Engenharia Ambiental: o que é, curso, carreiras, áreas e onde estudar
O que é Engenharia Ambiental?
O curso de Engenharia Ambiental é um campo dentro da Engenharia, com atuação focada na proteção do meio-ambiente, através das ciências e técnicas típicas da área.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Veja se o curso combina com você e faça o teste vocacional gratuito!
O enfoque principal desse profissional está na constante busca pela preservação dos recursos naturais, gestão de resíduos, controle da poluição, promoção do desenvolvimento sustentável e conservação da biodiversidade.
A Engenharia Ambiental estuda a fundo os problemas e desafios enfrentados pelo meio ambiente e utiliza esse conhecimento para projetar, operar e construir sistemas de tratamento de esgoto e água, por exemplo, garantindo que elas sejam eficientes e ecologicamente corretas.
Dentro dessa área de atuação, os profissionais também são orientados a analisar os limites de exploração ambiental, adotando práticas responsáveis e medidas de prevenção contra a degradação ambiental.
Contudo, uma das dificuldades da área é justamente encontrar um equilíbrio entre a conservação e proteção dos ecossistemas naturais, porém, garantindo também as necessidades humanas atreladas a essa exploração.
O Engenheiro Ambiental, portanto, busca ao máximo o uso sustentável dos recursos naturais, minimizando os impactos negativos do humano ao meio-ambiente, ao passo que, o humano ainda use a natureza ao seu favor.
Como é o curso de Engenharia Ambiental?
A faculdade de Engenharia Ambiental é do tipo bacharelado. O curso é conhecido por possuir uma grade multidisciplinar, englobando as áreas de Biológicas, Exatas e Ciências Sociais.
Nesses três campos principais, os estudantes podem esperar por aulas de Física, Matemática e Química. Além de Geologia, Hidrologia, Ecologia e Topografia, por exemplo.
Os dois primeiros anos de curso normalmente incluem matérias comuns a todos os cursos de Engenharia, como cálculo, álgebra linear, termodinâmica e mecânica.
Mais a frente, são ministradas aulas com conteúdos mais específicos, mais voltados ao uso da engenharia em questões relacionadas ao ambiente, como Hidráulica Ambiental, Avaliação dos Impactos Ambientais e Tratamento de Resíduos.
Outro aspecto bastante importante do curso é o aprendizado sobre as legislações ambientais e políticas públicas. Uma vez que o profissional formado precisará conhecer e lidar com as normas para o exercício da profissão, buscando práticas mais sustentáveis dentro da legalidade.
Além da parte teórica, o curso de Engenharia Ambiental ainda conta com algumas atividades práticas, como trabalhos de campo, para análise da água e solo, por exemplo.
São também importantes os projetos realizados durante o curso, nos quais os alunos precisam propor intervenções de impacto na sociedade e no meio-ambiente, a partir do conhecimentos adquiridos na faculdade.
Leia também: Conheça faculdades pra trabalhar com o meio ambiente Economia verde: Afinal, o que é e como se aplica?
Quanto tempo dura o curso de Engenharia Ambiental?
A faculdade de Engenharia Ambiental tem duração média de 5 anos, dando ao graduado nível de formação de bacharel. A carga horária do curso normalmente fica entre 3.600 e 4.000 horas, a depender da instituição de ensino.
O que se estuda na faculdade de Engenharia Ambiental?
O curso de Engenharia Ambiental tem como característica chave a exploração de diversas áreas do saber, desde a matemática, física, até a biologia e ciências sociais.
A partir desses três campos essenciais que são desenvolvidos os grupos disciplinares da graduação, confira:
- Ciências Fundamentais: essa área abrange diversos conhecimentos básicos relacionados a física, biologia e química. Fornecendo suporte aos alunos sobre processos ambientais fundamentais relacionados a essas matérias.
Geralmente aparece nas disciplinas de Física Teórica Experimental I, Química Geral e Bioclimatologia.
- Engenharia Básica: distribuídos nos dois primeiros anos do curso os alunos nesse grupo aprendem sobre todos os conceitos fundamentais da matemática, termodinâmica e mecânica. Dando-lhes base para utilizar esse saber em contextos ambientais.
Geralmente aparece nas matérias de Cálculo Diferencial e Integral II, Introdução à Engenharia e Mecânica Geral.
- Avaliação Ambiental: nesse campo são abordados métodos de análise para a avaliação dos impactos ambientais de diferentes atividades humanas. Elaborando relatórios, realizando monitoramentos e buscando a prevenção.
