Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque o curso

    Busque, compare e escolha o curso que vai mudar sua vida.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Na direção do seu sucesso

    Faça o processo seletivo e depois se matrIcule na faculdade.


Educação

Descubra como fazer transferência de curso pelo Prouni

transferência de curso prouni

Mudar de faculdade, entrar em uma turma nova, em outro curso e com professores diferentes. Já imaginou?

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para muitos estudantes que cursam o ensino superior, esse desejo é cada vez mais latente, afinal é comum muitas pessoas redirecionarem suas ambições profissionais ao longo da trajetória de estudos.

E o ponto positivo é que mesmo aqueles que se beneficiam da bolsa de estudos do Prouni podem realizar transferência no meio do curso!

Esse processo não é tão complicado quanto muitos temem, mas existem sim algumas regrinhas às quais o estudante precisa ficar bastante atento para não sair no prejuízo durante a mudança de rota.

+ Como se inscrever no Prouni em 7 passos? Confira

Então, se você participa do programa e está pensando em mudar de curso ou de faculdade, descubra a seguir como fazer transferência do Prouni sem perder sua bolsa!

Quais tipos de transferência o Prouni permite?

Por incrível que pareça, o ProUni não é tão rígido quanto muitos beneficiários imaginam. Dá, sim, para solicitar diversos tipos de transferência dentro do programa. Anote aí:

  • Para cursos da mesma área;
  • Para outro turno (de noturno para diurno, por exemplo);
  • Para outro campus ou unidade;
  • Para outra instituição de ensino.

+ Descubra que nota você precisa tirar no Enem para conseguir o ProUni

O que é preciso para transferir o curso pelo Prouni?

Para que estudantes consigam transferir suas bolsas de estudos do Prouni é preciso, primeiro, se certificar qual dos pontos acima é a natureza da transferência. E depois disso, é preciso se atentar a mais detalhes, como:

  • As faculdades de origem e de destino precisam estar de acordo com a transferência (o aluno precisa já ter sido aceito na nova instituição);
  • A faculdade e o curso para qual o aluno solicitar transferência precisam estar regularmente credenciados no Prouni;
  • Deve haver vaga disponível no curso, turno ou unidade desejados.

+ Renda familiar no Prouni: Como funcionam as regras?

Como é feito o processo de transferência do Prouni?

Caso o bolsista do programa seja aceito na nova instituição de ensino, o processo é feito inteiramente entre as faculdades envolvidas, por meio de um sistema chamado SisProUni. Assim, o MEC não participa diretamente. 

Nestes casos, para o estudante se orientar em qual estágio anda o processo de transferência de bolsa de estudos, é necessário consultar as próprias instituições de ensino envolvidas para obter essas informações.

+ Quais os documentos necessários para o ProUni? Descubra

Posso entrar num curso mais fácil e tentar transferência para um mais difícil no Prouni?

Neste caso, existem duas situações que precisam ser levadas em consideração. A primeira delas é que o ProUni só permite transferências para cursos similares, de natureza parecida.

Não é preciso ser exatamente o mesmo curso, mas é necessário que estejam relacionados. Por exemplo: não dá para entrar como bolsista em Matemática e depois pedir transferência para Medicina.

Outro ponto é que só é possível se transferir para cursos que tiverem nota de corte igual ou menor do que aquele em que o estudante conseguiu bolsa.

Por exemplo, se ele entrou em Matemática numa faculdade X com 500 pontos, não vai conseguir migrar para Engenharia Civil na faculdade Y que teve nota de corte de 720 pontos.

O Prouni mudou a partir de julho de 2022 e com isso, mais estudantes poderão participar do programa. Entenda todas as alterações: Mudanças no Prouni: entenda tudo sobre a nova lei

O que acontece quando o aluno consegue transferência pelo Prouni?

No geral é preciso analisar com cuidado se vale a pena pedir transferência. Isso porque depois que o pedido é efetivado, o prazo de validade da bolsa passa a ser o do novo curso, e o MEC desconta o tempo em que o aluno usou a bolsa ou deixou o programa em suspenso (trancou matrícula, por exemplo).

