Enem acumula pontos? Confira
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado o maior vestibular do País. Criado para avaliar a qualidade da educação, passou a ser usado também como critério para uma série de processos seletivos de acesso ao ensino superior.
Com a nota do Enem você pode complementar o desempenho no vestibular, conseguir vaga em universidades públicas e privadas, bolsa de estudos e financiamento a juros baixos.
O Enem acontece todo ano e muita gente tem dúvidas se dá para acumular os pontos obtidos em diferentes edições para, assim, aumentar as chances de passar.
Descubra a seguir se o Enem acumula pontos, quais os processos seletivos que usam a nota do Exame e conheça algumas boas faculdades particulares onde você pode estudar!
Dá para acumular pontos no Enem?
Infelizmente, não. Todos os processos seletivos que usam a nota do Enem aceitam o desempenho de uma única edição. Não dá, por exemplo, para selecionar as melhores notas de redação e provas objetivas de exames diferentes do Enem para fazer um ?combinado?.
Por isso, se você não foi bem no Enem e não conseguir entrar na faculdade com sua nota, o melhor a fazer é estudar mais e prestar o Exame novamente.
Entenda melhor os critérios de uso da nota do Enem nos cinco principais processos seletivos para entrar na faculdade.
Nota do Enem para complementar a nota do Vestibular
Em algumas universidades públicas, o candidato ao vestibular pode usar seu desempenho no Enem para complementar a pontuação. As regras variam muito entre as instituições e a cada ano podem ser diferentes.
Para saber se você vai conseguir usar sua nota do Enem para aumentar as chances de passar no vestibular, consulte o edital oficial do concurso.
Nota do Enem para entrar em faculdade pública pelo Sisu
Com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Governo Federal, é possível ingressar em uma das mais de 130 universidades públicas participantes sem precisar fazer vestibular.
Várias instituições de renome usam apenas a nota do Enem como critério de classificação. É o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo. Outras, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reservam uma parte de suas vagas para ingresso via Sisu.
O Sisu acontece duas vezes por ano, em janeiro e junho. A primeira edição abre inscrições logo após a divulgação dos resultados do Enem.
Para participar, o candidato deve ter feito o Enem mais recente, sem ter zerado na redação. As inscrições são gratuitas, feitas pela internet, e não há requisitos de renda familiar.
Cada universidade é livre para determinar notas mínimas e pesos diferentes a cada prova para o preenchimento de suas vagas. O sistema do Sisu calcula automaticamente a pontuação do participante a partir desses critérios.
A seleção é feita entre os candidatos que optam pela mesma universidade, campus, curso, turno e modalidade de concorrência (cotas ou não). Passa quem tiver melhor pontuação. Em cursos mais concorridos, a nota de corte (desempenho mínimo para passar) pode superar os 800 pontos.
Nota do Enem para conseguir bolsa do ProUni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado para ajudar o estudante de baixa renda a cursar o ensino superior por meio de bolsas.
São dois tipos de bolsas: integral (100%) e parcial (50%). O processo seletivo do ProUni acontece duas vezes por ano e exige a participação no Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Não é permitido usar a pontuação de outras edições do Enem.
Além de cumprir a exigência de ter feito o Enem e alcançado a nota mínima para se inscrever, o candidato precisa comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e se encaixar nos critérios de escolaridade definidos pelo Programa.
Os candidatos concorrem com quem fez as mesmas opções de faculdade, unidade, curso, turno e modalidade de concorrência. As vagas são preenchidas por quem apresenta as maiores notas do Enem.
Em alguns cursos é possível conseguir bolsa do ProUni com pouco mais de 450 pontos. Já nos mais concorridos, a nota para passar chega a mais de 700.
Nota do Enem para conseguir financiamento do FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) usa a nota do Enem para classificar candidatos ao crédito universitário oferecido pelo Governo Federal.
O programa é destinado a estudantes de baixa renda, assim como o ProUni. A nota mínima para se inscrever é a mesma, com uma diferença: vale qualquer edição do Enem a partir de 2010. O que não pode é pegar notas de edições diferentes para compor a pontuação.
O FIES acontece duas vezes por ano, logo após sair o resultado do ProUni. As inscrições são gratuitas, pela internet, e a disputa por uma vaga pode ser bem acirrada. O FIES não tem reserva de cotas.
A nota para passar é semelhante à do ProUni, varia de pouco mais de 450 a 700 pontos.
Nota do Enem para ingresso direto em faculdade particular
Aqui, os critérios são mais variados e flexíveis. Cada universidade pode definir suas próprias regras de uso da nota do Enem para ingresso direto. A maioria aceita qualquer edição a partir de 2010. Não é possível misturar as notas de anos diferentes.
Dá para entrar na faculdade usando apenas a nota da redação, a média geral das provas ou a nota de alguma das provas objetivas (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas ou Ciências da Natureza), dependendo do curso e da instituição.
Se você pretende entrar no ensino superior usando a nota do Enem, dê uma olhada no edital do processo seletivo na faculdade de seu interesse.
Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que aceitam o Enem para ingresso direito, FIES e ProUni:
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Faculdade Unime (UNIME) ? na Bahia
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) ? em Minas Gerais
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Centro Universitário UNIBTA
Veja também:
Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem
Vai usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!
Entenda como funciona a Quero Bolsa
Inep divulga gabarito oficial do Enem 2024
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do segundo dia de provas
Veja o gabarito extraoficial do Enem 2024 do primeiro dia de prova
Inep divulga tema de redação do Enem 2024
Inep divulga local de prova do Enem 2024; saiba como acessar
Quer fazer faculdade de 2 anos? Veja as opções disponíveis
Quero Bolsa x Educa Mais Brasil: diferenças e vantagens
Prouni Medicina: Veja notas de corte para passar na faculdade
Como funciona o ProUni? Entenda tudo sobre o programa
Quantos pontos do Enem tem que tirar para cada curso? Confira
Como calcular a nota do Enem? Entenda e veja como entrar na faculdade com bolsas
Sisu 2023/2: veja as notas de corte médias dos cursos mais procurados
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.