Como usar o Enem de anos anteriores? Confira
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é considerado o maior vestibular do País, você já se perguntou como usar a nota da prova dos anos anteriores para ingressas na universidade?
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
O Enem deixou de ser apenas um método para avaliar a qualidade do ensino brasileiro e passou a ser a porta de entrada de muitos estudantes ao tão sonhado curso de graduação.
Ter uma boa nota na prova do Enem pode garantir uma vaga em universidades públicas e privadas sem precisar fazer vestibular. Além disso, pode ser utilizada para conseguir uma bolsa de estudos ou mesmo um financiamento estudantil a juros baixos.
Se você pretende fazer um curso de graduação para alavancar sua carreira e fez o Enem há alguns anos, saiba como é possível usar sua nota para facilitar o acesso à universidade.
Quando é possível usar a nota do Enem de anos anteriores
O Governo Federal criou algumas iniciativas para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior. A nota obtida no Enem é utilizada para classificar os candidatos inscritos nesses programas.
Alguns deles, como o Sisu e o ProUni (no processo de seleção regular), exigem que o estudante tenha feito a última edição do Enem. No entanto, existem situações em que o aluno pode apresentar a nota do Enem de anos anteriores para obter algum benefício.
Nos casos em que aceitam a nota de anos anteriores, isto só é válido para as provas de Enem realizadas a partir de 2010. Isto acontece porque em 2010 a prova do Enem sofreu diversas alterações.
+ Veja quantas questões tem que acertar no Enem para tirar 700
O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o MEC apresentou uma reformulação do exame, que passou também a servir como meio de seleção unificada para entrar no ensino superior.
O estilo da prova mudou, houve um aumento no número de questões e um novo método de avaliação, no qual é possível comparar as provas de um ano para o outro. Por este motivo é que, na maioria dos casos, somente as notas obtidas a partir de 2010 trazem alguma vantagem para conseguir uma vaga no ensino superior.
+ Entenda como funciona a Teoria de Resposta ao Item do Enem
Veja em quais situações é possível usar a nota do Enem de anos anteriores:
1. Entrar em uma universidade particular sem passar por processo seletivo
Muitas universidades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso direto, ou seja, basta o aluno apresentar a nota que obteve no Exame e atingir o mínimo necessário para fazer a matrícula.
Cada instituição de ensino define suas próprias regras para preenchimento das vagas usando a nota do Enem. Vale a pena visitar o site da universidade em que você pretende estudar para obter mais informações sobre os procedimentos de matrícula.
Confira algumas universidades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
As faculdades acima também participam de programas como ProUni e FIES (saiba mais a seguir).
2. Conseguir um financiamento estudantil pelo FIES
O Fundo de Investimento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo ajudar estudantes de baixa renda a pagar a faculdade particular. Os cursos financiados são do tipo presencial.
É obrigatório ter feito o Enem e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação para participar do FIES. São aceitas as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010.
A nota do Enem não é o único requisito para participar do FIES. Os candidatos precisam se enquadrar em requisitos de renda familiar.
+ Simulador Fies: Veja as chances de financiar sua faculdade
+ Tem como transferir o Fies para outro curso? Entenda
O MEC divulga os períodos de inscrição no FIES a cada semestre.
3. Ganhar uma bolsa remanescente do ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudo para estudantes de baixa renda em faculdades particulares. As inscrições abrem duas vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro e junho.
Somente quem fez o Enem da última edição pode se inscrever no processo regular de distribuição das bolsas. Porém, o ProUni abre outra seleção para distribuir as bolsas remanescentes.
Neste caso, dependendo das regras daquele semestre, pode ser possível se candidatar utilizando a nota do Enem de anos anteriores (a partir de 2010).
As bolsas do ProUni podem ser de dois tipos. A bolsa integral (100%) exige que o candidato tenha renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para conseguir uma bolsa parcial (50%) é preciso ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
+ Simulador Prouni: Veja as chances conseguir bolsas de estudo com a nota do Enem
+ Documentos do ProUni: o que pode reprovar na inscrição?
As bolsas do ProUni valem para cursos presenciais e a distância.
4. Descontos em faculdades particulares
Muitas faculdades particulares oferecem vantagens ao aluno que apresentar a nota do Enem. Se você pretende fazer um curso de graduação em uma instituição privada fique atento às possíveis promoções. Em alguns casos é possível conseguir um desconto nas mensalidades.
+ Veja também!
Quantos pontos preciso tirar no Enem para conseguir o ProUni?
Simulador Sisu: Veja suas chances de entrar na faculdade com o Enem
Veja lista com 7 estratégias para se inscrever no Sisu e se dar bem
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do segundo dia de provas
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do primeiro dia de prova
Inep divulga tema de redação do Enem 2024
Inep divulga local de prova do Enem 2024; saiba como acessar
Cartilha de Redação do Enem é divulgada; confira
Quando o Inep vai divulgar o local de prova do Enem 2024?
Quais os documentos necessários para o ProUni? Veja lista
Como ganhar a Bolsa Permanência do ProUni
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.