Costumam estar nas disciplinas de: Análise de Impactos Ambientais e Auditoria e Perícia Ambiental.
- Tecnologias Ambientais: nessa área os estudantes exploram as diferentes técnicas e processos utilizados a fim da conservação e melhoria das condições do meio-ambiente. Relacionadas ao solo, qualidade da água e resíduos.
Está alocado nas disciplinas de Tratamento de Efluentes e Tecnologias de Remediação de Solos.
- Legislação e Políticas Ambientais: nesse grupo disciplinar os alunos entram em contato com todas as leis e normas relacionadas a proteção do meio-ambiente. Descobrindo seus deveres e garantindo a compreensão de suas responsabilidades legais como engenheiros.
Inclui as disciplinas de: Direito Ambiental e Gestão e Legislação Ambiental.
- Estudos Ambientais: esse campo é voltado aos ensinamentos de conceitos básicos sobre o meio-ambiente. Como a ecologia, a hidrologia, a conservação da biodiversidade e os processos ambientais.
Geralmente aparece nas matérias de Ecologia e Gestão em Recursos Naturais.
- Engenharia Civil e Sanitária: aqui são estudadas questões relacionadas à infraestrutura, planejamento e manutenção, com enfoque na proteção da saúde pública, tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e controle da poluição do ar.
Normalmente inclui as disciplinas de: Saneamento Básico, Hidráulica e Sistemas Hidráulicos Sanitários.
- Gestão Ambiental e Sustentabilidade: essa área estuda sobre gestão dos recursos naturais, para o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade. Além disso, aprendem a realizar planejamentos urbanos, também voltados para a sustentabilidade.
Trabalhado nas disciplinas de: Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Gerenciamento de Projetos e Gestão de Recursos Hídricos.
Grade curricular Engenharia Ambiental
A grade curricular do curso de Engenharia Ambiental está sujeita a variações dependendo da instituição de ensino escolhida.
Confira a grade curricular (dados da Quero Bolsa), baseados em programas de diversas instituições.
- Álgebra Linear
- Análise de Impactos Ambientais
- Auditoria e Perícia Ambiental
- Bases de Gestão para Engenharia
- Bases Físicas para Engenharia
- Bases Matemáticas para Engenharia
- Bioclimatologia
- Cálculo Diferencial e Integral II
- Ciências do Ambiente
- Cálculo Diferencial e Integral I
- Cálculo Diferencial e Integral III
- Cálculo Numérico
- Cálculo Vetorial e Geometria Analítica
- Desenho Técnico I
- Desenho Técnico II
- Direito Ambiental
- Ecologia
- Eletricidade Aplicada
- Estatística Aplicada à Engenharia
- Estágio Supervisionado em Engenharia Ambiental
- Fenômenos de Transportes
- Física Teórica Experimental I
- Física Teórica Experimental II
- Física Teórica Experimental III
- Geologia e Pedologia
- Geoprocessamento Ambiental
- Gerenciamento de Projetos
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos
- Gerenciamento de Riscos Ambientais
- Gestão de Recursos Hídricos
- Gestão e Legislação Ambiental
- Gestão em Comunicação Ambiental
- Gestão em Recursos Naturais
- Hidrodinâmica de Corpos Hídricos
- Hidrologia
- Hidráulica
- Introdução à Engenharia
- Linguagem de Programação I
- Língua Portuguesa
- Lógica de Programação
- Mecânica Geral
- Metodologia Científica
- Microbiologia
- Modelagem Hidráulica e Ambiental
- Monitoramento da Poluição Atmosférica
- Monitoramento da Poluição Sonora
- Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
- Planejamento Integrado de Recursos Energéticos
- Planejamento Urbano e Meio Ambiente
- Probabilidade e Estatística Aplicada à Engenharia
- Química dos Materiais
- Química Geral
- Saneamento Básico
- Seminários Integ. em Engenharia Ambiental e Sanitário.
- Sistemas Hidráulicos Sanitários
- Tcc 1 em Engenharia
- Tcc 2 em Engenharia Ambiental
- Tecnologias de Remediação de Solos
- Topografia
- Toxicologia Ambiental
- Tratamento de Efluentes
Áreas de atuação da Engenharia Ambiental
Um profissional formado em Engenharia Ambiental, devido ao caráter interdisciplinar do curso, possui possibilidades de atuação em diferentes áreas.
