Quer saber como fazer uma faculdade em menos tempo? Conheça o curso tecnólogo e se forme em cerca de 2 anos!Muitos brasileiros desejam fazer um curso superior, mas se desanimam um pouco ao pensar que terão 4 ou 5 longos anos de estudo pela frente, antes de ter o diploma em mãos.A necessidade de trabalhar, as questões familiares, o longo tempo necessário para concluir a faculdade, a dificuldade de ingressar em uma universidade pública ou a falta de dinheiro para a mensalidade de uma faculdade particular são alguns dos motivos que levam indivíduos a acreditarem que nunca conseguirão ter um diploma.O que várias pessoas não sabem é que hoje já é possível concluir uma faculdade em 2 anos. Isso mesmo! Graças aos cursos superiores de tecnologia, também chamados de tecnológicos, você agora pode conseguir seu diploma em 2 anos!Veja também:
+Faculdades de 2 a 3 anos: Confira as melhores opções!
Cursos Tecnólogos: faculdade em dois anos
O ensino superior no Brasil é dividido em três diferentes graus ou tipos: bacharelado, licenciatura e tecnológico. A diferença entre eles está no foco dado à formação e preparação do alunos para o mercado de trabalho.Para que você entenda melhor, o curso tecnológico tem foco na formação de profissionais para o mercado, levando em consideração as exigências do momento. Ou seja, esse tipo de curso tem como objetivo formar um profissional com conhecimentos mais específicos, para que atue em áreas que exigem o domínio prático da área.Por isso mesmo, os conteúdos nesses cursos se distinguem um pouco dos cursos superiores tradicionais (aqueles que são concluídos em 4 ou 5 anos), há menos disciplinas teóricas e mais matérias específicas da área de formação.Só para que você compreenda como esse tipo de curso tem crescido, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) evidenciaram que houve o aumento de mais de 1200% no número de cursos de tecnologia no Brasil, entre 1998 e 2008.
Por que os cursos superiores de tecnologia são tão rápidos?
Como já dissemos, as disciplinas oferecidas nos cursos de tecnologia normalmente têm um caráter mais práticos, ou seja, são menos ?teóricas? e mais voltadas para a ideia de ?colocar a mão na massa?. Tendo isso em vista, os cursos se tornam mais rápidos porque a carga de teoria exigida é bem menor, possibilitando que o aluno cumpra com as matérias e os conteúdos exigidos em um tempo mais curto.Veja bem: nos cursos superiores tradicionais, a carga horária mínima exigida é de 3000 horas, enquanto que no curso superior de tecnologia o mínimo exigido é de 1400 horas. Menos da metade! É essa a distinção central — definida dentro dos termos e critérios devidamente aprovados pelo Ministério da Educação (MEC).
Quais são os cursos tecnológicos mais rápidos?
Os cursos de tecnologia mais rápidos duram dois anos. Selecionamos e apresentamos abaixo alguns cursos que podem ser concluídos nesse prazo.Se você não encontrar o curso que quer na nossa lista, não desista. Pode ser que ele tenha duração de 3 anos e, por isso, não aparece aqui. De qualquer forma, você verá que os cursos foram divididos em diversas áreas de atuação. Dê uma olhadinha na lista, de repente tem algo aqui que também te interessa:Ambiente e Saúde
Gestão Ambiental
Gestão Hospitalar
Oftálmica
Radiologia
Apoio Escolar
Processos Escolares
Controle e Processos Industriais
Automação Industrial
Eletrônica Industrial
Eletrotécnica Industrial
Gestão da Produção Industrial
Manutenção de Aeronaves
Manutenção Industrial
Mecânica de Precisão
Mecatrônica Industrial
Processos Ambientais
Processos Metalúrgicos
Processos Químicos
Sistemas Elétricos
Gestão e Negócios
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Logística
Marketing
Negócios Imobiliários
Secretariado
Hospitalidade e Lazer
Eventos
Gastronomia
Gestão de Turismo
Hotelaria
Comunicação e processamento de dados e informações
Informação e Comunicação
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Geoprocessamento
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Telecomunicações
Jogos Digitais
Redes de Computadores
Redes de Telecomunicações
Segurança da Informação
Sistemas de Telecomunicações
Sistemas para Internet
Infraestrutura
Construção de Edifícios
Controle de Obras
Estradas
Material de Construção
Obras Hidráulicas
Militar
Comunicações Aeronáuticas
Fotointeligência
Gerenciamento de Tráfego Aéreo
Gestão e Manutenção Aeronáutica
Meteorologia Aeronáutica
Sistemas de Armas
Produção Alimentícia
Agroindústria
Alimentos
Laticínios
Processamento de Carnes
Produção de Cachaça
Viticultura e Enologia
Produção Cultural e Design
Conservação e Restauro
Design de Interiores
Design de Moda
Design de Produto
Design Gráfico
Fotografia
Produção Audiovisual
Produção Cênica
Produção Cultural
Produção Fonográfica
Produção Multimídia
Produção Publicitária
Produção Industrial
Biocombustíveis
Construção Naval
Fabricação Mecânica
Papel e Celulose
Polímeros
Produção de Vestuário
Produção Gráfica
Produção Moveleira
Produção Têxtil
Recursos Naturais
Agroecologia
Agronegócio
Aquicultura
Cafeicultura
Horticultura
Irrigação e Drenagem
Produção de Grãos
Produção Pesqueira
Silvicultura
Segurança
Gestão de Segurança Privada
Segurança no Trabalho
Segurança Pública
Onde fazer cursos de tecnologia?
O mais importante nesse processo de escolha da universidade em que você irá fazer o curso tecnológico é garantir que se trata de uma instituição séria, comprometida, organizada e autorizada pelo MEC.Abaixo, selecionamos para você as universidades que vêm se destacando em relação à oferta de cursos tecnológicos. Além dessas instituições serem reconhecidas pelo MEC, elas contam com polos de apoio em diversas cidades do Brasil. Confira:
Veja também:Tecnólogo a distânciaEntenda a diferença entre cursos técnicos e tecnólogosAchou as informações deste texto úteis? Elas te ajudaram a compreender melhor as possibilidades que você tem para concluir um curso superior de maneira rápida? Conte para a gente o que achou e qual curso pretende fazer deixando um comentário aqui embaixo!