Ecologia
A Ecologia é uma área em evidência. Trata-se de uma carreira cada vez mais relevante, pois envolve conhecimentos fundamentais para preservar o ambiente em que vivemos e descobrir formas de minimizar ou evitar impactos causados pelas ações do homem na natureza.
A preocupação maior com questões ecológicas e de sustentabilidade, bem como leis nacionais e internacionais mais rigorosas, faz com que o profissional da Ecologia seja procurado por empresas de vários segmentos, desde pousadas até construtoras, passando por organizações não governamentais e o setor público.
Conheça alguns dos principais campos de atuação para os profissionais especializados em Ecologia e veja onde estudar para ingressar nesta carreira!
Campos de atuação da Ecologia
São muitos os campos de atuação que um profissional da Ecologia pode seguir. Entre os principais, citamos:
1. Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais
Toda ação do homem gera um impacto no meio ambiente. Antes de realizar qualquer tipo de atividade que possa causar um desequilíbrio ambiental, é preciso realizar um estudo com o objetivo de identificar os possíveis impactos naquele ecossistema ou região.
É comum pensarmos que somente grandes indústrias ou obras causam impactos significativos no meio ambiente, mas a verdade é que mesmo uma obra simples como a construção de uma casa pode causar um desequilíbrio na natureza.
Quase todo projeto de construção civil, obras de infraestrutura ou do agronegócio necessita deste tipo de avaliação de risco.
2. Recuperação e Manejo de Ecossistemas
Mesmo com um bom planejamento e estudos de impactos ambientais, a degradação de certos ambientes é inevitável, e por isso é fundamental investir na recuperação desses locais. Infelizmente, muitas áreas ecológicas são degradadas devido a explorações clandestinas. Quando isso acontece, a destruição é ainda maior, devido à falta de controle sobre os processos de exploração.
Tratando de recuperação, a Ecologia implanta e fiscaliza projetos ligados à recuperação dos ambientes degradados, buscando deixar o ambiente o mais próximo possível de como era antes daquela ação humana.
3. Turismo Ecológico
O turismo ecológico, ou ecoturismo, tem por objetivo realizar atividades turísticas de forma sustentável, incentivando a conservação de patrimônios ambientais e culturais e fortalecendo a consciência ecológica dos turistas.
Para a realização destas atividades é necessário pesquisar locais apropriados, elaborar roteiros de passeios e orientar equipes de guias turísticos sobre as características ambientais da região.
Há quem considere o turismo ecológico uma atividade prejudicial ao meio ambiente devido ao fluxo de veículos e pessoas. Porém, ecologistas afirmam que é um dos meios de educação ambiental e conscientização ecológica mais eficientes e que esta prática contribui para a preservação dos ecossistemas tanto nos locais de turismo como em outras regiões, pois promove mudanças comportamentais nos turistas.
Como se especializar em Ecologia
Quem deseja seguir carreira em Ecologia encontra duas opções de formação superior e a escolha vai depender do tempo disponível para estudar, da rapidez com que se quer entrar no mercado de trabalho e da área de atuação em que se pretende trabalhar.
Bacharelado
No bacharelado, o estudante tem uma formação generalista, com equilíbrio entre disciplinas teóricas e práticas. São cursos superiores de quatro anos em média que dão uma visão mais ampla da profissão e preparam profissionais para atuação em diversos segmentos da Ecologia.
Quem pretende trabalhar com Ecologia encontra pelo menos três bacharelados diferentes:
- Ecologia
- Ecologia e Análise Ambiental
- Ciências Biológicas ? Ecologia e Biodiversidade
Tecnólogo
O curso tecnológico, ou curso de tecnólogo, é uma formação de nível superior que dura entre 2 e 3 anos. Focada nas necessidades do mercado de trabalho, esta graduação tem mais disciplinas práticas e prepara o estudante para atuar em um ramo mais específico da profissão.
Os cursos tecnológicos na área de Ecologia são:
- Agroecologia
- Gestão Ambiental
- Saneamento Ambiental
Veja algumas das principais universidades credenciadas pelo MEC que oferecem cursos superiores na área de Ecologia:
Universidades Privadas:
- Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Universidades Públicas:
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Você se identifica com questões ecológicas? Tem interesse em seguir carreira na área de Ecologia? Conte para a gente aqui nos comentários!
Olimpíadas 2024: 13 profissões para trabalhar em eventos esportivos
Conheça o mercado de trabalho para o profissional de Educação Física
Conheça o mercado de trabalho em Educação Física
Entenda como é o estágio em órgão público e veja cursos para a área
Como trabalhar com cinema brasileiro? Conheça as profissões na área
Entenda o dia a dia e o que faz um Cientista da Computação
Entenda o dia a dia e o que faz um Biomédico
Entenda como é vida de um profissional de psicologia
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.