Como elaborar um Plano de Carreira?
O Plano de Carreira é um conjunto de metas e etapas que o fará alcançar um objetivo específico em longo prazo. O Plano de Carreira serve como um direcionamento para o crescimento profissional. Ele permite que o indivíduo alcance cargos maiores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho. A execução do planejamento exige persistência, disciplina e paciência, uma vez que é um processo gradativo que envolve inúmeros obstáculos.
Um bom Plano de Carreira é aquele que possibilita a programação do tempo necessário para atingir os objetivos, permite ao profissional avaliar seus conhecimentos e habilidades e apresenta os possíveis projetos para desenvolvimento na empresa.
O Profissional e a Empresa
O Planejamento de Carreira apresenta benefícios tanto para o profissional quanto para a empresa. Com o Plano, o profissional saberá quanto tempo levará para escalar os degraus que visa alcançar; estará ciente dos projetos e competências que deve desenvolver; economizará tempo, dinheiro e energia com ideias inviáveis; atingirá seus objetivos de maneira mais clara e mais bem planejada. Para a empresa, o planejamento diminuirá a rotatividade e a contratação de funcionários; diminuirá os riscos, uma vez que as ações foram estudadas e planejadas; aumentará a qualidade dos serviços prestados; criará um clima saudável de competição entre os funcionários e trará lucros financeiros.
O profissional que deseja alavancar sua carreira por meio de um Plano de Carreira deve deixar que a empresa saiba de suas intenções, precisando apresentá-las ao setor responsável, normalmente, o RH (Recursos Humanos) que orientará e acompanhará a atuação desse funcionário.
Elaborando um Plano de Carreira
O Plano de Carreira deverá ser feito pensando nas intenções do funcionário e nas necessidades da empresa. Ele deverá funcionar como uma rota, um caminho a ser seguido para se chegar ao tão esperado destino profissional, sendo necessário para isso:
- Identificar as necessidades e interesses do funcionário e da empresa;
- Traçar e direcionar seus objetivos;
- Estabelecer o tempo para alcance dos objetivos;
- Apresentar as competências necessárias;
- Executar as etapas;
- Ter um olhar crítico;
- Traçar estratégias e obstáculos;
- Estar de acordo com o mercado de trabalho;
- Acompanhar e apontar os resultados obtidos.
Confira aqui dicas para conseguir um aumento salarial.
O bom profissional, além do Plano de Carreira, deve procurar sempre melhorar o seu currículo atualizando-se, lendo, participando de palestras, cursos e se relacionando bem com todos no ambiente de trabalho.
O Plano de Carreira por si só, não significa que o profissional vá atingir seus objetivos, pois antes de planejar é necessário saber se a empresa permite essas mudanças hierárquicas de cargo por esse meio ou somente por promoção.
E você, já elaborou seu Plano de Carreira? Então conte-nos aqui nos comentários quais são suas metas profissionais!
Novo emprego: 7 dicas para recolocação no mercado de trabalho
Falta de reconhecimento no trabalho: o que eu devo fazer nesta situação?
Posso ter dois empregos de 8 horas com carteira assinada?
O que é uma pessoa assertiva? Veja as características e como desenvolver
Vagas afirmativas: o que são e como funcionam em empresas?
Quais são as diferenças entre trabalho e emprego?
Enólogo e Enófilo: o que são, diferenças e como se tornar
Posso pedir demissão nas férias?
Teste de personalidade MBTI: Saiba o que é e como fazer
Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas
Faculdade de 2 anos: conheça mais de 20 cursos rápidos
Currículo profissional: competências, habilidades e modelos
Policial Civil: saiba como se tornar um
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.