Entenda tudo sobre a carreira em Museologia
A Museologia é um campo do conhecimento que se dedica ao estudo dos museus, abrangendo a sua coleta, organização e preservação de peças de significância artística, cultural, científica e histórica.
Sobre Museologia
Ao contrário do que muitos possam pensar, o museólogo não trabalha apenas em museus. Suas atividades estão ligadas ao patrimônio cultural produzido pelo homem, como por exemplo: obras arquitetônicas, tradições populares, monumentos, manifestações artísticas, folclore, etc.
O museólogo tem como principais objetivos preservar e expor peças de valor histórico, cultural ou científico, e transmitir conhecimentos através de ações culturais envolvendo o acervo destas peças.
O curso de Museologia ainda não é muito conhecido. São poucas as instituições de ensino no Brasil que oferecem esta graduação e também são poucos os profissionais formados por ano nesta área.
A formação de nível superior em Museologia prepara profissionais com uma boa base de conhecimentos em História da Arte e História Geral. Além disso, o estudante aprende sobre a gestão de museus, conservação de acervos, documentação museológica, catalogação de peças e muito mais. É imprescindível que um profissional especializado em Museologia tenha interesse por história, cultura e artes, seja meticuloso e organizado.
Dentre as possíveis áreas de atuação de um museólogo, destacamos as seguintes:
Aquisição de obras
O museólogo é responsável por estabelecer políticas de aquisição de obras para compor o acervo de uma instituição ou para montar uma exposição.
Ele entra em contato com outros museus, empresas, instituições ou colecionadores particulares e cuida da documentação necessária para o empréstimo, venda ou permuta de obras.
Administração de Espaços Culturais
O museólogo se envolve em todas as questões relacionadas com o planejamento, execução e coordenação das atividades realizadas nestes espaços. Algumas de suas principais atividades são:
- Planejar e gerenciar os serviços educativos e atividades culturais da instituição.
- Executar todas as atividades necessárias para o funcionamento do museu.
- Definir o espaço adequado à apresentação ou armazenamento das coleções.
Organização de Exposições
O museólogo seleciona as peças que farão parte da exposição, coleta informações relacionadas a elas e determina a melhor maneira de dispor e apresentar as obras. Para isto ele leva em consideração o perfil do público, o local e o tipo de instalação onde a exposição ocorrerá.
Conservação e Restauração
O museólogo preocupa-se com a conservação das obras quando estão guardadas, expostas ou sendo transportadas. Ele define e controla as condições do ambiente (como a incidência de luz, temperatura e umidade), a maneira como as obras são armazenadas e o tipo de embalagem adequada para o transporte seguro das peças.
Ele também avalia as obras e identifica quais necessitam de restauração.
Documentação e Catalogação
A organização do acervo é a principal atividade desta área da Museologia. Aqui o museólogo identifica, numera e fotografa as peças, controla a entrada e saída de cada item, realiza perícias para identificar o valor histórico, científico ou artístico de bens e averigua sua autenticidade.
Também faz parte de seu trabalho solicitar o tombamento de bens culturais, ou seja, o reconhecimento do valor histórico ou cultural desses bens e transformação deles em patrimônio.
Memória Empresarial
O museólogo pode trabalhar em empresas públicas ou privadas organizando seus acervos. Ele atua pesquisando e recuperando documentos e a história da instituição. Suas atividades englobam realizar um levantamento do acervo para então catalogar e inventariar cada peça ou documento.
Mercado de trabalho para Profissionais de Museologia
A profissão de museólogo é regulamentada e, para exercer suas atividades, o profissional deve se cadastrar no Conselho Regional de Museologia (COREM) do estado onde trabalha.
Além de atuar em museus de diversos tipos, como arqueológicos, etnográficos, de história e arte, de ciência e tecnologia ou comunitários, o museólogo encontra oportunidades de emprego junto a órgãos culturais e educacionais. Veja alguns exemplos:
- Centros de memória
- Fundações culturais
- Galerias de arte
- Universidades
- Planetários
- Institutos de pesquisa
- Centros de documentação e informação
- Antiquários
- Parques e reservas ambientais
- Bibliotecas
- Coleções públicas e particulares
- Sítios históricos e arqueológicos
Algumas instituições públicas realizam concursos para museólogos, como é o caso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e de algumas universidades.
Como se especializar em Museologia
O curso superior em Museologia é do tipo bacharelado e tem duração média de 4 anos. São poucas as instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem esta graduação. Ao todo, no País, existem apenas 16 universidades que possuem o bacharelado em Museologia. Confira algumas delas:
- Universidade de Brasília (UNB) – Pública
- Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Pública
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pública
Profissionais com diploma de curso superior em áreas afins podem optar por cursos de pós-graduação em Museologia.
Também é possível ingressar nesta carreira através de um curso técnico em Museologia que é oferecido por instituições de ensino públicas e privadas de todo País.
Veja também:
Você acha importante preservar a história e a cultura de nossa sociedade? Gostaria de seguir carreira na área da Museologia? Compartilhe suas ideias conosco aqui nos comentários!
Olimpíadas 2024: 13 profissões para trabalhar em eventos esportivos
Conheça o mercado de trabalho para o profissional de Educação Física
Conheça o mercado de trabalho em Educação Física
Entenda como é o estágio em órgão público e veja cursos para a área
Como trabalhar com cinema brasileiro? Conheça as profissões na área
Entenda o dia a dia e o que faz um Cientista da Computação
Entenda o dia a dia e o que faz um Biomédico
Entenda como é vida de um profissional de psicologia
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.