Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET): O que é e como fazer o cadastro para MEI?
Muita gente não sabe, mas o DET significa Domicílio Eletrônico Trabalhista. Esse é um sistema online do Governo Federal brasileiro, gerenciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para comunicação entre a fiscalização do trabalho e as empresas.
+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!
Os Microempreendedores Individuais (MEIs), assim como as grandes empresas do Simples Nacional e os empregadores domésticos precisam aderir ao DET até esta quarta-feira, 1º de maio.
Se você é MEI e não sabe como fazer para aderir, continue lendo o artigo para entender melhor o que é o DET e como fazer seu cadastro!
Para que serve o DET?
O DET é o novo canal de comunicação entre a auditoria fiscal e as empresas, com o objetivo de simplificar processos e reduzir custos operacionais para empresas e governo.
Desde 1º de março, o sistema é obrigatório para empregadores e entidades dos grupos 1 e 2 do eSocial. Agora, o DET também é obrigatório para os grupos 3 e 4 do eSocial, incluindo empregadores domésticos. Os MEIs, parte do grupo 3, também precisam se cadastrar.
De forma resumida, o DET serve para:
- Tornar a comunicação entre empresas e o Ministério do Trabalho mais fácil e rápida, por meio de um ambiente digital;
- Aumentar a transparência e segurança das informações trabalhistas trocadas;
- Agilizar processos e reduzir custos operacionais.
É importante lembrar que o DET é obrigatório para todas as empresas sujeitas à fiscalização do trabalho, independentemente de possuírem funcionários ou não.
O que acontece se o MEI não se cadastrar no DET?
Microempreendedores e empresários que não cumprirem as exigências podem enfrentar multas entre R$ 208,09 e R$ 2.080,91, o que pode representar quase um terço do faturamento mensal de um MEI.
Além das multas, não usar o DET significa perder benefícios, como não precisar publicar comunicados no Diário Oficial da União ou enviá-los pelo correio, prejudicando os microempreendedores.
Mudanças no MEI: Notas fiscais deverão ser emitidas em novo portal
Com o DET, empregadores têm acesso a informações relevantes diretamente pela plataforma, como atos administrativos e intimações, agilizando o fluxo de informações entre as partes.
5 passos para cadastrar no DET
O MEI que for aderir ao DET, precisa acessar o Portal de Serviços ao Contribuinte, o e-CAC e seguir os seguintes passos:
- Fazer login com sua conta gov.br;
2. Leia as orientações sobre o funcionamento do DET e clique em “Solicitar Adesão” para confirmar;
3. Leia o termo de adesão e clique em “Assinar”;
4. O site vai pedir que você confirme a assinatura por meio do aplicativo do gov.br ou SMS, através do número de celular cadastrado.
5. Depois disso, o termo de adesão do DET estará assinado.
+ Veja também!
Quais as diferenças entre autônomo, MEI e profissional liberal? Entenda
21 profissões que não podem se tornar MEI
Confira quando sai o local de prova do CNU 2024; Veja datas
CNU 2024: Novo cronograma é divulgado pelo Governo Federal; Confira calendário
Concurso da Caixa 2024 será adiado? Entenda situação
CNU é adiado em todo o país devido às chuvas no RS; Veja como ficou o calendário
Título de eleitor: Como tirar o documento online? Entenda
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.