Como não se estressar no trabalho
Para muita gente, estresse e trabalho andam de mãos dadas. Basta fazer uma pergunta rápida a colegas e familiares para encontrar frases como: “muita correria”, “preciso de férias”, “meu dia devia ter 48 horas”, “estou exausto(a)”.
O fato de ser comum não significa que o estresse no trabalho deva ser tratado como algo inevitável. Varrer o problema para debaixo do tapete pode causar problemas maiores ali na frente: esgotamento nervoso, queda de produtividade e doenças ocupacionais são alguns exemplos.
A boa notícia é que dá, sim, para tomar atitudes que minimizem a ansiedade e exaustão no ambiente laboral. Fomos conversar com Luciana Caletti, CEO e co-fundadora da Love Mondays, maior comunidade de carreira do Brasil, em busca de algumas dicas.
Confira a seguir sete conselhos preciosos para aliviar a tensão no trabalho e fora dele!
1 – Contribua para um ambiente harmonioso
“Geralmente o estresse vem de relacionamentos”, pontua Luciana. É claro que as tarefas do dia a dia também contribuem para a tensão no ambiente de trabalho, mas quando o clima é bom, tudo fica mais fácil.
Confira algumas dicas da especialista para buscar o equilíbrio nessa área:
- Crie bons relacionamentos com seus colegas e chefes.
- Invista em conhecer seus colegas e assim criar um ambiente harmonioso.
- Tenha empatia: saiba se colocar no lugar das pessoas, entenda que a sua visão nem sempre é a correta e que existem outros pontos de vista.
- Demonstre interesse pelas pessoas, enxergando-as como seres humanos (que podem falhar!).
- Colabore: quando você ajuda as pessoas, é natural que elas também queiram ajudar você.
2 – Priorize suas tarefas
Está se sentindo sobrecarregado? Então o primeiro passo é aprender a priorizar suas tarefas. “Um bom jeito de fazer isso é pensar ‘o que só eu posso fazer’ e o que é possível pedir ajuda para um colega ou delegar para outra pessoa”, diz Luciana.
Se ainda assim a carga de trabalho estiver excessiva, fale com o seu gestor. “A gente tende a querer esconder e falar que vai dar conta, nunca dizer não. No fim, a pessoa se encontra numa situação em que não vê saída”. Luciana recomenda se comunicar claramente: explicar que a demanda é maior do que você esperava, mais trabalhosa ou complexa. “Exponha isso de uma maneira que seja bem recebida e faça a negociação de prazos e recursos.”
Há profissões em que é comum ficar até mais tarde no escritório, mas fazer isso sempre leva ao esgotamento. Luciana aconselha “moderar e gerenciar sono e momentos de descanso para tomar decisões melhores, ser mais produtivo, ser um líder muito melhor. O descanso é tão importante quanto o trabalho!”
Para aqueles momentos em que é inevitável virar uma noite ou esticar o expediente por dias seguidos, a dica é saber o seu limite e identificar quando você deixou de ser produtivo. Descanse e volte quando estiver com as energias renovadas – você vai recuperar esse tempo.
3 – Entenda como você funciona
Há quem seja mais produtivo pela manhã, outros só começam a “engrenar” depois do almoço. Tem aquelas pessoas que não conseguem se concentrar quando tem barulho ao redor, outras precisam conversar e estar em um ambiente movimentado para produzirem.
A recomendação aqui é entender como você funciona e agir de acordo, seja buscando um local mais quieto para trabalhar ou trocar ideias com os colegas.
Arejar a cabeça é uma dica que vale para todos. “Geralmente pausas e momentos de descontração, como sair para almoçar ou fazer uma caminhada, deixam a mente mais livre e acaba surgindo a solução.”
4 – Corpo são, mente sã
Não é segredo para ninguém que praticar um exercício físico regularmente faz toda a diferença na concentração, saúde e desempenho. Mas você não deve simplesmente adotar a corrida de rua ou uma academia de musculação só porque dá certo para outro colega. Luciana orienta a buscar uma atividade da qual você goste: “Não tem uma receita secreta para o que dá certo – o segredo é a pessoa se conhecer.” Encontrar um exercício físico que seja prazeroso tem um bônus. “Você relaxa e, portanto, se concentra melhor no que vai fazer”, explica.
Uma alimentação saudável também ajuda a ficar mais leve. Ao evitar comidas pesadas demais você não fica com aquela vontade de tirar uma soneca e vai se sentir mais produtivo.
5 – Não exagere no café
A cafeína tem efeito estimulante e geralmente é associada à produtividade, mas Luciana alerta que o café em excesso tem efeito contrário – a pessoa fica cansada e não consegue mais manter o seu ritmo. Por isso, tenha moderação!
6 – Lidando com o trânsito
O deslocamento casa-escritório e escritório-casa pode ser uma grande fonte de estresse – que o diga quem mora em cidades com mobilidade complicada. Uma saída é usar o transporte público, mas nem sempre isso é possível.
De qualquer maneira, seja usando seu próprio carro ou no transporte coletivo, Luciana recomenda usar esse tempo para relaxar: ouvir música, um áudio-livro ou podcast, por exemplo.
7 – Como desestressar em casa
Parece óbvio (e é!), mas nem todo mundo usa o tempo fora do escritório para recarregar as baterias. Há quem se encha de atividades e obrigações familiares, ou mesmo arraste problemas e preocupações para o final de semana. Confira algumas dicas da Love Mondays para relaxar:
- Evite acumular pendências e resolver muitas tarefas nos seus dias de folga.
- Crie momentos de silêncio para limpar sua mente.
- Saia do sofá! Dê um passeio, conheça novos lugares, movimente seu corpo.
- Experimente mudar seus hábitos – não faça sempre as mesmas coisas ao chegar em casa.
- Encontre e faça pequenas atividades que lhe tragam bem-estar.
Você pode saber mais em 5 dicas de ouro para recarregar suas energias.
Sobre a Love Mondays
A Love Mondays é a maior comunidade de carreiras do Brasil. Através de faixas salariais e avaliações sobre o ambiente de trabalho em mais de 75 mil empresas, apoia 1 milhão de profissionais a tomarem melhores decisões de carreira.
Veja também:
Você usa alguma técnica para não se estressar no trabalho? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Como fazer ata de reunião? Veja 3 modelos para você seguir
Conheça as 10 melhores empresas para se trabalhar, segundo a GPTW
Conheça 8 documentários brasileiros que todo profissional precisa assistir
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.