Portanto, dependendo do curso escolhido, do período que você já usou o Prouni e das matérias que serão reaproveitadas, há um risco do beneficiário ter que bancar a mensalidade sozinho durante alguns semestres para concluir a nova graduação. Sendo assim, para não sair no prejuízo, é bom levar todos os detalhes em consideração e estudar a transferência com cautela.

Dá mesmo para pedir transferência para universidades públicas?

Dá sim, mas o aluno está sujeito à disponibilidade de vagas dentro do curso, o que é particularmente difícil em cursos disputados como Direito, Medicina, Odontologia, Comunicação, Psicologia, Engenharia, entre outros.

+ Quais faculdades que aceitam ProUni? Confira lista

Se o estudante tiver a sorte de conseguir vaga em universidade pública, o bolsista deve imediatamente pedir o cancelamento do Prouni, uma vez que, por lei, não é permitido manter os dois benefícios. Resumindo: ou você estuda em uma universidade pública gratuita, ou usa a bolsa do Prouni para cursar uma faculdade particular.

O que é proibido na transferência do ProUni?

O Ministério da Educação restringe a transferência de beneficiários do Prouni em alguns casos. Confira abaixo quais são:

  • Quem é bolsista parcial não pode pedir transferência para uma bolsa integral e vice-versa;
  • Não dá para pedir transferência para cursos com duas avaliações baixas seguidas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES);
  • Quando o número de semestres do curso de destino é igual ao número de semestres já cursados (ou suspensos) do curso de origem do bolsista;
  • Quando a bolsa é concedida por ordem ou decisão judicial;
  • Quando a nota de corte do curso de destino for maior que a nota que o beneficiário apresentou para entrar no curso atual.

+ O que fazer com o resultado do ProUni? Saiba tudo

O que fazer quando o bolsista é obrigado a pedir transferência de curso pelo Prouni?

Existem alguns casos que não tem jeito, o estudante precisa se transferir quer queira, quer não. Nestas ocasiões, o MEC facilita um pouco mais o processo. Veja quais são as situações mais comuns:

  • O curso foi extinto porque a faculdade onde o aluno estuda foi comprada ou se fundiu com outra instituição de ensino;
  • A faculdade encerrou as atividades de vez;
  • O funcionário da faculdade que estuda na instituição precisa mudar de sede por interesse da administração;
  • Quando o beneficiário é servidor ou dependente de servidor público civil ou militar e tem que mudar de domicílio.

Quanto custa fazer a transferência de curso pelo ProUni?

Já sobre valores, isso pode variar muito de instituição para instituição. De qualquer forma, fique de olhos bem abertos: as instituições de ensino envolvidas não podem cobrar taxa de matrícula como condição para analisar ou favorecer determinados pedidos de transferência. Em todo caso, consulte essas informações na faculdade envolvida no seu programa.

Onde estudar com bolsa de estudos do Prouni?

Se você está pensando em transferir seu curso superior, há um universo de faculdades bem avaliadas pelo MEC que aceitam o Prouni. Separamos algumas sugestões para você levar em conta:

E se por algum motivo você não se encaixar nas condições impostas pelo programa e quiser muito fazer uma transferência de curso mas tem medo de perder a bolsa, não desanime! Você não precisa desistir do curso dos seus sonhos. 

Todas as faculdades que listamos acima têm uma série de outras facilidades econômicas: são opções para entrar com o FIES, com bolsas de estudos próprias, financiamentos e outras possibilidades de parcelamentos sem burocracia. Confira!

+ Leia também!
Entenda como funciona a segunda chamada do ProUni



Os mais lidos
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade

Por Amanda Nonato em 24/09/2024
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa

Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa

Por Guia da Carreira em 20/09/2024
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas

Por Guia da Carreira em 10/01/2024
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados

Por Amanda Nonato em 22/02/2023

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.