Enem pela primeira vez: veja tudo o que você precisa saber

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova muito atrativa para os estudantes. Isso porque ela abre diversas portas para o ensino superior, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Além disso, com a nota do exame é possível buscar oportunidades de estudo em outros países também, como em Portugal.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Sendo uma prova que oferece diversas possibilidades, é de se esperar que muitos jovens se candidatem. Mas, se você ainda não fez o exame e pretende se inscrever no Enem 2022, não se desespere. Para te ajudar, respondemos as principais dúvidas sobre fazer o Enem pela primeira vez.

enem pela primeira vez

Agência Brasil/ Fabio Rodrigues-Pozzebom

Leia mais:
+ Entenda o Enem Digital
+ Redações nota 1000 no Enem para você se inspirar

Como fazer Enem pela primeira vez?

Para participar da prova do Enem é preciso acompanhar o calendário e não perder nenhum procedimento, independentemente de ser a primeira vez fazendo o exame ou não.

A edição de 2022 da prova, por exemplo, já tem o período de inscrições definido: de 10 de maio a 21 de maio. Logo, o primeiro passo para fazer o Enem pela primeira vez é se inscrever. Mas vale a pena ficar de olho no calendário completo do exame.

Confira o calendário Enem 2022

Para fazer o Enem, é preciso acompanhar o cronograma do exame. Por isso, confira abaixo as principais datas já divulgadas:

    • Publicação do edital oficial: 29 de abril de 2022.
    • Justificativa de ausência no Enem 2021 e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022: 04 a 15 de abril de 2022 .
    • Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e justificativa de ausência do Enem 2021: 22 de abril de 2022.
    • Período de recurso para quem não conseguiu a isenção: 25 a 29 de abril de 2022.
    • Resultado do recurso de solicitação da isenção: 06 de maio de 2022.
    • Inscrições para o Enem 2022:  10 a 21 de maio de 2022.
    • Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio de 2022.
    • Solicitação de atendimento específico e especializado: 10 a 21 de maio de 2022.
    • Solicitação de uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022.
    • Divulgação dos locais da prova: Ainda não divulgado.
    • Aplicação das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022.
    • Resultado do Enem 2022: Ainda não divulgado.

Veja mais: Calendário do Enem 2022

É muito difícil passar no Enem?

O Enem é uma prova com o objetivo de testar o conhecimento do estudante sobre os conteúdos do ensino médio. Isso significa que matérias vistas durante três anos caem nas 180 questões do exame.

Juntamente a isso, há ainda uma redação a ser feita no Enem. Os critérios de correção dela são bem detalhistas e qualquer erro já implica em descontos na nota.

Mas, apesar disso, o Enem traz diversas oportunidades: com o resultado da prova, é possível tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um programa governamental muito concorrido; pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que em comparação com o Sisu, é mais fácil; etc. Logo, o nível de dificuldade de aprovação numa faculdade pelo Enem vai depender da alternativa escolhida pelo estudante.

Saiba também: Como saber se minha nota no Enem é suficiente?

Quanto tempo é necessário para se preparar para o Enem?

A preparação para o Enem pode ter diversas durações. Alguns estudantes começam a se dedicar a prova logo no início do ano, faltando cerca de 10 meses para o dia do exame; enquanto outros jovens começam a se organizar com uma antecedência menor. Ou seja, não há um tempo certo de preparação para o Enem estabelecido, pois isso depende da realidade de cada pessoa.

Apesar disso, o ideal é focar nos estudos para o exame o quanto antes. Isso porque são muitos conteúdos e, quanto mais tempo disponível, maior vai ser a preparação.

Leia também: Como se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Dicas para quem vai fazer Enem pela primeira vez

Uma das principais dicas para quem vai fazer o Enem pela primeira vez é a organização. A prova exige o conhecimento de muitos conteúdos e, para ver tudo em tempo hábil, é necessário regularidade nos estudos.

Uma boa forma de se preparar para o exame é utilizando um plano de estudos. A Quero Bolsa está oferecendo o Plano de Estudo Enem de Boa 2022 gratuitamente. Basta baixar e começar a estudar. Nesse cronograma, há indicações diárias de matérias, além de sugestões de exercícios para praticar e conteúdos extras.

Confira também: Aprenda a montar um cronograma de estudo para o Enem

Quem faz o Enem pela primeira vez paga?

Os candidatos que estão fazendo a prova pela primeira vez precisam pagar a taxa de inscrição normalmente. Isso porque não há relação entre o pagamento da taxa e o número de participações no exame.

A única forma de não pagar a taxa de inscrição é sendo aprovado na solicitação de isenção da taxa de inscrição.

Entenda melhor: Isenção Enem: como solicitar

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame consiste em uma redação e 180 questões objetivas, divididas por áreas de conhecimento:

  • 45 questões de Matemática;
  • 45 questões de Ciências da Natureza;
  • 45 questões de Linguagens e Códigos;
  • 45 questões de Ciências Humanas.

A aplicação da prova acontece em dois domingos consecutivos e o resultado do exame costuma sair cerca de 3 meses depois disso. Com a nota em mãos, os alunos costumam se perguntar sobre as possibilidades de uso dela. No vídeo da Quero Bolsa há um resumo das principais opções:

Veja cursos e faculdades com até 80% de desconto

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin