Que horas sai o resultado do Sisu? Saiba onde ver
O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é aguardado com ansiedade pelos estudantes que disputam vagas em universidades públicas utilizando a nota do último Enem como critério de seleção.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Veja a seguir em que horário o resultado sai e como ver se você foi aprovado. Conheça ainda opções para entrar na faculdade com a nota do Enem caso não consiga uma vaga pelo Sisu!
Que horas sai o resultado do Sisu?
O resultado do Sisu geralmente sai às 9 horas da manhã do dia estipulado em calendário para isso.
Em 2024, está previsto para acontecer no dia 30 de janeiro. Por isso, fique de olho para conseguir consultar a sua classificação.
O período de inscrições costuma durar 4 dias. Neste ano, começou na segunda-feira e foi até quinta-feira, ou seja, de 22 a 25 de janeiro.
+ Como se inscrever no Sisu? Garanta sua vaga na universidade pública
Como ver o resultado do Sisu?
O resultado do Sisu deve ser conferido pela internet, no site do Sisu. Para ter acesso, o candidato deve entrar na plataforma do Sisu, com login e senha da sua conta Gov.br.
Também é possível conferir o resultado do Sisu junto às instituições de ensino participantes e na central de atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.
Como fazer a matrícula após ser aprovado?
Após ser aprovado no Sisu, é preciso verificar junto à instituição de ensino o local, horários e documentos necessários para fazer a matrícula. O período para se matricular geralmente começa dois dias úteis após a divulgação do resultado.
Lembrando que candidatos que não forem aprovados em nenhuma das opções de curso podem se inscrever na lista de espera do Sisu. O prazo para se inscrever na lista de espera este ano começa no mesmo dia da divulgação do resultado.
+ Como saber se passei na lista de espera Sisu? Entenda
Outras formas de aproveitar a nota do Enem para entrar na faculdade
Quem não consegue uma vaga pelo Sisu pode aproveitar a nota do Enem para entrar em uma faculdade particular pagando pouco ou até mesmo de graça!
Isso porque a nota do Enem pode ser usada no ProUni ou para ingresso direto em instituições privadas. Conheça melhor cada uma dessas opções a seguir.
ProUni
O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Para se inscrever no ProUni, é preciso ter feito a última edição do Enem com pontuação média igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação.
Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, e a nota mínima para conseguir uma bolsa (nota de corte) varia conforme o curso e instituição de ensino, assim como ocorre no Sisu.
Porém, para ter direito às bolsas, além de cumprir os pré-requisitos de inscrição e alcançar a nota de corte, é preciso atender a pelo menos um dos seguintes critérios:
- Ter feito o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública no exercício da função (válido para bolsas em cursos de licenciatura, sem limite de renda nesse caso).
Existem ainda limites de renda familiar mensal bruta por pessoa, conforme o tipo de bolsa:
- Bolsas integrais: até um salário mínimo e meio.
- Bolsas parciais: até três salários mínimos.
As inscrições para o ProUni são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site do programa.
Ingresso direto em faculdades privadas
Ingresso direto é uma modalidade de seleção utilizada por várias faculdades particulares, na qual o candidato pode utilizar a nota do Enem, sendo, dessa forma, dispensado de fazer a prova do vestibular.
Geralmente, são aceitas notas de edições do Enem a partir de 2010, e as notas de corte quase sempre são muito mais baixas do que as do Sisu e ProUni, devido à menor concorrência.
Agora vem a melhor parte: algumas faculdades dão bolsas de estudo de até 100% para estudantes que escolhem o ingresso direto, utilizando a nota do Enem. E mesmo com uma bolsa parcial, o valor da mensalidade já pode ficar bem baixo.
+ Saiba quais são os cursos menos concorridos no Sisu
A concessão de bolsas diretamente pela faculdade é um processo muito mais simples e rápido que o ProUni, pois não há intermediários. Além disso, não é preciso atender a critérios socioeconômicos.
O ingresso direto pode ser utilizado tanto para cursos na modalidade presencial quanto à distância (EAD). Lembrando que os cursos EAD já costumam ser mais baratos.
Para utilizar sua nota do Enem no ingresso direto, basta procurar uma faculdade que tenha essa forma de seleção e o curso do seu interesse, apresentar alguns documentos básicos, fazer sua matrícula e começar a estudar.
Lembre-se apenas de verificar se a faculdade é reconhecida pelo MEC antes de se matricular, pois assim você tem a garantia de que receberá um diploma válido em todo o país após se formar.
Onde estudar com a nota do Enem
Pesquisamos para você algumas faculdades reconhecidas pelo MEC onde você pode usar a nota do Enem para ingresso direto e conseguir bolsas de estudo:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
+ Saiba mais!
Cotas do Sisu
Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.