O aditamento é a
renovação do contrato de financiamento do FIES, um procedimento que deve ser feito todo semestre.
Essa renovação serve para confirmar que o aluno continua em situação regular na instituição de ensino para a qual solicitou o financiamento, e também corrigir ou alterar dados do contrato. O processo é conduzido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição e acontece no período de matrículas.
O prazo para solicitação do aditamento é definido pela própria faculdade, dentro das regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
O
aditamento do FIES é obrigatório. Entenda o que é e como fazer a renovação do contrato para não perder o benefício do FIES!
Veja também:
+ Fiz o Enem, e agora? Veja algumas dicas do que fazer!
Como fazer o aditamento do FIES?
O aditamento é realizado por meio do Sistema Informatizado do Fies (
SisFIES). A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade solicitará a renovação do contrato. O estudante tem um prazo para fazer a confirmação dos dados no sistema a partir da data de conclusão da solicitação.
Se as informações do contrato estiverem corretas, o aluno deve retirar na CPSA uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que é assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão. Esse documento confirma que o aluno continua estudando na faculdade para a qual pediu o financiamento. Se o contrato trouxer algum dado incorreto, o estudante deve entrar em contato com a CPSA para fazer as correções e pedir o reinício do processo.
Qual é o prazo para fazer o aditamento do FIES?
A regulamentação do MEC estabelece que:
- No primeiro semestre, o processo de renovação deve acontecer entre o dia 1 de dezembro do ano anterior e o dia 31 de março do ano corrente.
- No segundo semestre, a renovação deve ser feita entre os dias 1 de julho e 31 de agosto do ano corrente.
Informe-se sobre os prazos da sua faculdade!
O que acontece se o aditamento não for realizado?
O aditamento semestral do FIES é
requisito obrigatório para a continuidade do financiamento. O estudante que não fizer a renovação a cada semestre terá seu
contrato cancelado.
O aditamento precisa ser feito semestralmente, mesmo que a matrícula do curso aconteça uma única vez ao ano. É importante lembrar ainda que a renovação só é permitida se o aluno não estiver inadimplente, ou seja, estiver com todas as parcelas do FIES em dia (no caso de financiamento de 100%) da faculdade e com todas as parcelas do FIES e mensalidades em dia (no caso de financiamentos parciais).
O estudante que deixou de pagar uma mensalidade antes de contratar o financiamento deve quitar a dívida para conseguir realizar o aditamento. O FIES não tem caráter retroativo.
Se você perdeu os prazos para o aditamento do FIES, procure a CPSA da sua faculdade.
Qual a diferença entre aditamento simplificado e não simplificado?
Existem duas modalidades de aditamento do FIES: simplificado ou não simplificado.
O
aditamento simplificado é aquele em que não há alteração de cláusulas no contrato do financiamento. Ele é renovado nas mesmas condições que no semestre anterior.
Já o
aditamento não simplificado ocorre quando há mudanças no contrato, tais como: troca de fiador, alteração da faculdade em que o estudante está matriculado, necessidade de aumento do prazo de pagamento ou ainda atraso no pagamento da parcela trimestral de juros. Os primeiros passos para renovação são os mesmos para o aditamento simplificado, você terá que confirmar os dados no sistema e comparecer à CPSA da sua faculdade para obter o DRM. Em seguida, deve ir até a agência bancária onde assinou o contrato, juntamente com o seu fiador, levando todos os documentos exigidos no processo, para formalizar as alterações. O prazo para o aditamento não simplificado é de dez dias corridos, a partir do terceiro dia útil após a confirmação eletrônica do aditamento, feita por meio do SisFIES.
O que é o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior em instituições privadas através da concessão de financiamento para o custeio dos cursos, com juros baixos e prazo longo para quitar a dívida.
Como funciona o FIES?
O FIES acontece duas vezes por ano.
Para conseguir o financiamento é preciso passar em um processo seletivo, que exige desempenho mínimo no Enem e tem um teto de renda familiar para se inscrever. Os candidatos são selecionados a partir da nota do Enem – quanto melhor a pontuação, maiores as chances.
O estudante que ganha o FIES recebe uma ajuda para pagar a faculdade. A dívida só começa a ser cobrada após a formatura.
Faculdades que participam do FIES
Só podem participar do FIES instituições
reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.
Conheça algumas das principais:
Veja também:
Faculdades que aceitam o FIES
Conseguiu fazer o seu aditamento do FIES? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe um comentário!