Entenda como funciona o período de carência do FIES
Uma das grandes vantagens de conseguir o FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil, é poder distribuir a dívida em vários anos.
Assim o valor da parcela fica pequenininho e cabe no bolso da maioria das pessoas. Essa alternativa é interessante para quem está em busca de uma formação de nível superior mas anda com o orçamento apertado.
Além de todas as facilidades, o FIES ainda oferece um prazo de carência aos beneficiários ? um tempo depois da formatura para arrumar emprego e conseguir pagar sem sufoco as parcelas que virão mais adiante.
Só que o FIES sofre mudanças de vez em quando e uma das mais recentes mexeu justamente nesse período de ?respiro? entre o final do curso e o pagamento das parcelas.
Se você também está querendo saber o que mudou, fique aqui com a gente. Preparamos um guia rápido para você entender como funciona o período de carência do FIES e ainda destacamos, ao final, boas faculdades onde você pode conseguir o benefício. Confira!
Veja também:
+ Como funciona o Fies? Entenda o pagamento do financiamento!
Como funciona o período de carência do FIES
O período de carência do FIES é o intervalo entre o término do curso e o início da quitação da dívida do financiamento.
Até 2017, esse período era fixo. A partir de 2018, fica diferente. Vamos explicar as duas situações a seguir.
Período de carência para quem vai tentar FIES a partir de 2018
Quem vai fazer o FIES a partir de janeiro de 2018 perde algumas regalias em relação a quem obteve o financiamento até o segundo semestre de 2017.
É que, de acordo com a Medida Provisória (MP) nº 785, de 6 de julho de 2017, acabou o período de carência para começar o pagamento das mensalidades do financiamento.
Em relação a isso a MP diz que haverá ?ausência de carência para o início do pagamento do financiamento, que será iniciado a partir do mês imediatamente subsequente ao da conclusão do curso?.
Traduzindo: assim que se formar, o estudante já começa a pagar a dívida do FIES.
Caso esteja empregado em Regime da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, o valor pode ser descontado diretamente do salário. A parcela não pode ultrapassar 10% da renda do profissional.
É interessante lembrar que essa alteração entra em operação a partir de 2018. Contratos assinados antes disso não são afetados.
Como o FIES tem mudado com bastante frequência, a gente recomenda ler com muito cuidado as regras publicadas no edital do semestre em que você vai se inscrever. Somente lá você vai encontrar informações mais detalhadas, precisas e atualizadas.
Período de carência para quem obteve o FIES até 2017
Quem conseguiu o FIES até o segundo semestre de 2017 tem um período maior para se organizar e iniciar a quitação da dívida. O estudante nessas condições pode começar a pagar as parcelas do financiamento em até 18 meses após a formatura. A ideia é que, nesse meio tempo, ele já tenha conseguido se estabelecer no mercado de trabalho.
Só que um benefício desse tamanho não vem de bandeja. Enquanto espera o dia de começar a quitar as parcelas, o beneficiário continua a pagar, durante todo esse período, as taxas trimestrais que encarou durante toda a faculdade.
Caso arrume um emprego e queira adiantar o pagamento das parcelas, existe essa opção. Também dá para quitar o financiamento antecipadamente ou pagar mais parcelas de uma só vez.
O que mais muda no FIES a partir de 2018
Não foi apenas o período de carência do FIES que mudou. O programa todo passou por uma mexida. A começar pelos tipos de financiamento que serão concedidos a partir de agora, em três categorias diferentes.
Houve uma mudança drástica também no critério de renda familiar bruta mensal para participar do programa, que agora passa a ser de cinco salários mínimos por pessoa (até 2017 eram permitidos somente três).
Alguns requisitos importantes do FIES continuam o mesmos. O programa ainda exige que os participantes tenham feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
A seleção continua disputadíssima ? e é provável que aumente ainda mais depois da ampliação da renda máxima para participar. Por isso é tão importante entrar no páreo com uma nota super alta no Enem.
O programa acontece duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre letivo. A inscrição é gratuita e só pode ser feita no site do FIES Seleção.
Boas faculdades onde você pode financiar um curso pelo FIES
Só quando você entrar no processo seletivo do FIES é que vai ter a real dimensão da gigantesca quantidade de vagas oferecidas no programa.
São tantas opções de instituições de ensino que fica fácil se perder. O ideal é chegar ao site de inscrições com uma faculdade em mente ? de preferência que seja reconhecida no mercado de trabalho e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC).
Pensando nisso, a gente separou algumas sugestões para você levar em conta no próximo FIES. São instituições de primeira, com cursos em diversas áreas do conhecimento.
Dê uma olhada:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Saiba que nota você precisa tirar no ENEM para conseguir FIES
Deu para entender como funciona o período de carência do FIES? Vai tentar o financiamento? Conte para a gente aqui nos comentários!
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do segundo dia de provas
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do primeiro dia de prova
Inep divulga tema de redação do Enem 2024
Inep divulga local de prova do Enem 2024; saiba como acessar
Quer fazer faculdade de 2 anos? Veja as opções disponíveis
Quero Bolsa x Educa Mais Brasil: diferenças e vantagens
Descubra quais cursos a Anhanguera oferece!
Cartilha de Redação do Enem é divulgada; confira
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.