Além disso, a preocupação com o meio-ambiente e os impactos do homem sobre ela estão cada vez maiores e relevantes em diversos segmentos, ampliando ainda mais as oportunidades para o engenheiro Ambiental.
Essas são alguns dos campos de atuação mais comuns:
- Consultoria Ambiental: o profissional atua prestando serviços de consultoria para as mais diversas instituições, como ONGs, empresas e governos. Auxiliando em questões de impacto ambiental, auditorias ambientais e gestão de resíduos.
- Indústria: trabalho nas indústrias de engenharia, porém com enfoque em garantir a conformidade com regulamentos ambientais nos projetos industriais. Além de propor e implementar tecnologias mais limpas, minimizando os impactos ambientais.
- Gestão Ambiental: essa área atua no desenvolvimento e implementação de programas voltados à gestão ambiental, promovendo a sustentabilidade, reduzindo os impactos ambientais nas operações de empresas e outras organizações.
- Recursos Naturais e Conservação: atua em projetos visando a conservação da natureza e cuidados com os recursos naturais. Restaurando ecossistemas, manejando áreas protegidas e preservando a biodiversidade.
- Planejamento Urbano e Regional: nesse ramo o profissional contribui para o desenvolvimento de planos e políticas urbanas, visando a sustentabilidade. Considerando aspectos como a gestão de recursos hídricos, poluição e transportes.
- Pesquisa e Desenvolvimento: trabalho nas instituições de pesquisa, universidades e empresas com intuito de descobrir e desenvolver novas tecnologias, métodos e práticas eficazes para proteção e conservação do meio-ambiente.
- Educação Ambiental: profissional responsável por promover os ensinamentos sobre as boas práticas relacionadas ao meio-ambiente. Promovendo a sustentabilidade e conscientização sobre questões ambientais nas escolas, comunidades e empresas.
- Gestão de Áreas Contaminadas: atuar no tratamento e avaliação de áreas contaminadas, pelos mais diversos motivos. Realiza a investigação e monitoramento dessas áreas, com intuito de tratá-las, garantindo a proteção e zelo pela saúde do meio-ambiente.
Veja também: Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental: qual a melhor opção 10 profissões para trabalhar com sustentabilidade
Carreiras na Engenharia Ambiental
O profissional formado em Engenharia Ambiental pode seguir as mais diversas carreiras dentro da área da engenharia e de preservação do meio-ambiente.
Desde a realização de projetos de gestão ambiental, até promover e conscientizar a população sobre questões ambientais e de biodiversidade.
Abaixo segue um infográfico com algumas das carreiras e profissões possíveis para cada uma das áreas listadas acima.
Salário Engenheiro Ambiental
Um Engenheiro Ambiental no Brasil possui um salário médio de aproximadamente R$8.100,84, segundo o Novo CAGED/eSocial/Empregador Web, atualizados no dia 30 de Abril de 2024, numa tabela, dentro do site Salário.
Entretanto, é importante lembrar que o salário do profissional formado nessa área varia conforme a região do país, a empresa contratante, o nível de experiência e a carreira escolhida.
A média salarial, por exemplo, conta com a soma de valores baixos (profissionais em início de carreira) e valores altos, representando aqueles com mais experiência no cargo.
Veja também: Conheça as 7 Engenharias mais bem pagas Quanto ganha um Engenheiro Ambiental?
Onde estudar Engenharia Ambiental?
Na hora de escolher onde começar a faculdade, vale se atentar às possíveis bolsas de estudo.
Existem diversas universidades que oferecem a graduação em Engenharia Ambiental, com descontos e mensalidades muito mais acessíveis, sem a necessidade de nota do Enem ou comprovação de renda.
Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem bolsas de até 80% no valor do curso:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Confira também: Aqui estão 11 cursos para você trabalhar com ESG Engenharia Florestal: curso e onde estudar Curso de Engenharia Ambiental a distância reconhecido pelo MEC
Saiba tudo sobre o curso de Direito
9 podcasts sobre Psicologia para aprender ainda mais sobre a carreira
Product Owner: o que faz, como ser um e o salário de um PO
Analista de diversidade e inclusão: conheça profissão de participante do BBB
Rosa dos ventos: tudo o que você precisa saber
Energia solar: tudo o que você precisa saber
Como saber se tenho perfil para cursar Medicina?
Melhores faculdades de Medicina, segundo o Guia da Faculdade
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.