Publicidade e Propaganda Brasileira: Criatividade Premiada no Mundo
A Publicidade e Propaganda Brasileira no Mundo
A Publicidade e Propaganda Brasileira é admirada em todo o mundo e ilustra bem a mistura de influências culturais de nosso país.
A publicidade e propaganda nacional é alegre, criativa, além de ser uma publicidade de baixo orçamento, caso comparada a outros países!
Não que as campanhas publicitárias sejam precárias, rústicas ou mal feitas, a questão é que a publicidade Brasileira é baseada em idéias e não em super-produções. Muitas vezes os altos orçamentos tem justamente tal papel: disfarçar a falta de conteúdo.
O Brasil é um país claramente multicultural, com influências de todo o mundo: Europa, África, Ásia e até mesmo de nativos (indígenas). A nação brasileira é miscigenada e isso reflete na visão de mundo e consequentemente na publicidade produzida por aqui.
A Publicidade e Propaganda Brasileira: Qualidade e Lucratividade
O mercado de publicidade no Brasil (da década de 2000 em diante), passou a movimentar mais de 10 bilhões dólares por ano, todos os anos.
Além do grande investimento financeiro por parte das empresas, as agências de publicidade também tem investido cada vez em mais qualidade, o que tem refletido em várias premiações internacionais para a publicidade e propaganda nacional.
No Festival Internacional de Propaganda de Cannes, por exemplo, a publicidade Brasileira se mantém constantemente entre as 4 mais premiadas.
Em Cannes, no ano de 2008, as 5 principais agências de publicidade Brasileiras (Y&R, McCann-Erickson, AlmapBBDO, JWT e DM9DDB) inscreveram mais de 800 peças publicitárias nas várias categorias do festival.
Esse número expressivo, de peças publicitárias inscritas, indica dois fatores importantes:
- A alta movimentação do mercado de publicidade e propaganda no Brasil.
- A grande quantidade de peças publicitárias de qualidade produzidas, afinal, não é qualquer trabalho que pode participar do festival de Cannes.
Neste mesmo ano o Brasil ganhou 27 Leões de Cannes: 5 de ouro, 7 de prata e 15 de bronze, colocando nosso país no terceiro lugar do ranking geral de vencedores.
As Agências de Publicidade no Brasil
Atualmente fazer um estágio nas agências tradicionais de publicidade é o melhor caminho para aqueles que almejam iniciar carreira em publicidade e propaganda.
Como não temos um órgão regulador central, não se sabe atualmente quantas agências de publicidade e propaganda existem no Brasil.
Os especialistas afirmam que esse número, levando em conta desde micro-agências até os gigantes do mercado, está entre 5.000 e 10.000 agências. A maioria dessas agências são concentradas na região Sudeste.
Um fato interessante do mercado de publicidade e propaganda atual é o fato de que está cada vez mais fácil montar um negócio próprio na área, devido a simplicidade da veiculação e administração da publicidade via Internet (existem sistemas como o Adwords do Google, que permitem um gerenciamento completo e simples). Tais ferramentas focadas em ação online tem alavancado o setor de serviços e auxiliou na proliferação de centenas de pequenas agências de Web Marketing no Brasil.
Atualmente a maior agência de publicidade Brasileira é a Y&R. Presidida pelo famoso empresário Paulista Roberto Justus, no ano de 2005 seu faturamento foi de mais de 2 bilhões de Reais.
Características da Publicidade e Propaganda no Brasil Atual
Devido ao alcance que a televisão aberta tem no Brasil (segundo o IBGE, 95,7% das casas Brasileiras tem um aparelho de TV) ela concentra mais da metade dos investimentos em publicidade e propaganda, seguida por jornal, revista, rádio e Internet.
Atualmente a Internet ainda representa um percentual mínimo dos investimentos em publicidade e propaganda no Brasil, mas por outro lado é a mídia que mais vem crescendo e conquistando espaço.
Muitos especialistas afirmam que a publicidade e propaganda na Internet Brasileira ainda vai crescer muito, esse crescimento só não acontece agora devido a um conjunto de fatores, como as conexões de Internet: as conexões são caras e a banda larga ainda não atinge 100% do país.
Confira abaixo a proporção das principais mídias na composição dos investimentos em publicidade e propaganda no Brasil:
Muitos não sabem, mas no Brasil, os governos também investem enormes quantias em publicidade e propaganda.
Em 2009, o Governo Federal investiu cerca de 600 milhões de Reais. Os governos estaduais e municipais mais 400 milhões, totalizando aproximadamente 1 bilhão de Reais em publicidade e propaganda oficial.
A maioria destes recursos é usada para informar e esclarecer a população sobre assuntos, tais como: o uso da camisinha, vacinação infantil, vacinação de idosos e assuntos gerais de saúde e educação. Parte é dedicada a assuntos eventuais (esclarecimentos sobre a gripe H1N1, por exemplo) e parte é dedicada a divulgação de programas oficiais, tais como: o PAC e o Bolsa Família.
A todos os eventuais aspirantes na carreira de publicidade e propaganda, é interessante ressaltar o papel de um curso superior na área. Vários são os fatores ligados ao sucesso de uma campanha publicitária. A boa idéia é sempre um diferencial, mas é necessário um conjunto de metodologias e processos para que a mesma seja viável.
Olimpíadas 2024: 13 profissões para trabalhar em eventos esportivos
Conheça o mercado de trabalho para o profissional de Educação Física
Conheça o mercado de trabalho em Educação Física
Entenda como é o estágio em órgão público e veja cursos para a área
Como trabalhar com cinema brasileiro? Conheça as profissões na área
Entenda o dia a dia e o que faz um Cientista da Computação
Entenda o dia a dia e o que faz um Biomédico
Entenda como é vida de um profissional de psicologia
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.