Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Action
Faculdades

Humanas ou Exatas: entenda a diferença entre as duas áreas

Estudante sorridente em uma biblioteca, analisando conteúdos no laptop e em um livro. A imagem representa a escolha entre Humanas ou Exatas, destacando o processo de decisão acadêmica e a busca por conhecimento.

Artigo em colaboração com a Unicesumar

Escolher uma carreira da área de Humanas ou Exatas requer um alto grau de autoconhecimento e percepção de mercado. Afinal, decidir o melhor caminho acadêmico é uma missão desafiadora, principalmente para quem está iniciando a sua trajetória profissional ou pensa em fazer a transição de carreira.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

Conheça mais sobre cada uma dessas áreas para, finalmente, tomar a decisão que expandirá os seus horizontes profissionais!

É possível combinar estudos de Humanas e Exatas?

Embora esses campos do conhecimento sejam vistos como opostos, é possível combiná-los de diferentes formas, visto que há diversas profissões que exigem habilidades nos dois campos. Por exemplo: Neurociência, Design de Sistemas, Inteligência Artificial e a Economia Comportamental.

Essa combinação permite que as pessoas não somente ampliem a gama de oportunidades de trabalho, como também se adaptem aos diferentes contextos, otimizando o seu desempenho e os resultados.

Quais profissões estão ligadas às Ciências Humanas?

As Ciências Humanas abrangem uma grande variedade de profissões que envolvem desde a análise e interpretação até a intervenção em entornos culturais e sociais. A seguir, apresentamos as principais opções.

Psicologia

Os profissionais de Psicologia estudam os processos comportamentais e mentais dos seres humanos, colaborando com a compreensão dos pensamentos, sentimentos e atitudes em diversas situações. 

Quando falamos da sua dinâmica de atuação, os profissionais podem atuar em clínicas, organizações e instituições educativas, entre outros espaços que demandem o conhecimento e a experiência de psicólogos.

Direito

Responsáveis por conhecer, interpretar e aplicar as leis, os advogados são profissionais focados em proteger e garantir justiça aos indivíduos.

Ao escolher uma profissão em Direito, as pessoas podem estruturar carreiras de diferentes maneiras. São alguns exemplos: ter um escritório de advocacia, desempenhar atividades na magistratura (juízes e desembargadores), ingressar no Ministério Público ou trabalhar na defensoria pública, oferecendo assistência jurídica gratuita a pessoas que não podem pagar um advogado particular.

Pedagogia

As pessoas formadas em Pedagogia cumprem um papel essencial na sociedade, pois, com base em teorias e práticas pedagógicas, buscam otimizar os processos de aprendizagem e de ensino. 

Por conta da sua abrangência, a atuação do pedagogo não se restringe à sala de aula, envolvendo, assim, o planejamento educacional, a formação de professores, a gestão escolar, a orientação e aconselhamento educacional e o acompanhamento dos estudantes com necessidades especiais.

Jornalismo

A profissão abraça uma série de atividades e funções como investigar fatos e disseminar informações verdadeiras, permitindo que as pessoas entendam o mundo ao seu redor. Por ser bastante abrangente, é possível fazer especializações em áreas específicas, como jornalismo esportivo e investigativo.

E quais as profissões nas Ciências Exatas?

Com forte ênfase em cálculos, análise de dados e experimentação, as profissões de Exatas apresentam foco na precisão e na solução de questões objetivas. Por isso, demandam um alto nível de raciocínio lógico e analítico, bem como habilidades matemáticas avançadas.

Engenharia

Considerada uma das áreas mais requisitadas e amplas, os profissionais do ramo da Engenharia precisam dominar cálculos matemáticos, projetar, desenvolver e implementar ações em diversos setores, como civil, mecânico, químico, de alimentos, entre outros.

Tecnologia da Informação

O profissional de TI possui robustos conhecimentos sobre computadores, redes e sistemas, sendo especializado no processamento e gerenciamento de dados e informações. 

Em relação às possibilidades de trabalho, o profissional de TI pode trabalhar nos campos de desenvolvimento de software, análise de sistemas, gerenciamento de redes de comunicação e segurança da informação.

