Enem 2023: Espelho da redação está disponível; Veja como acessar
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou o espelho de redação dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
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Isso significa que, com essa vista pedagógica da redação, o participante pode conferir a pontuação alcançada em cada uma das competências consideradas pelos avaliadores nesta etapa da prova.
Esta correção mostra o desempenho detalhado do candidato na redação do Enem, explicando porque o participante tirou determinada nota no texto, o que é uma forma de aprimorar as habilidades para as próximas edições.
Como ter acesso ao espelho da redação do Enem?
Para acessar a vista pedagógica da redação do Enem, siga os seguintes passos:
- Acesse o site do Enem, através da Página do Participante no site do INEP;
- Use seu CPF e senha cadastrados no momento da inscrição no Enem para fazer o login. Caso tenha esquecido a senha, há uma opção para recuperá-la no próprio site;
- Após fazer o login, procure pela opção de visualização dos resultados do Enem. Dentro da área de resultados, você deve encontrar um link ou uma seção dedicada ao espelho da redação;
- Clique na opção referente ao espelho da redação para visualizar. O espelho é uma cópia digitalizada da sua redação, contendo as notas atribuídas a cada uma das competências avaliadas e os comentários dos avaliadores;
- E pronto! Já será possível consultar a sua nota da redação do Enem e também quanto você tirou em cada uma das cinco competências que são avaliadas na redação.
Como é a nota da redação do Enem?
A avaliação das redações do Enem é supervisionada pelo Inep em todas as suas etapas e seguem rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame.
A nota da redação do Enem é calculada com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos, totalizando uma pontuação máxima de 1000 pontos. Veja a seguir detalhes sobre cada uma delas:
Competência I: Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
Avalia a capacidade do candidato de escrever um texto formalmente correto, utilizando a norma padrão da língua portuguesa. Isso inclui o uso adequado da gramática, ortografia, acentuação, pontuação, e estruturação das frases de maneira clara e coerente.
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Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, em um texto dissertativo-argumentativo
Esta competência verifica se o candidato conseguiu entender a proposta de redação e se utilizou de conhecimentos de diferentes áreas, como ciências sociais, ciências naturais, tecnologia, artes, etc., para desenvolver o tema proposto.
É importante que o texto esteja dentro do formato exigido, que é o dissertativo-argumentativo, apresentando tese, argumentos e conclusão de maneira clara.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Esta parte da avaliação foca na habilidade do participante de construir uma argumentação consistente e coesa em defesa de uma perspectiva sobre o tema.
Isso inclui a seleção cuidadosa de informações e a capacidade de relacionar de maneira lógica, organizando em um texto coerente que defende um ponto de vista bem fundamentado.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Aqui, é avaliado o uso eficiente dos recursos da língua, como conectivos, estruturas argumentativas, recursos estilísticos, para articular a argumentação de forma clara e persuasiva.
O candidato deve mostrar habilidade em conectar suas ideias e argumentos de forma que o texto flua naturalmente e seja facilmente compreendido pelo leitor.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Esta competência busca verificar a capacidade do candidato de propor uma solução viável para o problema discutido no tema da redação. A proposta deve ser detalhada, bem fundamentada e respeitar os princípios dos direitos humanos.
É essencial que o participante demonstre capacidade de pensar criticamente sobre o tema e oferecer uma solução que considere as complexidades do problema.
Cada competência é avaliada por pelo menos dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.
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Em caso de discrepância significativa entre as notas, um terceiro corretor é chamado para avaliar a redação. A média das notas dessas competências resulta na nota final da redação do Enem.
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- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
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