUni): o programa de bolsas do Governo Federal permite que pessoas de baixa renda estudem em faculdades privadas de primeira linha. O Ministério da Educação estabelece os seguintes critérios para concorrer ao benefício: ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação, além de atender aos requisitos de renda e de formação escolar. O processo abre duas vezes ao ano.
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): Com o FIES o estudante pode financiar o curso a juros baixos e começar a quitar a dívida bem depois da formatura. É uma boa ajuda para quem está sem condições financeiras de bancar a faculdade particular. Conseguir o FIES, no entanto, ficou mais difícil. Para concorrer é preciso apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010. O financiamento também tem critérios de renda. O FIES acontece duas vezes por ano.
Ingresso sem vestibular: um número cada vez maior de faculdades particulares já aceita a nota do Enem como critério para selecionar novos alunos. Basta apresentar o desempenho e, caso atinja o mínimo exigido, efetuar a matrícula sem burocracia e sem precisar fazer vestibular.
Veja a seguir qual a nota de corte para conseguir vaga em Pedagogia nesses quatro processos seletivos:
Nota do Enem para passar em Pedagogia pelo Sisu
O bom número de vagas de Pedagogia nas faculdades públicas ajuda a dar uma aliviada na nota de corte do Sisu ? quase sempre tão alta para passar na maioria dos cursos.
A média geral para entrar em Pedagogia tem sido de 600 pontos, aproximadamente.
As maiores notas de corte ficam no patamar de 730 pontos, enquanto as menores ficam entre 480 e 500 pontos.
Nota do Enem para passar em Pedagogia pelo ProUni
Aqui a média para descolar o benefício tem sido similar à do Sisu: 600 pontos!
A diferença está nas notas mais altas e mais baixas. No ProUni é possível entrar em Pedagogia com o mínimo exigido, 450 pontos. Tudo, claro, depende da faculdade e da cidade onde a bolsa é oferecida.
Já as notas mais altas podem até superar as do Sisu, às vezes chegando a 790 pontos.
Lembre-se de que a pontuação para passar muda a cada edição do programa e depende, basicamente, do desempenho dos demais candidatos interessados na mesma vaga de Pedagogia (mesma faculdade, campus, unidade, turno e modalidade de concorrência).
Nota do Enem para financiar o curso de Pedagogia pelo FIES
Quem pensa em solicitar o financiamento estudantil para Pedagogia terá que apresentar um desempenho de aproximadamente 530 pontos no Enem ? essa tem sido a média para entrar na maioria das instituições participantes.
Mas há quem consiga o benefício apenas com o menor valor exigido, 450 pontos.
Nas faculdades mais disputadas a nota de corte se aproxima de 700 pontos!
Nota do Enem para passar em Pedagogia por ingresso direto
As faculdades privadas são livres para definir a pontuação mínima no Enem para conseguir vaga em Pedagogia. Muitas pedem apenas que o candidato não tenha zerado na redação. O ideal é consultar a instituição para saber as condições.
Para facilitar sua busca, apresentamos a seguir algumas faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem curso de Pedagogia e aceitam a nota do Enem para ingresso direto, além de participarem do ProUni e do FIES:
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário UNIBTA
Como garantir vaga em Pedagogia com a nota do Enem
Nos processos seletivos que aceitam a nota do Enem, a graduação em Pedagogia é considerada de dificuldade média ? ou seja, não é preciso uma nota tão alta para passar.
Ainda assim é preciso foco e disciplina para fazer bonito nas provas. Aqui apresentamos algumas dicas para você:
- Não deixe para se preparar na última hora. Estabeleça uma rotina de estudos já no começo do ano.
- Uma das formas mais eficazes de se dar bem no Enem é resolver as provas anteriores (a partir de 2010). Além de se familiarizar com o grau de dificuldade do Exame, o candidato fica por dentro do formato das questões.
- Durante a resolução, faça uma tabela e divida os assuntos em que você tem dificuldade alta, média e baixa.
- Reforce os estudos naqueles conteúdos que você identificar como de média e alta dificuldade.
- Mantenha-se sempre informado sobre os assuntos da atualidade e diversifique os pontos de vista. Isso vai ajudar a fazer uma ótima redação.
- Reserve um tempinho para se exercitar, dormir bem e dedicar tempo às atividades de lazer. Seu cérebro vai agradecer!
Veja também:
ENEM ou Vestibular? Descubra qual a melhor opção para você
Vai entrar na disputa por uma vaga em Pedagogia com a nota do Enem? Conte aqui qual o processo seletivo mais interessante para você!
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do segundo dia de provas
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do primeiro dia de prova
Inep divulga tema de redação do Enem 2024
Inep divulga local de prova do Enem 2024; saiba como acessar
Quer fazer faculdade de 2 anos? Veja as opções disponíveis
Quero Bolsa x Educa Mais Brasil: diferenças e vantagens
Descubra quais cursos a Anhanguera oferece!
Cartilha de Redação do Enem é divulgada; confira
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.