Inscrição do Enem: Como escolher entre inglês ou espanhol?
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram no dia 27 de maio. Os interessados têm até o dia 7 de junho para realizarem o procedimento e garantirem a vaga na prova.
+ Encontre aqui bolsas de estudo de até 80%
Não sabe qual carreira seguir? Faça nosso teste vocacional agora!
Durante a inscrição, o candidato precisa preencher diversas informações, como a escolha da língua estrangeira para a realização da prova. As opções disponibilizadas pelo Enem são os idiomas inglês e espanhol.
Se você não sabe ainda qual é a melhor opção para fazer a prova, veja algumas dicas e critérios que você pode considerar para fazer o exame!
+ Qual é o período de inscrição do Enem 2024?
Qual é o melhor no Enem: inglês ou espanhol?
Escolher entre inglês ou espanhol no Enem é uma decisão estratégica e individual, já que pode impactar no desempenho na prova. Claro que as duas opções de língua estrangeira do Enem têm suas vantagens, mas depende do nível de conhecimento do candidato.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a maioria dos candidatos escolhe o inglês. Em 2023, cerca de 70% dos participantes escolheram o idioma, enquanto 30% optaram pelo espanhol.
Entretanto, a escolha deve considerar o nível de proficiência do aluno. Para aqueles que têm um bom domínio do inglês, esta pode ser a melhor opção, já que muitos conteúdos de cultura pop, ciência e tecnologia estão nesse idioma, facilitando a familiaridade com o vocabulário e as estruturas gramaticais.
Estudos mostram que estudantes brasileiros tendem a ter mais exposição ao inglês desde cedo, o que pode ser uma vantagem.
Vale reforçar que em termos de complexidade, as provas de inglês e espanhol têm níveis de dificuldade semelhantes, porém, com diferenças na abordagem dos textos.
O inglês frequentemente apresenta textos de mídia, como reportagens e artigos científicos, enquanto o espanhol pode trazer textos literários e contextos culturais mais específicos da América Latina.
Isso significa que a decisão entre inglês ou espanhol deve ser baseada no domínio pessoal de cada idioma.
+ Enem 2024: Como saber se minha inscrição foi confirmada?
Onde se inscrever para o Enem?
3 dicas para ajudar a escolher a língua estrangeira do Enem
Apesar de uma decisão pessoal, algumas dicas podem ajudar a fazer com que a escolha seja mais estratégica. Listamos 3 para ajudar:
- Avalie seu nível de proficiência
Faça uma autoavaliação honesta do seu domínio em ambos os idiomas. Se necessário, utilize testes online gratuitos para medir seu nível de proficiência. Considere seu histórico escolar e seu desempenho em provas anteriores de inglês e espanhol.
- Considere a exposição ao idioma
Pense em qual idioma você tem mais contato diário, seja por meio de mídia, estudos ou viagens. A familiaridade pode facilitar a compreensão das questões. Se você tem mais interesse pela cultura dos países de língua inglesa ou espanhola, essa afinidade pode ajudar a manter a motivação durante os estudos.
- Verifique a Estrutura das Provas
Pesquise os tipos de textos que costumam cair nas provas. O inglês pode apresentar mais artigos de mídia e textos científicos, enquanto o espanhol pode incluir mais literatura e contextos culturais específicos.
Leia provas anteriores para entender a complexidade das questões em cada idioma e veja com qual você se sente mais confortável.
+ Inglês no Enem: veja o que cai na prova
Espanhol no Enem: saiba o que estudar para a prova
Espanhol é mais fácil que o inglês?
Existe uma ideia de que o espanhol é mais fácil de entender que o inglês, já que as línguas têm raízes latinas e compartilham muitas palavras semelhantes, que pode facilitar a compreensão, mas há os famosos falsos cognatos.
Essas são palavras que se parecem com o idioma português, mas que contam com um significado bem diferente, o que pode fazer com que o candidato, durante a prova, cometa erros ao responder as questões.
Já o inglês tem uma estrutura gramatical diferente, com regras próprias para tempos verbais e construção de frases. Além disso, o vocabulário em inglês é mais diversificado e pode incluir palavras de origem germânica, latina e francesa.
De todo modo, a familiaridade com o idioma é crucial. Muitos brasileiros estão mais expostos ao inglês por meio de filmes, músicas e internet, o que pode tornar o inglês mais compreensível que o espanhol.
+ Inscrições do Enem: O que é ensino regular?
_
Se prepare para o Enem com o Plano de Estudos Enem de Boa da Quero Bolsa! Por meio dele você consegue acessar todos os conteúdos mais cobrados no exame, com um cronograma de estudos para você se organizar diariamente. E o melhor: gratuito! Clique aqui e baixe agora!
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do segundo dia de provas
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do primeiro dia de prova
Inep divulga tema de redação do Enem 2024
Inep divulga local de prova do Enem 2024; saiba como acessar
Cartilha de Redação do Enem é divulgada; confira
Quando o Inep vai divulgar o local de prova do Enem 2024?
Quais os documentos necessários para o ProUni? Veja lista
Como ganhar a Bolsa Permanência do ProUni
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.