Saiba tudo sobre o FIES do segundo semestre
Duas vezes ao ano o FIES abre inscrições, um acontecimento que mexe com boa parte da comunidade estudantil brasileira. Mas o candidato tem que ficar ligado, porque o período para se inscrever costuma ser curto.
Normalmente são apenas quatro dias para entrar no sistema e preencher os dados da pré-seleção. Por isso é imprescindível estar com tudo bem preparado antes da abertura do período de inscrições.
Estar bem informado sobre todos os detalhes do programa já faz o candidato sair na frente. Aqui você vai saber quem pode pedir o FIES do segundo semestre, quando fazer a inscrição, como se inscrever e quais cursos e faculdades pode fazer.
O que é o FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa governamental administrado pelo Ministério da Educação (MEC). Surgiu para ajudar os estudantes brasileiros de baixa renda a pagarem as mensalidades de cursos superiores em universidades privadas.
O FIES ajuda a pagar a faculdade e o aluno só começa a quitar a dívida depois de formado. Os juros cobrados são bem abaixo da média do mercado ? em um dos casos, com juro zero!
O governo vem ajustando o programa, buscando uma melhor adequação à realidade social e econômica do país. É comum que algumas regras sejam alteradas a cada nova edição do FIES, e por isso nossa dica é consultar o site oficial do programa antes de se inscrever.
Tudo sobre o FIES do segundo semestre
O FIES é um programa de abrangência nacional, que envolve centenas de faculdades em todo o Brasil. É natural que suas regras despertem dúvidas nos estudantes. A seguir, esclarecemos algumas das principais questões para quem quer fazer o FIES no segundo semestre.
Quem pode pedir o FIES
O FIES seleciona os candidatos conforme os critérios de renda familiar e notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Então, para se inscrever no programa é preciso considerar estes dois fatores:
- A renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa para alguns tipos de contrato e de até cinco salários mínimos para outros tipos.
- O desempenho no Enem deve ter sido de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado na redação. Mas esses são os números mínimos. Quanto mais pontos o aluno tiver obtido no Exame, melhor, pois cursos concorridos costumam pedir notas maiores. É possível apresentar a pontuação de qualquer edição do Enem a partir de 2010.
Quando fazer a inscrição no FIES do segundo semestre
As inscrições para o FIES ocorrem duas vezes ao ano. No segundo semestre, a abertura costuma ser em julho, logo após a divulgação do resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Mas atenção: o período disponível para se inscrever geralmente é curto ? quatro dias corridos. Por isso, o candidato não pode bobear. É interessante já ter consultado a lista de documentos necessários e deixar tudo preparadinho.
Como fazer a inscrição do FIES no segundo semestre
A inscrição do segundo semestre deve ser feita no site oficial do FIES Seleção. São solicitadas informações básicas e é nessa etapa que o candidato escolhe o curso que pretende financiar.
A seleção para o FIES é automatizada e escolhe melhores candidatos (com maior pontuação no Enem) para fazer a classificação.
Os pré-selecionados, então, devem seguir o preenchimento de dados em outro sistema, o SisFIES.
Depois dessa fase, realizada toda na internet, é hora de botar o pé na rua e ir à faculdade levando todos os documentos solicitados. Em seguida, só falta ir ao banco, assinar o contrato e começar a aproveitar os benefícios do FIES.
Cursos que você pode financiar pelo FIES
É possível financiar pelo FIES cursos presenciais de faculdades privadas de todo o Brasil.
A relação de cursos e faculdades pode sofrer alterações a cada semestre e a lista definitiva só fica disponível no período das inscrições. Veja alguns cursos que vêm sendo presença constante no FIES:
- Administração
- Ciências Contábeis
- Comércio Exterior
- Design Gráfico
- Direito
- Educação Física
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Engenharia da Computação
- Fisioterapia
- Geografia
- Gestão Financeira
- História
- Jornalismo
- Letras
- Matemática
- Marketing
- Medicina
- Nutrição
- Odontologia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química
- Recursos Humanos
- Serviço Social
- Turismo
Faculdades que você pode fazer pelo FIES
Uma das vantagens de conseguir vaga pelo FIES é que todas as instituições de ensino que fazem parte do programa contam com boas avaliações por parte do MEC. Assim, a qualidade da educação está garantida.
Veja a seguir algumas entre as centenas de opções de faculdades que você pode fazer com o FIES:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Faculdade Unime (UNIME) ? na Bahia
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Saiba que nota você precisa tirar no Enem para conseguir FIES
Vai fazer o FIES do segundo semestre? Já tem um curso e faculdade de preferência? Conte para a gente aqui nos comentários!
Entenda como funciona a Quero Bolsa
Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do segundo dia de provas
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do primeiro dia de prova
Inep divulga tema de redação do Enem 2024
Inep divulga local de prova do Enem 2024; saiba como acessar
Quer fazer faculdade de 2 anos? Veja as opções disponíveis
Quero Bolsa x Educa Mais Brasil: diferenças e vantagens
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.