Arquitetura

A Arquitetura requer conhecimento técnico em Matemática, Física e outras disciplinas de Exatas, bem como o desenvolvimento da criatividade para projetar espaços visualmente agradáveis e funcionais.

Os profissionais de arquitetura podem desenvolver projetos de diversas índoles como paisagísticos, urbanísticos e de edifícios, sempre priorizando a funcionalidade, sustentabilidade, estética e segurança.

Matemática

Além de ter raciocínio lógico e aptidão para resolver problemas lógicos, o especialista em Matemática desenvolve teorias e resolve atividades práticas.

Após cursar Matemática, o profissional pode atuar como pesquisador, analista quantitativo, estatístico e professor, tanto do ensino fundamental quanto médio e, se for do seu interesse, pode trabalhar no meio acadêmico.

Como saber qual área seguir: Humanas ou Exatas?

Definir como escolher o curso de Humanas ou Exatas pode ser uma decisão difícil, contudo, uma boa reflexão e atividades de autoconhecimento podem ajudar a definir o seu futuro profissional com mais clareza. 

A seguir, apresentamos alguns pontos que você precisa considerar nesse processo:

  • habilidades: considere os seus talentos naturais e suas afinidades;
  • interesses: avalie o que gosta de fazer, por exemplo, fazer cálculos ou entender sobre as relações sociais;
  • objetivos: reflita sobre o tipo de trabalho que você pretende realizar e quais são as suas metas a curto, médio e longo prazos;
  • mercado de trabalho: pesquise sobre as oportunidades de trabalho em cada área, as tendências para os próximos anos e as demandas desse mercado.

Há uma diferença na abordagem do conhecimento entre as duas áreas?

Sim, com certeza existem diferenças em termos de abordagem. Enquanto as Ciências Exatas procuram soluções universais e explicações objetivas para um determinado fenômeno, as Ciências Humanas tentam entender a complexidade humana, colocando na balança diversas perspectivas e contextos.

Dito de outra forma, nas Exatas, a abordagem é mais objetiva, baseada em números, cálculos e estatísticas, que podem ser repetidas e comprovadas em diferentes circunstâncias. Já nas Humanas, os especialistas lidam com aspectos mais interpretativos, emocionais, culturais e subjetivos, os quais não podem ser completamente explicados mediante a aplicação de fórmulas.

Estudar uma área pode ajudar a outra?

Graças às abordagens integradas, que combinam habilidades de Humanas com a tecnicidade das Exatas, os profissionais podem otimizar as suas competências em qualquer desses campos. Por exemplo, podemos aplicar as técnicas de análise de dados ao estudo de comportamento humano das ciências sociais. 

Além disso, é possível utilizar os conhecimentos em Psicologia para melhorar o desenvolvimento de software e interfaces, bem como usar os princípios sociais e éticos para criar soluções de Engenharia muito mais humanizadas e sustentáveis.

Qual a importância do equilíbrio entre ambas as áreas no mundo atual?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente quando falamos de competências e os diferenciais das pessoas que visam crescer na sua profissão, entendendo o impacto das suas habilidades técnicas na esfera social e cultural. 

Hoje em dia, combinar competências de Humanas e Exatas é fundamental para garantir o acesso às melhores oportunidades, pois esses profissionais estão mais preparados para encarar os desafios complexos apresentados pelas novas tecnologias.

Dessa forma, o equilíbrio entre Ciências Humanas e Exatas permite criar soluções mais completas e integradas, considerando os problemas da sociedade e as carências da população.

Veja que alinhar as habilidades dessas duas áreas é uma questão de sobrevivência no mercado porque quem entende a relação e sabe como tirar proveito disso tende a atingir resultados mais expressivos.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha atendido às suas expectativas e ajudado você a entender melhor como escolher entre Ciências Humanas ou Exatas. Enfim, foque nos seus interesses e objetivos pessoais, bem como nas suas preferências e nas tendências do mercado de trabalho. Se você continua com dúvidas sobre qual profissão seguir, saiba que não está só! Chama a gente no WhatsApp. Estamos prontos para ajudar você a trilhar o melhor caminho profissional! 📲

+ Todas profissões que existem no Brasil: Veja lista e como escolher umaGuia das Profissões: Conheça 110 delas e veja onde estudar com bolsa

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.