Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Cursos de idiomas gratuitos do MEC; Veja quais são e como se inscrever

26 de março de 2024
Homem branco, falando em um megafone dourado. Há bandeiras de diversos países saindo do megafone.
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato

Ser fluente em outra língua é uma habilidade que se destaca no mercado de trabalho. Apesar de nem sempre ser acessível investir, iniciativas como a do Ministério da Educação (MEC), em oferecer cursos de idiomas gratuitos, se tornam uma ótima oportunidade.

+Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça o teste vocacional agora!

O MEC está oferecendo diversas formações, entre elas os cursos de inglês, francês e espanhol, de maneira gratuita e online, por meio da plataforma Aprenda Mais. O objetivo é exatamente preparar as pessoas para um mundo globalizado e diversificado.

Os cursos de idiomas gratuitos têm uma duração média de 40 horas e são organizados para diferentes níveis de aprendizado, desde os conceitos básicos até conhecimentos mais avançados das línguas, em diferentes contextos profissionais.

Saber inglês pode render um salário 30% maior

Conheça os cursos de idiomas gratuitos

Como os cursos de idiomas são separados por níveis, cabe a cada aluno buscar compreender o conteúdo da formação escolhida, para saber se faz sentido para seu processo de aprendizado.

O curso de inglês, por exemplo, possui 8 níveis, com carga horária de 30 horas cada, abordando conteúdos como adjetivos, verbos e vocabulário para diferentes cenários. Além disso, o MEC tem turma prevista para inglês aplicado a eventos.

Esses idiomas podem te ajudar a alavancar a carreira

Já o curso de espanhol possui 10 níveis, também de 30 horas, com cerca de três módulos cada um. Outros cursos no idioma que estão previstos são os de espanhol aplicado à comercialização de serviços hoteleiros, espanhol aplicado à gestão, espanhol aplicado à produção e atendimento e espanhol para eventos.

+ 9 músicas do RBD para você treinar o espanhol

E o curso de francês está previsto para ser lançado. Apesar de ter, ainda, apenas um nível de 30 horas, o MEC vai oferecer também francês aplicado à gestão, de 40 horas, e francês aplicado à produção e atendimento.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead

Além dos cursos de idiomas, a plataforma do MEC oferece cursos nas áreas de Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Línguas e Literatura, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Capacitação para Autores. 

Se você se interessou por qualquer uma dessas formações, inclusive dos cursos de idiomas gratuitos do MEC, acesse aqui a plataforma.

+ O que é inglês técnico? Veja como ele pode ajudar na carreira

Como se inscrever nos cursos de idiomas do MEC?

Para se inscrever nos cursos de idiomas gratuitos oferecidos pelo MEC, os interessados devem realizar um processo de inscrição através da plataforma online Aprenda Mais, na categoria “Idiomas, Línguas e Literatura” e preencher seus dados pessoais para cadastro.

Após concluir o registro e criar seu login na plataforma, os participantes ganham acesso aos recursos educacionais, incluindo vídeos, materiais de estudo e uma variedade de exercícios destinados a fortalecer o conhecimento adquirido durante o curso.

Conheça 8 aplicativos e sites para aprender inglês de graça

Essa plataforma oferece uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades linguísticas de forma autônoma e eficaz, ao seu próprio ritmo.

Outras formas de estudar idiomas é através da faculdade de Letras, onde os estudantes têm a oportunidade de mergulhar profundamente no estudo de línguas estrangeiras, literatura e linguística.

As disciplinas dessa graduação abrangem desde gramática e fonética até história da literatura e tradução. As aulas geralmente são ministradas por professores especializados e envolvem uma combinação de teoria e prática, incluindo atividades de leitura, escrita, audição e conversação.

Se você se interessa por essa área, veja algumas instituições de ensino superior que oferecem esse curso, com bolsas de até 80%, confira:

+ Veja também!
3 idiomas nada óbvios para você ter no currículo e se destacar
Descubra como colocar o intercâmbio no currículo

Os mais lidos
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 01/03/2023
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023
Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Entenda como conseguir desconto na faculdade com a nota do Enem

Por Amanda Nonato em 15/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.